Crianças

Mostra na prefeitura de Campinas reúne trabalhos de alunos e de equipes de combate ao Aedes Aegypti

13 de dezembro de 2017

A 1ª Exposição do Comitê Municipal de Prevenção e Controle das Arboviroses foi aberta nesta quarta-feira, dia 13 de dezembro, no Paço Municipal de Campinas. A mostra reúne trabalhos dos alunos das escolas da cidade e um mural com o trabalho das equipes que estão nas ruas em ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti (transmissor da dengue, zika e chikungunya). A exposição ficará aberta ao público até sexta-feira, 15, 17h. A programação conta ainda com peças de teatro e música.

Desde 2015, a Prefeitura de Campinas tem desenvolvido um trabalho de prevenção e combate à dengue envolvendo várias secretarias municipais e a sociedade civil. “O sucesso na redução dos casos confirmados da doença é resultado desta junção de forças. Hoje somos exemplos para muitos municípios brasileiros que copiaram nosso modelo de atuação”, disse o vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira. “É a união de todas as secretarias que tem feito à diferença. Na Educação, todas as escolas estão trabalhando na prevenção. É uma ação permanente”, completou a secretária de Educação, Solange Villon Kohn Pelicer.

Nos últimos anos, a cidade enfrentou várias epidemias de dengue. “Tivemos uma redução de 95% dos casos confirmados. Convivemos desde 2008 com o mosquito que, com o passar dos anos, ficou mais agressivo. Aprendemos a trabalhar com esta nova realidade educando nossas crianças e lançando mão de outras estratégias”, informou Andrea Von Zuben, diretora da Vigilância em Saúde. A Secretaria de Saúde conta com 100 equipes de combate e prevenção à doença, que estão diariamente nas ruas.

Programação da mostra:

13/12
08h00 às 17h00 – Exposição de maquetes e montagem de papel machê sobre o ciclo de vida do mosquito (Vigilâncias em Saúde Norte e Visa Sul)
08h00 às 11h30 – Mural de fotos e exposição de maquetes (EMEF João Alves)
14h00 às 16h30 – Entrega de jornais e folhetos/Rap da dengue (EMEF Parque Oziel)

14/12
08h00 às 17h00 – Exposição de maquetes e montagem sobre o ciclo da vida do mosquito (Visas Sudoeste e Leste)
08h00 às 11h30 – Apresentação do coral do Centro de Educação Infantil (CEI) Bem Querer Professor Pierre Weil e Exposição dos professores da CEI Bem Querer Milton Santos
14h00 às 16h30 – Apresentação do Coral da EMEF Parque Oziel/Rap da dengue

15/12
08h00 às 12h00 – Exposição de maquetes e montagem de papel machê (Visa Sudoeste e Leste)
14h00 às 17h00 – Apresentação das peças de teatro “Dona Baratinha e o Mosquito Mau” (Visa Norte) e “Esse Mosquito” (Visa Sudoeste), além do “Teatro de Fantoches” (Visa Noroeste)

Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura de Campinas

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74