Crianças

ONG Quanta Cultura, de Campinas, realiza projeto de leitura infantil on-line

10 de maio de 2021

O projeto “Quanta Criança Lendo”, da ONG Quanta Cultura, de Campinas, visa promover a leitura infantil por meio de histórias com foco na riqueza da cultura indígena. O projeto todo contempla 12 vídeos voltados para diferentes idades, todas de indicação livre, e disponíveis ao público de forma gratuita, por meio do canal Quanta Cultura no Youtube. O projeto foi contemplado pelo Edital Ações em Rede e tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Para enriquecer o projeto e ler as histórias foram convidados grandes contadores: os violeiros Paulo Freire, João Arruda e Ale Carmani, as atrizes Darleny Góes, Pâmela Villanova e Lenny Alpízar e a professora e estudiosa de cultura indígena Alik Wunder.

A diretora da ONG, Joana Germani, explica que o foco é a narração de histórias presentes em livros de escritores declaradamente indígenas dando visibilidade às diferentes comunidades presentes no país. O objetivo do projeto é, primariamente, oferecer um espaço para interação, reflexão e fruição de textos literários, através da contação de histórias, e ser agente de formação de um público leitor.

“Sabemos que o primeiro contato da criança com um texto é realizado oralmente e acreditamos que, quanto mais cedo a criança tiver contato com histórias, maior será a probabilidade de tornar-se um adulto leitor. Escutar histórias é o primeiro passo para que a criança encontre na leitura um ambiente para criação de memórias, afetos e senso de pertencimento”, diz Joana.

“Vemos estas histórias como uma forma de resistência e valorização da memória coletiva e cultural de uma comunidade e acreditamos que o contato com narrativas de diferentes culturas é capaz de ampliar consideravelmente o universo pessoal de uma criança, assim como gerar novos aprendizados”, acrescentou.

O projeto é dirigido por Joana Germani e Maíra Gama, tem trilha sonora original de Ale Carmani e edição de vídeos de Pedro Spagnol.

As histórias são: “O Olho d´água do Pajé”, de Daniel Munduruku lida por Ale Carmani; “A origem das Marcas”, de Daniel Munduruku lida por Ale Carmani; “Hariporia, a origem do Açaí”, de Tiago Hakiy lida por Pamela Villanova; “Wuru Siburu, Peneira de Arumã”, de Jaime Diakara lida por Pamela Villanova; “A Estrela das Águas”, de Daniel Munduruku lida por Alik Wunder; “O Buraco no Céu de onde saíram os Kayapó”, de Daniel Munduruku lida por João Arruda; “O Pajé”, de Daniel Munduruku lida por Leny Alpízar; “Um Lugar de Todos”, de Daniel Munduruku lida por Leny Alpízar; “Iauaretê e a Anta”, de Kaká Werá lida por Paulo Freire; “Iauaretê e a Jabuti”, de Kaká Werá lida por Paulo Freire; “Como Surgiram os Cães”, de Daniel Munduruku lida por Darleny Goes; e “Kabá Darebu”, de Daniel Munduruku lida por Darleny Goes.

A Quanta Cultura está presente on-line, com site, Facebook, Instagram e Canal no Youtube.

Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Campinas

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74