O Conselho Internacional de Dança (CID), oficialmente reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), criou um comitê brasileiro para apoiar o desenvolvimento do Projeto de Dança e Arte Inclusiva no país, promovendo a inclusão de pessoas com deficiências nas artes. Coordenado pela Companhia de Dança Humaniza, o CID Unesco – Brasil terá sede em Campinas. A cerimônia de apresentação dos membros do comitê ocorre nesta sexta-feira (27), às 19h30, na Faculdade Unisal, com a presença de autoridades. Como parte da programação, haverá a exibição de um espetáculo com duas bailarinas cadeirantes, que receberão o inédito certificado do CID Unesco. Na ocasião, a Humaniza também divulgará o cronograma de eventos para promover a dança inclusiva no país.
Criado em 1973, em Paris, na França, o Conselho Internacional de Dança é oficialmente reconhecido pela Unesco como uma organização internacional não governamental que representa todas as formas de dança, seja como arte, educação ou objeto de pesquisa. Formado por associações, federações, escolas, empresas e indivíduos, o CID está presente em mais de 150 países.
A Humaniza, ligada à Agencia Internacional de Desenvolvimento Humanitário Humaniza, foi criada por Vicente Pironti e uma rede de colaboradores, tendo desenvolvido diversos programas humanitários com impacto nacional. Em 2004 foi reconhecia com o Prêmio da Organização dos Estados Americanos (OEA).
Já a Companhia de Dança Humaniza, que é um projeto da Humaniza, foi criado em 2012 por Vicente e pela artista Keyla Ferrari. O elenco é formado por bailarinos com e sem deficiências. Além do trabalho artístico, a Companhia envolve as famílias que ajudam nas produções.
Cerimônia de apresentação do Comitê Internacional de Dança no Brasil (CID Unesco)
Local: Sala do Júri da Faculdade Unisal/Colégio Liceu Salesiano. R. Baronesa Geraldo de Resende, 330, Jd. Guanabara – Campinas
Data: 27 de novembro
Horário: 19h30
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74