Cultura

Grupos de teatro da Unicamp fazem temporada na Sala dos Toninhos

12 de setembro de 2017

De 13 a 17 de setembro, a Sala dos Toninhos, na Estação Cultura, em Campinas, receberá peças de dois grupos do curso de Artes Cênicas da Unicamp. Nos dias 13 e 14, às 20h, será apresentado o espetáculo “O Berço do Herói”, da Turma 014. Já entre os dias 15 e 17, sexta e sábado às 20h, domingo, às 18h, o Suados – Laboratório Teatral apresenta “Sobre um Lugar Qualquer” (foto). Os ingressos são distribuídos com uma hora de antecedência e cobrados no chapéu (contribuição espontânea).

O espetáculo “Sobre um Lugar Qualquer” é um convite para o público adentrar-se em um universo muito específico. Temas como aprisionamento, violência, afeto e solidão são debatidos ao longo da peça onde o espaço toma a dianteira como agente determinante na vida de cinco seres. Estas cinco pessoas vivem juntas em um espaço não muito agradável, cada uma com sua história, seus gostos e repulsas, seus afetos e seus pequenos ódios, seus segredos. E vão vivendo. Vão vivendo porque, afinal de contas, é o que resta.

Dirigido por Victor Ferrari e escrito por Sofia Fransolin, o espetáculo aposta na falta de cronologia, sendo dividido em movimentos que permitem ao público conhecer de forma fragmentada a vida neste lugar. A partir de situações específicas, com relações complexas e um ambiente que flutua entre o sutil e o hostil, os espectadores aos poucos se reconhecem dentro deste lugar, que, apesar de nada realista, torna-se bastante universal.

“O Berço do Herói”

Já “O Berço do Herói” é uma comédia política de Dias Gomes, dirigida por Verônica Fabrini. O espetáculo se passa dez anos após o final da segunda guerra mundial, com a vitória das tropas aliadas sobre o nazi-fascismo. Nestes dez anos, uma pacata cidadezinha do interior do Brasil venceu sua pobreza e insignificância nacional e tornou-se um promissor polo turístico, orgulho de seus moradores por ter sido o berço do herói, Cabo Jorge, o pracinha brasileiro que enfrentou de peito aberto as tropas inimigas. Em sua homenagem a cidade passa a ter seu nome – Cabo Jorge, herói da Força Expedicionária Brasileira.

Escrita em 1965, a peça de Dias Gomes foi censurada duas horas antes de sua estreia, que ocorreria no Teatro Princesa Isabel, no Rio de Janeiro, com a direção de Antonio Abujamra. A censura permaneceu por 20 anos e sua primeira encenação acabou sendo nos Estados Unidos, em 1976. Em 75, Dias Gomes adapta o texto para a televisão como a novela “Roque Santeiro”, que só vai ao ar 10 anos depois, em 1985, como sucesso nacional da Rede Globo.

As temporadas teatrais da Sala dos Toninhos fazem parte do projeto Laboratório de Produção Cultural e são promovidas pela Rede Usina Geradora, que atua em gestão compartilhada com a Prefeitura Municipal de Campinas, por meio do apoio da Secretaria de Cultura. Assim, a Rede busca ocupar os espaços públicos ociosos e transformá-los em espaços de trabalho partilhados e colaborativos, fortalecendo a experimentação de ações comunitárias.

Serviço:

Teatro: temporada Sala dos Toninhos
Local: Sala dos Toninhos – Estação Cultura. Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro. Estacionamento gratuito com acesso pela Rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial – Campinas
Data: 13, 14, 15, 16 e 17 de setembro
Horário: quarta e quinta-feira, às 20h; sexta, sábado, às 20h; domingo, às 18h
Entrada: gratuita – Os ingressos são distribuídos com uma hora de antecedência e cobrados no chapéu (contribuição espontânea)
Em caso de chuva os espetáculos poderão ser cancelados.

Foto: Nina Pires (divulgação)

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74