A “Semana Cultural de Cosmópolis” será realizada pela primeira vez na cidade este ano. O evento vai reunir peças teatrais adultas e infantis, shows, concertos e oficina de artes cênicas, com entrada gratuita, entre os dias 22 de janeiro e 1° de fevereiro, de quinta a domingo, em quatro locais: Auditório Paulo Freire, Bosque das Nações, CEU do Parque das Andorinhas e Praça do Rodrigo.
O evento é organizado pela Duas Casas Produções e Eventos Artísticos, Secretaria de Cultura e o Governo do Estado de São Paulo.
“Nosso objetivo é tornar esse um evento fixo no calendário da cidade. Queremos trazer opções variadas e de qualidade, valorizar o talento local e agitar Cosmópolis e região”, afirma Heloísa Barrozo, atriz, produtora cultural e curadora da Semana.
Entre os nomes de destaque na programação estão o cantor Diego Moraes, finalista da edição 2010 do programa “Ídolos”, o Bloco Banda ou Coisa Parecida, grupo formado por músicos e atores, e o espetáculo “Manual para Dias Chuvosos”, com o ator Kiko Pissolato, que interpretou o motorista Maciel na novela “Amor à Vida”.
Confira a programação
Show – Diego Moraes
Após ser um dos finalistas da edição 2010 do Programa “Ídolos”, Diego Moraes assinou contrato com a EMI Music, onde gravou e lançou o seu primeiro DVD/CD, “Meus Ídolos”. Ele está em fase de produção do seu segundo disco, ainda sem nome. Além disso, participa do projeto “Não Recomendados” ao lado de Daniel Chandon e Caio Prado. No show em Cosmópolis, o repertório será composto por músicas que estarão no segundo disco de Diego. Porém, ele intercala essas faixas com outras canções, tudo regado a muito soul e jazz.
Local: Auditório Paulo Freire
Data: 22 de janeiro
Horário: 20h
Concerto – Heber de Souza
Natural de Cosmópolis, Heber de Souza iniciou seus estudos aos 13 anos. Em 2000, ingressou no curso de MPB/Jazz do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí, e depois aprimorou sua técnica com grandes nomes nacionais e internacionais. No repertório, canções de compositores brasileiros, como Tom Jobim, Jacob do Bandolin, Villas Lobos, Hermeto Paschoal, Pixinguinha e Ivan Lins.
Local – Auditório Paulo Freire
Data: 23 de janeiro
Horário: 20h
Teatro Infantil – “O Grande Mergulho”
Inspirada no livro “O Pato, a Morte e a Tulipa”, de Wolf Erlbruch, a peça trata o tema morte de uma maneira sensível. A direção cênica é de Gabriela Winter e direção geral de Cléia Mangueira, o espetáculo tem atuação de Alexandre Acquiste e Aldemir Lima. Na trama, a morte vem buscar o pato, mas, antes, a esperta ave decide ensiná-la a ser menos sisuda, a brincar e a se divertir. Quando a morte dorme nos braços do pato, ele poderia aproveitar para fugir, mas como os dois já estavam muito amigos, ele decide ficar e aprende coisas importantes sobre o processo da vida com a sua nova companheira.
Local – Praça do Rodrigo
Data: 24 de janeiro
Horário: 16h
Show – Bloco Banda ou Coisa Parecida
Formado por OTrevisan, Fernanda Sanches, Felipe Kastekas, Eric Dany, Marina Tavares, Dico lãs casas e Diego Chilio, o Bloco Banda ou Coisa Parecida leva para o palco o clima dos blocos de ruas. O objetivo é valorizar a arte, com festa e alegria. No repertório, canções de Luiz Gonzaga, Novos Baianos, Secos e Molhados e de grupo de Maracatu.
Local – Auditório Paulo Freire
Data: 24 de janeiro
Horário: 20h
Teatro – “Sonho de Uma Noite De Verão”
A Cia. Novelo busca a celebração de William Shakespeare em um dos seus textos mais conhecidos. Em uma montagem popular, divertida e acessível a pessoas de todas as idades, esse musical possui músicas originais feitas pelo elenco, que interpreta, canta e toca diversos instrumentos. Em um espaço aberto, os atores preenchem o vazio, criando um ambiente mágico com pétalas, música ao vivo e uma linguagem calcada na commedia dell’arte.
