A 5ª Mostra de Teatro de Hortolândia “Na Lona” será realizada entre os dias 1º e 11 de dezembro com programação de espetáculos para adultos e crianças.
O evento é realizado em conjunto pela prefeitura, pelo Centro Cultural Casa de Joana e pela Cia. de Teatro São Genésio, e nesta edição contará com apoio da Secretaria Estadual de Cultura, por meio da “Revirada Cultural”.
A maioria dos espetáculos terá apresentação no Centro Cultural Casa de Joana/Teatro Pague Menos e os trabalhos são de companhias da Região Metropolitana de Campinas, de Limeira e de Belo Horizonte.
O evento ocorre normalmente no mês de agosto, mas foi remanejado para dezembro em virtude das eleições municipais este ano.
Programação adulta:
Local: Centro Cultural Casa de Joana/Teatro Pague Menos
04/12, às 18h00 – “Mujeres violentas” – A Boa Companhia (Campinas):
Definido como uma “perfo-conferência”, o espetáculo traz como tema a violência contra a mulher, misturando teatro, dança e palestra.
07/12, às 20h00 – “De cenouras a macacos” – Grupo Peripatéticos (Americana)
A peça metalinguística propõe uma reflexão sobre a corrupção. A história é sobre um diretor de teatro fracassado que tenta a todo custo montar um espetáculo cujo tema é a corrupção no Brasil, estrelada por uma atriz que sonha em se tornar uma grande estrela. Quem também entra em cena é um homem da Armênia que se diz ser honesto.
08/12, às 20h00 – “Amana, histórias que contam mulheres” – Coletivo Amana (São Paulo)
Tomando como premissa o universo feminino, três mulheres sentam-se em círculo para contar e compartilhar suas histórias e vivências pessoais. O espetáculo é baseado no livro “Mulheres que correm com os lobos”, da autora e psicanalista americana Clarissa Pinkola Estés.
09/12, às 20h00 – “Berlim: dois corpos à procura” – Karma Cia. de Teatro (Itajaí)
O espetáculo conta a jornada de dois homens que buscam um lugar ideal onde tenham liberdade de se amar e ser como são. Por meio da história, o espetáculo aborda os temas homofobia, intolerância e violência. Unindo teatro com a linguagem da dança contemporânea, o espetáculo tem como fonte de referência o filme “Felizes Juntos”, do cineasta chinês Wong Kar-Wai.
10/12, às 20h00 – “Apague a luz, amor!” – Companhia Tempo Teatral (Comtemte) (Campinas):
A peça é protagonizada por um casal, Terceu e Selma, que já sente o desgaste na relação após tantos anos vivendo juntos. Para voltar a ter um casamento feliz, eles buscam se reaproximar. Os dois personagens são os mesmos de outro espetáculo encenado pela companhia intitulado “A Última Página”.
Programação infantil:
03/12, às 10h00 e 16h00 – “Menino do tempo” – Cia. Cor de Teatro (Campinas)
Ao descobrirem um relógio mágico contador de histórias, três primos se transformam em personagens do conto “A menina e o pássaro encantado”, de Rubem Alves. Ao longo da história, eles descobrem como lidar com sentimentos como separação e saudade.
20h00 – “As pelejas de Severino em busca do Boi Sovaco” (foto) – Canoa Encantada Teatro de Animação (Hortolândia/SP):
Inspirado na literatura de cordel, o espetáculo de teatro de animação conta as aventuras do vaqueiro Severino Lombo Cansado, que entra nas terras do temido Capitão João Redondo em busca de um boi perdido. Mas o vaqueiro não sabe: as terras do capitão são assombradas pelo fantasma do Jaraguá Encantado.
Local: Centro Cultural Casa de Joana/Teatro Pague Menos
04/12, às 10h00 e 16h00 – “Pinocchio Olhos de Madeira” – Cia. Arte Móvel (Santa Bárbara D’Oeste):
Local: Centro Cultural Casa de Joana/Teatro Pague Menos
Baseado no clássico conto do italiano Carlo Collodi, o espetáculo utiliza técnicas como teatro de sombras, transparências, fantoches e marionetes. A história é narrada do ponto de vista do protagonista.
08/12, às 10h00 e 14h00 – “A fantástica floresta” – O Trem (Belo Horizonte):
Local: Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim
A história é ambientada em um mundo fantástico, onde um menino parte em busca do avô que se perdeu na floresta. Carregando um apito, o garoto segue pistas e durante a jornada encontra animais, com os quais conversa. O espetáculo é interativo e aborda temas como fauna e flora. O objetivo é conscientizar as crianças sobre valores ecológicos e preservação do meio ambiente.
09/12, às 10h00 e 14h00 – “A fantástica floresta” – O Trem (Belo Horizonte):
Local: Emef Salvador Zacharias Pereira Junior
10h00 e 14h00 – “A princesa e a ervilha” – Engenhosa Cia. de Teatro (Campinas)
Local: Centro Cultural Casa de Joana/Teatro Pague Menos
Nina é uma menina que usa a imaginação para dar vida aos seus brinquedos para contar uma história. O espetáculo aborda questões como relações humanas e o amor, utilizando músicas, mímica e linguagem clownesca.
10/12, às 16h00 – “A cigarra, a formiga e a tal joaninha” – Grupo Já de Teatro (Jaguariúna)
Local: Centro Cultural Casa de Joana/Teatro Pague Menos
O espetáculo recria a conhecida fábula “A cigarra e a formiga” para abordar temas como preconceito, convívio em harmonia com a diversidade e a importância da cultura brasileira. Na história, Clarice é uma joaninha que mora na floresta. Um dia, ela fica doente e não pode sair para brincar com seus amigos. Para entretê-los, a joaninha decide contar uma história.
11/12, às 16h00 – “O jardim secreto” – Cia. Teatral Pelo de Gato Preto (Limeira)
Local: Centro Cultural Casa de Joana/Teatro Pague Menos
Publicado em 1911, “O jardim secreto” é o livro mais conhecido da autora britânica Frances Hodgson Burnett. A obra já foi adaptada para o cinema em 1993. A história é sobre a menina Mary Lenox, de 10 anos, cujos pais morrem numa epidemia de cólera na Índia. A menina vai para a Inglaterra morar com seu tio e tutor, Lord Craven, que vive numa mansão com mais de 600 anos. Lá, Mary se sente sozinha, mas, por meio da criada Martha, faz amizade com o jardineiro Ben e com um sabiá laranjeira. O pássaro mostra para ela a chave de um jardim que está trancado há mais de 10 anos. Ao entrar no jardim, várias mudanças acontecem na vida de Mary.
Mostra de teatro de Hortolândia “La Lona” 2016
Locais:
Centro Cultural Casa de Joana/Teatro Pague Menos. Av. São Francisco, 1417, Vila Real Continuação (dentro do supermercado Pague Menos) – Hortolândia
Emef Salvador Zacharias Pereira Junior. Av. Adail Alves Silva, 525, Jardim Novo Ângulo – Hortolândia
Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim. Rua Maria de Lourdes Cangleriani Cancian, 92, Remanso Campineiro- Hortolândia
Data: de 1º a 11 de dezembro
Entrada: gratuita – Retirada dos ingressos deve ser feita na hora, por ordem de chegada.
Mais informações: nalona.com.br/2016
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74