Durante 10 dias, Hortolândia vai virar um polo teatral na região de Campinas, oferecendo 21 espetáculos gratuitos ao público adulto e infantil na 4ª Mostra Nacional de Teatro “Na Lona”, realizada pela Secretaria de Cultura, pelo Centro Cultural Casa de Joana e pela Cia de Teatro São Genésio, entre os dias 12 e 22 de agosto.
A abertura será na quarta-feira (12), no Teatro Casa de Joana. Por volta das 20h30, começa o primeiro espetáculo, o musical “Sabiás do Sertão”, do grupo paulista Cia. Cênica. Outras apresentações gratuitas vão ocorrer em escolas, espaços públicos da cidade e também no Teatro Casa de Joana.
O objetivo da mostra “Na Lona” é promover a formação de público, oferecendo para a população um panorama sobre a produção teatral nacional, com grupos vindos de diversas regiões do país.
As peças são organizadas em quatro categorias: adulto, infantil palco, infantil espaços alternativos e rua. Os participantes da mostra foram selecionados por meio do “Prêmio Teatro em Hortolândia 2015”, concurso público realizado pela Prefeitura. Ao todo, foram 158 os grupos e as companhias teatrais inscritos.
A disputa contou com a participação de equipes de todo o país e também internacionais, com representantes da Argentina e Espanha. Entre os premiados, além do grupo de Córdoba, na Argentina, há artistas de Campinas, São Paulo, Ribeirão Preto e Rio de Janeiro. Os vencedores recebem prêmio em dinheiro, no valor de R$ 3.550.
Na categoria adulto, sete espetáculos serão apresentados no Teatro Casa de Joana. No local, quatro peças com classificação livre também serão exibidas. Para assistir aos espetáculos, é preciso chegar com 30 minutos de antecedência ao horário da apresentação. A capacidade do espaço é de 190 pessoas.
A oportunidade de assistir a peças gratuitas também chega a alunos de cinco escolas municipais de diversas regiões da cidade, onde serão exibidos espetáculos infantis da mostra “Na Lona 2015”.
Programação:
Local: Teatro Casa de Joana. Avenida São Francisco de Assis, s/nº, Vila Real Continuação, anexo ao supermercado Pague Menos.
12/08, às 20h30 – “Sabiás do Sertão – Teatro Musical Brasileiro em um ato, uma chegança e uma andança”
Sinopse: Uma companhia ambulante de artistas rapsodos conta, toca, dança e canta a trajetória e o repertório dos expoentes maiores da música caipira, Cascatinha & Inhana, reverenciando a cultura de raiz, o ser, estar e viver artista.
15/08, às 15h – “O Planeta Lilás”
Sinopse: É a viagem do Bichinho. Cansado de viver solitário no seu Planeta Lilás, resolve construir um foguete e conhecer o universo. Conhece o Branco, o Preto, as Cores, a Ideia, as Letras, o Ponto Final. Percebe que seu planeta é uma flor, uma violeta, guardada dentro de um livro.
21/08, às 15h – “Bem do Seu Tamanho”
Sinopse: Pequena demais para escutar conversa de adulto ou grandinho para chegar em casa de roupa suja, a menina Helena questiona o seu tamanho e o das coisas do mundo com a ajuda de seu Boi de Mamão, feito do mamoeiro do quintal de casa, e de outros amigos.
22/08, às 21h – “Mucho más que circo (Muito mais que circo)”
Sinopse: “Mucho más que circo” (Muito mais que circo) é um show de circo de rua. Peperina e Harry são dois divertidíssimos personagens que, por meio de malabares excêntricos, acrobacias (tanto em solo quanto em altura), arriscados equilíbrios e um humor fino e ridículo, transportam o público por uma vertiginosa e divertida apresentação, em que a plateia é peça fundamental do espetáculo.
Local: Teatro Casa de Joana. Avenida São Francisco de Assis, s/nº, Vila Real Continuação, anexo ao supermercado Pague Menos.
13/08, às 20h – “Gambiarra”
Sinopse: Uma chance! Uma entrevista de emprego: Há vaga para Palhaço. Eles ensaiaram seus números, no entanto não se prepararam para este reencontro. Uma última vaga coloca em risco a amizade amarelada pelo tempo, mas não a piada que mora na boca do palhaço.
14/08, às 20h – “Travessia”
Sinopse: Em cinco paradas, no transporte de uma boiada, da fazenda ao vilarejo, um vaqueiro conta suas lembranças, numa trama tecida com uma narrativa de prosa e poesia na atmosfera sonora do sertão.
15/08, às 20h – “Mulher Peixe”
Sinopse: Mané Profecia anuncia o dilúvio na televisão, isso é o bastante para Mulher-Peixe organizar sua vida em torno do final iminente. Enquanto isso, lamenta a falta de água em seus encanamentos, passa por momentos tragicômicos de sua infância, trava uma luta por sobrevivência com o gato da vizinha.
16/08, às 20h – “O Casamento do Pequeno Burguês”
Sinopse: O novo casal pequeno burguês recebe amigos e familiares. Na medida em que se embebedam, os convidados abandonam os bons costumes, deflagrando a fragilidade dos móveis e das relações familiares. Brincando com o brega, a Cia Vacas Profanas se baseia na obra de Brecht para levar ao palco essa comédia.
19/08, às 20h – “A Alma Boa de Setsuan”
Sinopse: Quatro misteriosos deuses chegam à antiga capital de Setsuan em busca de alguém a quem pudessem chamar de “alma boa” e a encontram: a prostituta Chen Te. Mas será que ela poderá permanecer boa por muito tempo?