Local – Bosque das Nações
Data: 25 de janeiro
Horário: 16h
Oficina Teatral – Com Heloísa Barrozo
Em “Processo de uma Montagem Teatral”, a atriz, produtora e diretora Heloísa Barrozo irá explorar como funcionam todas as etapas para que uma peça chegue aos palcos. Com foco no público jovem com interesse sobre o meio teatral, a oficina irá usar como exemplo o processo de criação da peça “Arestas do meu ser: caminho para o desassossego”, do Grupo Engranagem, que fará uma sessão do espetáculo ao final do workshop, às 20h.
Local: CEU Parque das Andorinhas
Data: 29 de janeiro
Horário: 17h
Classificação etária: 12 anos
Vagas: 15
Inscrições: através do e-mail heloisabarrozo@gmail.com
Teatro – “As Intrigas de Shakespeare”
A ideia do espetáculo surgiu da vontade da Cia de Teatro Faces Oculta em montar uma peça ligada a Shakespeare. O grupo optou por um espetáculo que fosse fundo no universo do dramaturgo inglês, buscando um tema central e recorrente em suas obras: a intriga. A peça fala sobre nuances do comportamento humano, em uma história com muito amor, ambição, manipulação, inveja e dor, unindo quatro obras de Shakespeare: Romeu e Julieta, Macbeth, Hamlet e Othelo
Local: Auditório Paulo Freire
Data: 30 de janeiro
Horário: 20h
Censura: Livre
Teatro Infantil – “Histórias Fantásticas de Pif Paf”
A Cia de Teatro Xekmat apresenta um espetáculo em que os irmãos Pife Paf narram contos de forma divertida, usando os mais diferentes recursos, como música, bonecos, animação entre outros. O objetivo da montagem é valorizar relatos orais e contos de fadas, resgatando a contração de histórias, além de estimular as crianças a terem curiosidade em buscar livros.
Local – Auditório Paulo Freire
Data: 31 de janeiro
Horário: 16h
Teatro – “Entre Quatro Paredes”
Escrita em 1944, durante o período da II Grande Guerra, “Entre Quatro Paredes” é um marco da dramaturgia existencialista e metafísica. Sartre confina três personagens desconhecidos entre si numa sala, onde são condenados a passar toda a eternidade juntos. Estelle, Garcin e Inês, desconhecidos entre si e donos de muitos segredos, são confinados num quarto sem contato com o mundo exterior. Do convívio entre eles, suas histórias são reveladas e podem alterar definitivamente o rumo se seus destinos.
Local: CEU Parque das Andorinhas
Data: 31 de janeiro
Horário: 20h
Classificação indicativa: 16 anos
Teatro – “Manual para Dias Chuvosos”
Escrita e dirigida por Dan Rosseto, a peça tem no elenco os atores Kiko Pissaloto, Danielli Guerreiro e Greta Antoine. O trio dá vida a três pessoas que estão dentro de um apartamento durante um período de caos em São Paulo, devido à chuva que cai na cidade por mais de uma semana. O tom da montagem caminho entre o humor sarcástico e ácido, com uma linguagem verborrágica, com cenas e diálogos rápidos. O texto mostra como a solidão da cidade pode gerar um conflito entre essas três pessoas.
Local – Auditório Paulo Freire
Data: 1° de fevereiro
Horário: 18h
Classificação etária: 14 anos
Serviço:
“Semana Cultural de Cosmópolis”
Locais:
Auditório Paulo Freire. Rua 7 de Abril – Centro / Bosque das Nações (Praça do Amor). Rua André Madsen, 1108 / CEU – Centro de Esportes e Artes Unificados. Rua dos Sorocabanos – Jardim das Andorinhas / Praça do Rodrigo. Rua dos Expedicionários, 1613 – Centro
Data: entre 22 de janeiro e 1° de fevereiro
Entrada: gratuita
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74