Cultura

Campinas.com.br e Festival SoulLocal lançam Mapa da Economia Criativa e vão realizar eventos na RMC

6 de março de 2020

Completando 10 anos em 2020, o Campinas.com.br realiza uma série de ações durante o ano, e acaba de firmar uma parceria com o Festival SoulLocal. Juntos, vão mapear a Economia Criativa na Região Metropolitana de Campinas e realizar eventos em várias cidades. O Festival, que teve sua 1ª edição em Campinas em 2018 e deu início ao Movimento Campinas Criativa, passa a ser itinerante e agora será realizada em Jaguariúna nos dias 9 e 10 de maio, e em junho em Indaiatuba.

O Mapa da Economia Criativa acaba de ser lançado em Jaguariúna e os profissionais que se identificam como pertencentes ao segmento e que desejam participar do evento como expositores para apresentar e vender seus produtos devem fazer a inscrição até dia 10 de abril, pelo site www.jaguariunacriativa.com.br. O evento conta com apoio da Secretaria de Turismo e Cultura da cidade, com o objetivo de unir pessoas e criar novas oportunidades de relacionamento e negócios criativos.

Após o período de inscrições no Mapa Jaguariúna Criativa, haverá uma curadoria que irá definir os expositores que irão participar da primeira edição do evento SoulLocal Festival em Jaguariúna.

A 1ª edição do SoulLocal Festival – Jaguariúna ocorrerá no fim de semana comemorativo ao Dia das Mães, no Centro Cultural Boulevard, Gramado, e novo prédio do Centro Cultural (Estação da Maria Fumaça).

O Festival vai reunir gastronomia, exposição de produtos autorais e cultura local/regional em um final de semana de programações diversas voltadas para moradores e turistas, além de uma área especial destinada ao conhecimento, com palestras e rodas de conversas com temas variados sobre Economia Criativa, abordados por especialistas convidados.

De acordo com a FIRJAN e o Sebrae, parceiro do SoulLocal Festival, os segmentos criativos podem ser identificados de acordo as seguintes quatro grandes áreas:

Consumo(publicidade e marketing, organização de eventos, arquitetura, design e moda);

Mídias (audiovisual – TV, rádio e cinema; livros e literatura, jornais, revistas e conteúdo digital);

Cultura (artesanato, artes visuais, gastronomia, patrimônio, museus e artes, música, dança, artes cênicas, serviços e produção cultural, festivais e manifestações culturais);

Tecnologia  (P&D, biotecnologia e TIC – desenvolvimento de softwares, sistemas e robótica – startups).

Mais sobre o SoulLocal Festival de Economia Criativa

O Festival é inspirado em eventos internacionais de feiras de negócios criativos. A proposta é inspirar e conectar iniciativas e pessoas, tendo como pano de fundo as enormes incertezas sobre o futuro, as mudanças no mundo do trabalho, crises econômicas, o avanço da tecnologia, e como as pessoas terão que se adaptar e construir novas oportunidades de trabalho e renda.

Considerar a criatividade e o trabalho pessoal como saídas para uma nova economia e desenvolvimento já foi experimentado por países como Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia e outros. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento social e local da comunidade, incentivando o movimento de designers, startups, artesãos, artistas e outros segmentos da Economia Criativa na conquista de mais espaço, conhecimento, organização em rede e visibilidade, o que potencializa a identidade e o reconhecimento local, facilitando o desenvolvimento do turismo. Assim, o propósito do SoulLocal Festival é criar novas oportunidades de negócios, aprendizado e relacionamento entre pessoas, empreendedores e instituições, por meio da Economia Criativa.

Serviço:

1ª edição do SoulLocal Festival – Jaguariúna
Local: Centro Cultural (Estação da Maria Fumaça). Rod. João Beira, 475, Centro – Jaguariúna
Mais informações e inscrições no Mapa da Economia Criativa Jaguariúna – www.jaguariunacriativa.com.br

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74