Por Vitória Silva
Duas datas relacionadas aos livros são comemoradas neste mês de abril: o Dia Nacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro, respectivamente nos dias 18 e 23.
A celebração das duas datas reforçam a importância da literatura para a sociedade, promovendo o enriquecimento intelectual, cultural e desenvolvimento do senso crítico, que deve ser estimulada ainda na infância para que as crianças se tornem adultos leitores.
Os livros são ferramentas para diversão e aprendizado na infância, que promovem o desenvolvimento dos pequenos em diversas áreas, como a capacidade cognitiva, concentração, criatividade, aumento do vocabulário, coordenação motora, etc.
Além disso, incentivar os pequenos a se tornarem leitores se torna importante neste período de isolamento social, sem aulas presenciais, sendo o papel da família sempre fundamental no estímulo a este hábito.
A professora de pedagogia, Débora Corigliano/divulgação
Segundo a professora de pedagogia da Unità Faculdade Débora Corigliano, é mais fácil gerar interesse na leitura quando se tem alguém em casa com esse hábito. “Por eu sempre estudar e ler muitos livros, a minha filha, quando pequena, pegava o livro dela e deitava do meu lado. Tinha dia que ela queria que eu lesse para ela o que eu estava lendo. Então esse exemplo fez com que ela sempre gostasse de ter um livrinho e me acompanhar nos momentos de leitura”, comenta.
Com a pandemia, Débora fala da importância que a leitura assume neste momento em que as atividades presenciais estão suspensas. “Neste momento das aulas remotas, é muito importante que a escola promova, mesmo à distância, rodas de leitura e livros para ler em casa. Orientar os pais a fazer momentos de leitura, para que não tire da criança o hábito adquirido de ler, independentemente da faixa etária. É importante que a escola tenha essa comunicação com os pais e que mantenham esse incentivo à leitura”, reforça.
Segundo a pedagoga, são dois passos em casa para iniciar o hábito da leitura na criança. “Primeiro: através do exemplo dos pais, que devem ter sempre um livro ou revista à mão. É importante que as crianças tenham um espelho. Segundo: dar livros que a própria criança goste, com temas apropriados à faixa etária dela. Se a criança tem um personagem preferido ou um desenho do qual ela gosta, que os pais comprem livros relacionados. Por exemplo, se é uma criança que pratica esportes, que seja livro sobre essa prática esportiva, porque ela vai ter muito mais interesse, curiosidade de querer ler, ver as imagens e conversar sobre a história”, ressalta.
De acordo com a professora, o primeiro passo para a leitura na primeira infância é mostrar livros sem palavras, que desenvolvem muito a criatividade e a imaginação dos pequeninos. A ferramenta para estimular a leitura infantil é apresentar a elas que é possível ler muito mais do que as palavras, como ler imagens e situações do dia a dia. A criança, normalmente, começa lendo o que está acostumada, por exemplo, os rótulos das coisas que ela usa, da lanchonete preferida ou até mesmo a marca do sabonete, ela observa a imagem e sabe que é o produto que utiliza e os próprios pais podem incentivar a fazer essa leitura.
A participação de um adulto na motivação da leitura com as crianças é muito importante. “Quando a criança apresenta realmente a desmotivação com a leitura, os pais podem promover o que a gente chama de leitura compartilhada, o pai lê uma página e a criança lê outra ou eu leio um parágrafo e você outro”, sugere a professora de pedagogia.
“A leitura ajuda na questão da imaginação, na capacidade criativa, as habilidades com relação a memória, a atenção, o aumento do vocabulário. Sem falar que a leitura trabalha o emocional da criança, ela também ajuda na questão das habilidades comunicativas que a criança passa a representar, a imitar e até falar como um personagem de um livro. Futuramente, com certeza, irá ajudar na alfabetização e na produção de textos”, afirma a especialista.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74