Cultura

Adiada a reabertura do Teatro Castro Mendes, em Campinas

27 de novembro de 2012

A reabertura do Teatro Castro Mendes, em Campinas, que estava marcada para esta sexta-feira, 30 de novembro, com um concerto da Orquestra Sinfônica Municipal, foi adiada. Agora, a nova data será na quarta-feira, dia 5 de dezembro. 

A decisão de alterar a data de entrega do Teatro, anunciada nesta terça-feira (27) pelos secretários de Cultura, Renata Sunega, e de Infraestrutura, Dirceu Pereira Júnior, foi tomada porque a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) ainda não executou a ligação da caixa de força que alimenta a rede elétrica do Teatro, e, portanto, as instalações dos equipamentos de ar-condicionado, iluminação e som não puderam ser testadas antecipadamente, uma exigência inclusive para a liberação por parte do Corpo de Bombeiros.

Ainda de acordo com informações da prefeitura, durante a reforma, o Castro Mendes recebeu uma nova caixa de força. A anterior tinha capacidade de transmissão de 300 KVA e a atual tem mais do que o dobro, 750 KVA. “Para garantir a segurança de artistas, funcionários e público, precisamos ter certeza de que a rede interna suporta a nova ligação”, afirmou a secretária de Cultura.

A nova caixa de força está pronta desde o último dia 23 de novembro, segundo a prefeitura, quando foi solicitado à CPFL a ligação do equipamento com a rede de energia da via pública. A última posição da CPFL é de que o trabalho será realizado nos próximos dias, desde que não chova. “Fomos informados hoje, terça-feira, pela manhã, que a CPFL faria a ligação entre hoje e amanhã, o que inviabiliza a realização da bateria de testes e a liberação pelo Corpo de Bombeiros. Pensando na segurança de todos os envolvidos, optamos pela nova data”, informou o secretário de Infraestrutura.

Programação de espetáculos

Em virtude do adiamento, a grade de programação de espetáculos, que já tinha sido divulgada, sofrerá alterações. A Sinfônica, que realizaria duas apresentações, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, fará a abertura no dia 5, mas ainda não há confirmação se haverá mais um concerto.

Sobre os espetáculos que já estavam na agenda do Teatro, estão previstas reuniões com os artistas para discutir reagendamento ou possíveis cancelamentos. A nova programação será anunciada nos próximos dias. “Vamos nos reunir com todos os artistas para estudarmos maneiras de minimizarmos os prejuízos. Temos que ter responsabilidade com quem esperava a entrega e já tinha se planejado para se apresentar”, diz Renata Sunega.

Fechado há cinco anos

A reforma do teatro, que começou em 2010 e deveria ter sido concluída em um ano, custou R$ 10,3 milhões aos cofres públicos. No começo de 2012, os atrasos na entrega da obra foram alvo de um protesto da classe artística da cidade.

O Castro Mendes terá capacidade para cerca de 770 pessoas.

Fonte: assessoria de imprensa da prefeitura de Campinas 

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74