A Virada Cultural Paulista 2016, que seria realizada em Campinas nos dias 28 e 29 de maio, na praça Arautos da Paz, foi cancelada. O motivo, segundo o secretário de Cultura da cidade, Ney Carrasco, foi a falta de verba para o evento. “O caixa da Prefeitura está baixo”, resumiu.
O evento já estava com uma programação definida e divulgada pela Secretaria de Cultura do Estado, com os principais shows de Marcelo D2 e Maria Gadú na cidade, entre outras atrações. A estrutura já tinha sido reduzida para um palco, diferente de anos anteriores, quando a Virada ocupou a Estação Cultura e o Largo do Rosário.
De acordo com o secretário de Cultura, a realização do evento em Campinas custaria R$ 300 mil. Ele informou ainda que projeto da Virada Cultural na cidade foi negado no início da semana pelo comitê que avalia os custos dos eventos da Prefeitura. Em seguida, ainda segundo Carrasco, foi realizada uma nova avaliação que acarretaria na mudança de local e reduziria os custos. O novo valor seria de R$ 130 mil e a Virada Cultural seria transferida novamente para o Largo do Rosário. Apesar da aprovação, não houve tempo hábil para colocar em prática as mudanças. “Estou muito chateado. Até hoje (20/5) eu tentei salvar a Virada Cultural”, afirma o secretário.
O Sesc, que irá realizar programação complementar ao evento, permanece com suas atrações que também já estavam divulgadas, além de algumas novas, e mudanças nos horários de algumas atividades. Espetáculo de circo, performances, shows, intervenções literárias e videodança estão entre os espetáculos programados. Para todas as atrações os ingressos são limitados (veja a programação abaixo).
Em nota, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo informou que lamenta a decisão da Prefeitura de Campinas de cancelar a participação na Virada Cultural Paulista 2016. “A parceria com o município é essencial à realização do evento: enquanto o Estado investe na programação artística principal e na produção geral da Virada, cabe a cada cidade participante a montagem da infraestrutura de palco, som e luz, além de serviços de limpeza e segurança. A pasta, no entanto, compreende as razões do município, em virtude da crise econômica nacional”, afirma a nota.
Ainda de acordo com informações do Estado, a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) – organização social que produz a Virada – vai estudar formas de reaproveitar artistas escalados para se apresentar em Campinas em outras cidades participantes da Virada, ou outros programas de difusão cultural da Secretaria da Cultura.
A programação dos outros municípios está mantida normalmente: Araçatuba, Ilha Solteira, Limeira, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Votuporanga nos dias 21 e 22 de maio, e Assis, Bauru, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Mogi das Cruzes, Ribeirão Preto e Santos nos dias 28 e 29 de maio. O evento teve início no fim de semana passado, dias 14 e 15, com a participação das cidades de Araraquara, Botucatu, Registro, Santa Bárbara D’Oeste, São João da Boa Vista, Sorocaba e Taubaté.
Local: Sesc. Rua Dom José I, 270/333, Bonfim – Campinas
28/05
18h00 – Circo: “Tomate Puro Tomate”
Retirada de ingressos limitados (155 lugares) na Ilha de Atendimento no dia da atividade. No espetáculo, o palhaço argentino Victor Tomate Avalos dá vida ao bufão Tomate, um ser que por momentos é cruel e por outros é inocente. Com sua habilidade e ingenuidade, provoca o riso e a reflexão
Local: Teatro
18h00 – Cinema e vídeo: Cinerama “Enquanto Seu Lobo Não Vem”
Retirada de ingressos limitados (100 lugares) com 1h de antecedência na Ilha de Atendimento. Com VDLab (Videodança, 30 minutos). Primeiro projeto de criação do VD_LAB. Videodança concebida pela artista Cynthia Domenico inspirada no conto de fadas “Chapeuzinho Vermelho” dos Irmãos Grimm e na obra fílmica “Estudos Em Coreografia Para a Câmera” de Maya Deren.
Local: Espaço Arena
18h00 – literatura – Homo Poéticus
Como um cavaleiro andante, o ator Marco Miranda convida o público a desarmá-lo de sua armadura e a se encantar com suas poesias.
Local: Espaços da Unidade
19h00 – Cinema e vídeo: Cinerama – Kosmos & Arredores
Retirada de ingressos limitados (100 lugares) com 1h de antecedência na Ilha de Atendimento. Com Daniel Lucas e Julio Parente (Performance audiovisual, 50 minutos). A partir de projeções mapeadas sobre a cenografia, elementos da música eletrônica, sintetizadores e programação em tempo real [processing & isadora], a performance cria uma atmosfera imersiva e contemplativa para mergulhar o espectador em sua temática ‘espacial’.
Local: Espaço Arena
20h00 – Literatura: Homo Poéticus
Como um cavaleiro andante, o ator Marco Miranda convida o público a desarmá-lo de sua armadura e a se encantar com suas poesias.
Local: Espaços da Unidade
20h00 – Música: Filarmônica de Pasárgada
Capacidade limitada de 500 pessoas. O grupo formado em 2008 por alunos do curso de música da USP foi vencedor da 17ª edição do Programa Nascente da USP, do I Festival da Canção da Unicamp e do 41º Festival Nacional da Canção (FENAC-MG) com a canção “O seu tipo”.
Local: Área de Convivência
22h00 – Cinema e vídeo: Cinerama – Fluente
Retirada de ingressos limitados (100 lugares) com 1h de antecedência na Ilha de Atendimento. Com Duo b, e colaboração de JpAccacio e Andrei Thomaz (Performance, 50 minutos). Os artistas se utilizam da presença da água, em imagem e som, para criar uma performance que se apropria da estética audiovisual de um ambiente aquático para gerar, em tempo real, uma paisagem sonora e visual. Durante a projeção, o DUO b faz intervenções sobre a trilha original utilizando sensores posicionados para detectar variações em volumes líquidos.
Local: Espaço Arena
29/05
12h00 – Literatura: Homo Poéticus
Como um cavaleiro andante, o ator Marco Miranda convida o público a desarmá-lo de sua armadura e a se encantar com suas poesias.
Local: Espaços da Unidade.
14h00 – Literatura: Homo Poéticus
Como um cavaleiro andante, o ator Marco Miranda convida o público a desarmá-lo de sua armadura e a se encantar com suas poesias.
Local: Espaços da Unidade.
16h00 – Música: Velha Guarda Musical da Nenê de Vila Matilde
Formada em 2002, a Velha Guarda Musical da Nenê de Vila Matilde tem como objetivo preservar e divulgar os sambas dessa tradicional agremiação da zona leste paulistana.
Local: Jardim do Galpão
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74