Campinas recebe a exposição itinerante “Porta, Porteira e Portão – Modos de ‘Falarrr’ e Costumes do ‘Interiorrr”, no Centro de Cultura Caipira e Arte Popular, no distrito de Joaquim Egídio. A abertura será nesta quinta-feira, 30 de março, às 10h, e as visitas seguem até 7 de maio, aos sábados e domingos, das 10h às 17h. A entrada é gratuita.
O elemento principal da exposição é o “R” retroflexo e suas variações, que evidenciam as características peculiares da identidade caipira, a partir de eixos temáticos. Objetos e painéis abordam as artes, a culinária, a religiosidade, a música, o folclore e as festas.
A curadoria é do museólogo Rodrigo Santos, de São Pedro, e da historiadora Renata Gava, de Piracicaba, responsáveis pela Engenho Cultural Assessoria e Consultoria, que atua nas áreas de cultura, museu e patrimônio.
Uma instalação interativa reúne monóculos pendurados em fitas coloridas, em que as pessoas podem relembrar como era a relação como o registro fotográfico. Ainda para incentivar a interatividade, uma tela em branco traz o questionamento: “quais expressões, simpatias e ditos populares você conhece?”. O visitante é convidado a deixar a sua colaboração, escrevendo o que vem à mente. Também é possível produzir fotografias e selfies na mostra, utilizando a hashtag #SouCaipira.
Potes de vidro reúnem iguarias da culinária. Há, ainda, uma coleção de versos musicais, simpatias, superstições, contos e causos, além de curiosidades sobre remédios e benzedeiras.
Muitos dos objetos rústicos selecionados pela equipe do Museu da Cidade eram utilizados na cozinha, entre eles pilão, panela de metal, chaleira de ferro, porta-ovos de arrame em forma de galinha e ralador de mandioca.
Ainda como parte do acervo do Museu da Cidade, a mostra traz uma semeadeira agrícola em madeira e ferro, um ferro de passar a carvão e uma sanfona de oito baixos da marca Hering, datada de 1910.
A mostra conta com recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo, e tem o apoio do Sistema Estadual de Museus (Sisem-SP) e do Museu da Cidade.
Exposição “Porta, Porteira e Portão: Modos de ‘Falarrr’ e Costumes do ‘Interiorrr'”
Local: Centro de Cultura Caipira e Arte Popular. Rua José Ignácio, 14, distrito de Joaquim Egídio, no Casarão da Subprefeitura – Campinas
Data: de 30 de março a 7 de maio
Horário: abertura (dia 30/03), às 10h; visitação – aos sábados e domingos, das 10h às 17h. De terça a sexta-feira é possível o agendamento de grupos com monitoria, por meio do e-mail [email protected]
Informações: (19) 3705-8172
Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura de Campinas
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74