Crianças

Projeto “Teatro na Mesa” retoma contação de história em formato on-line para disseminar novas virtudes

15 de abril de 2021

O projeto “Teatro na Mesa”, realizado pelo segundo ano consecutivo pela ONG Embaixadores da Prevenção, de Campinas, retorna com contação de histórias relembrando a vida do padre Haroldo Rahm, retratada no primeiro livro em rima de Sandra Sahd, que cresceu ouvindo os ensinamentos do jesuíta. O livro de referência, “Medo de Nada, só Amor – A Semente de um Jesuíta”, foi lançado em 2018 e, no projeto, vai refletir a virtude da dedicação. A primeira contação já está disponível no canal da Embaixadores da Prevenção no Youtube. Serão 16 novas histórias. No final de cada vídeo as crianças e os adolescentes são convidados a realizar uma atividade de fixação sobre a virtude trabalhada.

“Tentamos trazer para o vídeo o padre Haroldo que encontramos nos versos do livro, alguém que viveu para mudar a vida de centenas de pessoas que se sentiam tristes, abandonadas e diminuídas pela vazão aos vícios”, diz Eduardo Virgílio, coordenador cultural do projeto. “Na história, vamos enfatizar o conceito de virtude e explicar a importância que essa pequena palavra tem nas relações interpessoais”, completa ele.

Virtude é a prática do bem e mote do projeto “Teatro na Mesa”. Referenciando o que é positivo, a virtude pode remeter a algo natural ou ser adquirida e tendo a formação do caráter e o desenvolvimento do ser como focos principais, a ONG campineira se utiliza das artes cênicas para disseminar conceitos que venham a se manifestar na forma de hábitos saudáveis, capazes de elevar a condição humana.

“Nosso trabalho é pautado nas virtudes desde a fundação, em 2011. Lá atrás a ideia surgiu justamente como contraponto ao vício, já que toda virtude tem o seu antagonista”, comenta a fundadora Sandra Sahd. Ela exemplifica o conceito citando a generosidade, “uma virtude que tem como oposto o egoísmo, vício recorrente no dia a dia da nossa sociedade, especialmente em tempos como o que vivemos”, diz.

Nos últimos dez anos, a Embaixadores da Prevenção atendeu mais de 18 mil pessoas em suas intervenções artístico-culturais. E em um cenário ainda pandêmico, onde os encontros presenciais seguem limitados, o projeto foi totalmente pensado para acontecer no ambiente digital, proporcionando acesso gratuito a 16 contações de histórias baseadas em livros representativos da cultura universal.

“Trabalhar com arte é uma experiência valiosa, considerando o papel que ela tem na divulgação, expressão e problematização das pautas do dia a dia. Além de ser um excelente exercício de diversidade, a arte nos aproxima e permite ampliar o horizonte cultural, o conhecimento do mundo, e a sensação de pertencimento. Por isso, oferecer uma programação como essa, em um momento como esse, de forma gratuita, torna a atuação da ONG ainda mais relevante enquanto agente mobilizador que busca uma sociedade mais livre, humana e igualitária”, pontua o coordenador cultural do projeto.

Voltado para crianças e adolescentes atendidos pela Casa Maria de Nazaré (Unidades I e III), Associação Anhumas Quero Quero (Unidades I e II) e Progen (Unidade I, II e III), o público pode ser ampliado para outros interessados, uma vez que a íntegra do material produzido em vídeo será disponibilizado na internet. O projeto é realizado pelo termo de fomento 165/2020 assinado pela Embaixadores da Prevenção em conjunto com a Secretaria da Cultura de Campinas através do FMDCA-CMDCA, fomentado pelo PMC/FMDCA/SMASDH com fontes de recurso municipal.

Embaixadores da Prevenção

Idealizada por Sandra Sahd, a organização social foi fundada em Campinas em 2011. Nesta primeira década, já atendeu mais de 18 mil pessoas entre crianças, adolescentes, jovens e adultos por meio de atividades e projetos artístico-culturais que despertam e difundem o tema das virtudes no ser humano com apoio de recursos federais (Lei de Incentivo à Cultura) e municipais (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente via CMDCA). Seu objetivo é contribuir para a formação de uma nova geração de pessoas que transforme o mundo através do sentir, pensar e fazer melhor. Até 2017, todas as ações eram realizadas em creches e instituições sem fins lucrativos da RMC (Região Metropolitana de Campinas); em 2018, a entidade passou a atender também escolas estaduais da cidade. Para conhecer mais sobre a organização social, acesse o site www.embaixadoresdaprevencao.com.br.

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74