Cultura

Bienal Sesc de Dança em Campinas recebe público de 20 mil pessoas

25 de setembro de 2017

Depois de 11 dias de atividades, reunindo cerca de 330 artistas, produtores e técnicos, com uma programação de 30 espetáculos, cinco performances, quatro instalações, três filmes e uma grade de ações formativas (workshops, laboratórios de criação, mesas de debates, instalações, residências e lançamentos de livros), a Bienal Sesc de Dança finalizou a maratona em Campinas no domingo, dia 24 de setembro. Com uma programação marcada pela diversidade de formatos, o festival recebeu um público de 20 mil pessoas, de acordo com a organização.

Em sua10ª edição e realizada pela segunda vez em Campinas (as anteriores ocorreram em Santos), a Bienal já se consolidou na cidade com espetáculos lotados, filas de espera e um público diverso: frequentadores do Sesc, estudantes, artistas, jovens, idosos, crianças e adultos. A mostra de dança ocupou diversos espaços do Sesc, além de equipamentos culturais e públicos da cidade, como o Teatro Municipal Castro Mendes, a Estação Cultura, o CIS-Guanabara, o Museu da Imagem e do Som (MIS), a Unicamp, a Rodoviária, praças e ruas.

O gerente do Sesc Campinas Hideki Yoshimoto destaca nessa segunda edição a programação diversificada e plural, representativa das diversas tendências políticas e estéticas que caracterizam a produção em dança na atualidade. “Com certeza ampliamos o relacionamento com a cidade e também com as universidades. A Bienal foi um exercício de convivência graças a uma programação múltipla que dialogou com novas militâncias sociais, políticas, de gênero e estéticas, configurando um novo campo de linguagem que aponta para o futuro, com esperança e também preocupação com o que virá”, argumenta.

Já a curadoria formada por Claudia Garcia, Claudia Müller, Fabricio Floro e Wagner Schwartz evidencia, nessa edição, a importância de um olhar para as várias periferias da dança, sejam elas geográficas ou sociais. “Quisemos entender os vários espaços de existência da arte de hoje e programamos o possível dessas manifestações. A arte de hoje, vinda dos centros, da periferia, marginal ou underground estava ali”, conta Schwartz.

A 11ª edição da Bienal Sesc de Dança já tem data definida e será realizada de 12 a 22 de setembro de 2019, também em Campinas.

Fonte: assessoria de imprensa

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74