20/08, às 20h – “Aguenta a Mão, João!”
Sinopse: Espetáculo sobre Adoniran Barbosa. O início da carreira como calouro de rádio, as histórias da boemia e das canções, numa linguagem simples, direta, humorada, que fala direto ao espectador interagindo com ele, tornando-o ativo e participativo. E como pano de fundo a cidade de São Paulo.
21/08, às 20h – “Carta de Um Pirata”
Sinopse: Um pirata escreveu uma carta para a mãe há muito tempo. O ator traz essa carta para o palco utilizando para isso o essencial (corpo, voz, sensibilidade), de maneira a explorar todas as suas nuances, que vão do humor genuíno ao inconformismo radical, fazendo da peça uma comédia inconformada.
15/08, às 10h – “Aqui Trem! Histórias da Ferrovia”
Sinopse: Quanta memória existe numa xícara de chá, num rádio, num sino ou mesmo em um relógio de pulso? Imaginem quanta memória existe em uma antiga estação de trem. A todos pedimos licença: “Deixa o trem passar!”.
Local: Centro de Memória de Hortolândia “Professor Leovigildo Duarte Junior”. Rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco.
16/08, às 10h – Ubu Rei
Sinopse: Em qualquer lugar reside o Pai Ubu: um grotesco burguês, funcionário a serviço do Rei de “O Lugar”. Sob pressão da sua mulher ambiciosa e com o auxílio do Capitão Bourdure e seu exército, o covarde e malcriado Ubu se convence de que irá matar o Rei para se apoderar do cargo.
Local: Feira do Jardim Amanda. Avenida Tarsila do Amaral, altura do número 15, Jardim Amanda.
16/08, às 11h – “O Ponto Alto da Festa”
Sinopse: Hoje é o dia da tradicional “Festa de Todos os Cantos”, comemorada há anos por Tienô, com a ajuda de Zita, no Jardim Ponto Alto. Neste ano, porém, D. Adelaide, uma milionária excêntrica que reforma praças públicas para colocar seu nome, decide improvisar uma festa.
Local: Praça São Francisco de Assis. Avenida São Francisco de Assis, 75, Vila Real.
19/08, às 10h – Velhos Amigos
Sinopse: Velhos Amigos é composto a partir de memórias de velhos entrevistados. Uma rádio é o ponto de encontro de três velhos amigos. O público é convidado para uma prática de paquera – footing. Enquanto trocam memórias e projeções sobre a velhice se preparam para um grande baile.
Local: Feira do Jardim Santa Clara do Lago I. Rua Ida Amádio, altura do número 179, Jardim Santa Claro do Lago.
20/08, às 20h – A Nau dos Desterrados
Sinopse: Três piratas desterrados estão à deriva em alto mar. Após muito tempo perdidos e lançados à própria sorte, eis que chegam ao novo mundo: “A terra do Cabral”. A partir deste momento, recordam suas histórias e desventuras vividas durante a invasão pirata no Rio de Janeiro.
Local: Rua Zacarias da Costa Camargo, altura do número 260.
13/08, às 10h e 14h – “Que Bicho é Esse???”
Sinopse: Uma princesa, um bicho esquisito, um rei e muitos pretendentes! O desafio está lançado. Quem conseguir desvendar mistério se casará com a princesa. Mas… será que a princesa quer se casar?
Local: Emef Villagio Ghiraldelli. Rua Gabriel Costa Camargo, 60, Villagio Ghiraldelli.
14/08, às 10h e 14h – “Cada um é um”
Sinopse: A encenação de “Cada Um é Um” propõe um espaço imaginário destacado do cotidiano, de onde saem histórias, brincadeiras, músicas, bonecos e desafios. Para tratar sobre o tema da diferença, dois atores e um músico chegam de longe, já cantando, dançando e interagindo com o público.
Local: Emef Prof.ª Janilde Flores Gaby do Vale. Avenida Prof.ª Edna Aparecida Pampa Fonseca, 115, Vila Real.
17/08, às 10h e 14h – “Esperando Gordô”
Sinopse: Inspirado nos personagens de Samuel Beckett e na iconografia do Circo Nerino, o espetáculo traz para o palco um circo abandonado, onde só sobraram alguns adereços de picadeiro e duas palhaças, meio perdidas, esperando alguém que venha tirá-las de lá.
Local: Emef Jardim Boa Esperança. Rua do Canário, 400, Jardim Boa Esperança.
18/08, às 10h e 14h – “Expresso Caracol”
Sinopse: Um teatro ambulante que carrega a beleza da dança clássica e a magia do circo. O Expresso Caracol monta o palco e traz a poesia e o riso para um passeio. Artistas que carregam a vida e o espetáculo na mesma estrada. Um encontro divertido com obras clássicas.
Local: Emef Tarsila do Amaral. Rua Visconde do Rio Branco, 160, Jardim Amanda II.
21/08, às 10h e 14h – “A Fantástica Batalha do Viajante Maltrapilho”
Sinopse: A Fantástica Batalha do Viajante Maltrapilho cativa a todos que o assistem. Leva o público a uma jornada com o protagonista, em busca da solução para o problema do lixo produzido e descartado de forma inadequada.
Local: Emef Renato Costa Lima. Rua Santos Dumont, 45, Jardim Amanda I.
4ª Mostra de Teatro de Hortolândia “Na Lona 2015”
Data: de 12 a 22 de agosto
Entrada: gratuita (é necessário chegar com 30 minutos de antecedência ao horário da apresentação)
Fonte: assessoria de imprensa
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74