Cultura

Bonecos são a marca do bloco Unidos da Tribo no Carnaval de Joaquim Egídio

19 de fevereiro de 2012

O Carnaval 2012 no distrito de Joaquim Egídio recebeu no sábado (18) mais de 2 mil foliões, segundo apuração da polícia militar que estava no local. Muitas famílias participaram da festa, mas lamentavelmente, exageraram na quantidade de espuminhas lançadas nos bonecos e nas pessoas que participavam do desfile, inclusive no bloco e na rainha da bateria, o que de certa forma, passou do limite da brincadeira e do respeito sob o pretexto de que é carnaval!

É bom lembrar, que durante um mês, mais de 30 pessoas da comunidade do distrito se esforçaram para realizar um carnaval bacana e receber carinhosamente todos os foliões que vão para o distrito no período. Com um trabalho dedicado, eles confeccionaram os bonecos gigantes, as alegorias e o carro alegórico que leva uma índia, símbolo do bloco Unidos da Tribo.

Veja a galeria de fotos do começo da festa, feita até o momento que o bloco foi alvo incontrolável de espuma e até o nosso equipamento também foi coberto propositalmente por um folião que atirou espuma na lente. Paramos de fotografar aqui, mas o Bloco e a rainha da bateria seguiram até o final do desfile, com a majestade de uma comunidade que mesmo na adversidade deu um show de cortesia. Parabéns ao Bloco Unidos da Tribo!     

Mas, a festa continua

Hoje, é carnaval! E a expectativa dos organizadores é receber bem mais foliões, cerca de 5 mil por dia. Para compor o carnaval do distrito, os bares também entram no clima de carnaval com marchinhas e são uma boa opção para sentar, comer bons petiscos e curtir àquela cerveja gelada.

O desfile do charmoso distrito faz parte do calendário de carnaval de Campinas e região há 12 anos. Em 2011 passaram pelo distrito cerca de 16 mil pessoas nos quatro dias de folia.

As noites de Carnaval começam com a concentração na praça central de Joaquim Egídio e circulam pelas ruas do distrito com a bateria formada por moradores, os bonecos gigantes, a bateria e o carro alegórico.
 
Segundo Liraucio Fávaro, organizador da festa, o tema escolhido para este ano foi de mudanças e união. A letra do samba de 2012 destaca a participação ativa da comunidade local, que desde o início incentivou e contribuiu em todos os quesitos: bateria, samba-enredo, decoração, adereços etc. Os compositores do samba são filhos e netos de quem deu início a essa festa. Liraucio já é da terceira geração.
 
Além do Unidos da Tribo, o Carnaval deste ano ganha o reforço do bloco da Galinhada que sai na tarde de domingo com cerca de 60 integrantes fantasiados de três tipos de galinhas: a caipira, a carijó e a galinha d´angola e será acompanhado pela banda Trem Doido, a mesma que nas quatro noites, quando a bateria parar, vai animar a festa com antigas marchinhas como “Abre Alas”, “Aurora”, “Bandeira Branca”, “Cabeleira do Zezé”, “Cachaça”, além dos tradicionais sambas-enredo.
 
Na terça-feira (21), último dia de Carnaval, os foliões vão poder se reunir no centro do distrito e se divertir a partir das 16 horas com o bloco “Concentra Mas Não Sai”. Como próprio nome diz, o bloco fará um tipo de baile na praça com marchinhas e sambas-enredo.
 
Para Thomaz Alcantara Cavallaro, organizador do evento, a proposta desde o início foi envolver a população e fazer um Carnaval referência na região. “A cada ano apostamos na simplicidade e diversão, já que Joaquim Egídio é conhecido pela simpatia de seus habitantes e pelo charme de suas ruas que remetem à cidade de interior”, completa Thomaz. A festa que cresce a cada ano conta com a colaboração dos comerciantes locais.
 
Confira a programação
 
19/02 –Bloco da Galinhada
Horário: 16 horas
 
Bloco Unidos da Tribo
Horário: 20 horas
Banda Trem Doido (marchinhas e sambas enredo) – após a apresentação do Bloco
 
20/02 – Bloco Unidos da Tribo
Horário: 20 horas
Banda Trem Doido (marchinhas e sambas enredo) – após a apresentação do Bloco
 
21/02 –Bloco Concentra Mas Não Sai
Horário: 16 horas
 
Bloco Unidos da Tribo
Horário: 20 horas
Banda Trem Doido (marchinhas e sambas enredo) – após a apresentação do Bloco

Serviço:
Carnaval de Joaquim Egídio
Local: Distrito de Joaquim Egídio – Praça Central
Datas: 18, 19, 20 e 21 de fevereiro
Horário: concentração a partir das 19 horas

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74