Cultura

Palácio do Bispo será transformado em Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas

19 de agosto de 2014

Construído na década de 50 para ser a residência oficial dos bispos da Igreja Católica na Arquidiocese de Campinas, o imponente Palácio do Bispo foi o local escolhido para receber a 6ª edição da CASA COR CAMPINAS, promovida entre 17 de outubro e 30 de novembro. Após a realização da mostra, o prédio histórico será transformado no Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas.

Com a transferência do acervo para o Palácio do Bispo, o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas terá um prédio próprio para o Museu. Desde que foi fundado, em 1967, pelo arcebispo D. Paulo de Tarso Campos, o acervo já teve sede na Avenida Aquidabã, Emílio Ribas e na Igreja Catedral de Campinas.

A partir de agora, está sendo preparado um novo projeto arquitetônico de revitalização para funcionamento do Museu. A proposta é fazer com que o espaço possa abrigar as cerca de 500 obras de arte e conte com espaços multiuso.

Patrimônio histórico da cidade, a construção do Palácio do Bispo de Campinas foi residência episcopal dos arcebispos Dom Paulo de Tarso Campos até 1968 e Dom Antônio Maria de Siqueira até 1978. Com um terreno de 4 mil metros quadrados e 1.620 m² de área construída, o Palácio está localizado no tradicional bairro Nova Campinas.

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74