A Estação Cultura, em Campinas, inicia uma programação especial de temática étnico-racial com Oficina de Experimentação em Dança Negra Contemporânea e com o espetáculo de dança contemporânea “Gbé ou Quando o Corpo Renasce Negro”, nesta quarta-feira, 1º de novembro. A oficina ocorre das 18h às 19h30, com inscrição prévia até dia 30 de outubro (veja abaixo em ‘serviço’), e o espetáculo de dança inicia-se logo depois, às 20h30. Ambas as atividades são gratuitas.
O espetáculo, criado pelo bailarino Edson Raphael, propõe uma releitura corporal do processo étnico, social e pessoal de pessoas negras se reconhecerem como tal. Para retratar tamanha diversidade de corpos, histórias e experiências passíveis de representação, o bailarino percorreu diferentes regiões do estado paulista colhendo relatos e histórias a fim de compor o conteúdo a ser levado à cena.
Com direção cênica de Eduardo César e direção de movimento de Deise de Brito, a construção física da obra utiliza-se de referências de danças culturas populares de matrizes afro-diaspóricas e dança-teatro para a criação de ações e movimentos que aludem ao processo de ressignificação de imagem, ancestralidade e sociabilidade negras.
“Gbé ou Quando o Corpo Renasce Negro”, na concepção do artista, nasce entendendo que não encerra em si todas as discussões e possibilidades sobre o tema, mas as lança sob o viés do corpo, o ponto para onde tendem as forças de normatização euramericanas em suas faces e particularidades brasileiras.
A oficina que será ministrada pelo bailarino trará experimentações a partir das técnicas utilizadas no processo de criação do espetáculo: técnicas clássicas, dança-teatro e, sobretudo, danças afro-diaspóricas. É indicada para pessoas com ou sem estudo prévio em dança, a partir de 15 anos. A atividade propõe um contato inicial com as modalidades descritas, estímulos à criação corporal e leitura de obras de dança.
Oficina de dança e espetáculo “Gbé ou Quando o Corpo Renasce Negro”
Local: Estação Cultura. Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro – Estacionamento gratuito com acesso pela Rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial – Campinas. (19) 3705-8000
Data: 1º de novembro
Horário: oficina, das 18h às 19h30; espetáculo, às 20h30
Inscrições para a oficina: até dia 30/10, com vagas limitas, por meio do link. A partir de 15 anos
Entrada: gratuita
Foto: Rodrigo Kees (divulgação)
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74