O cordão desfila arrastando foliões na terça-feira de Carnaval (21), na Vila Castelo Branco. A festa começa às 15 horas com roda de samba de raiz comandada por Ido Luiz e Valéria Santos, na Casa de Cultura Tainã, na Praça Brasil de Oliveira (mais conhecida como Praça dos Trabalhadores).
Conduzido por 25 músicos, (sopro e percussão), tocando as tradicionais e imortais marchinhas carnavalescas, o cortejo sai pelas ruas às 17 horas.
O trajeto de aproximadamente uma hora começa na rua Dr. Mário Yan, passa na Avenida Ibirapuera, Rua Professora Sophia Valter Salgado, Rua Castelnuovo e volta para a Mário Yan, com encerramento na Casa de Cultura com muito samba enredo.
A participação é gratuita e o público pode ir fantasiado. Mas a organização está vendendo camisetas personalizadas a R$ 15.
Histórico
Fundado por Ido Luiz, José Henrique Jr. (Aranha) e Vera Lígia, o Teia da Aranha é inspirado na também campineira
Tomá na Banda (da qual Ido Luiz é diretor musical), que por sua vez tem inspiração nas tradicionais bandas de Ipanema e Cordão do Bola Preta, do Rio de Janeiro.
A banda surgiu por ‘cobranças’ de amigos da comunidade formada pelos bairros Jardim Garcia, Nóbrega, Castelo Branco, Jardim Londres e Paulicéia, que queriam montar na região um Carnaval nos mesmos moldes do Tomá na Banda, (que desfila no Cambuí e Centro).
Com isso, em 2009 foram dados os primeiros passos com a realização de várias rodas de sambas para levantar fundos e apresentar as intenções sociais que move a banda. Nesses eventos houve a participação de grandes nomes do gênero como o grupo Partido Alto, Biro do Cavaco, Sombrinha, Afonsinho BV, Valéria Santos, etc.
Em 2010 foi o primeiro desfile, com concentração na Associação de Moradores do Jardim Garcia. Em 2011, o local do evento passou a ser na Praça Brasil de Oliveira, na Vila Castelo Branco.
Serviço
Bloco Teia da Aranha
Local: Praça Brasil de Oliveira, Vila Castelo Branco
Data: 21 de fevereiro
Horário: concentração a partir das 15 horas com saída às 17 horas
Participação: gratuita (há venda de camisetas a R$ 15)