O cinema nacional nunca esteve tão em alta. Pouco tempo depois do primeiro Oscar com “Ainda Estou Aqui”, Wagner Moura conquistou pela primeira vez o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes, com “O Agente Secreto”. Naturalmente (e felizmente), o sucesso internacional vem impulsionando o interesse do público brasileiro por outros títulos do cinema nacional. Onde encontrá-los?
Não é novidade que as plataformas de streaming desbancaram as tradicionais videolocadoras, rivalizando em popularidade com a TV e o próprio cinema. Afinal, serviços como Netflix podem ser acessados de qualquer lugar (até mesmo pelo celular), oferecendo um vasto catálogo de produções brasileiras e internacionais.
Entretanto, o mercado de streaming de filmes vai muito além da Netflix, com plataformas nacionais tanto pagas quanto gratuitas. Como nem todos os filmes estão disponíveis em plataformas fora do país, cinéfilos do mundo todo vêm usando provedor de VPN para o Brasil.
O Tela Brasil, plataforma de filmes nacionais gratuita prometida pelo Ministério da Cultura, ainda está em fase de desenvolvimento. Saiba mais sobre as opções gratuitas disponíveis no momento.
Imagens: Pixabay
O streaming Itaú Cultural é um dos melhores lugares para encontrar títulos contemporâneos, com catálogos baseados em festivais nacionais, incluindo a Mostra de Cinema de Tiradentes. Além disso, os usuários também vão encontrar obras do terror brasileiro, uma seção dedicada à narrativas negras e clássicos como “Eles Não Usam Black Tie”.
O cinema paulista está muito representado pelo Spcine Play, serviço vinculado à Secretaria Municipal de Cultura. Destaques da coleção ficam por conta de ícones da terra da garoa, como Zé do Caixão e produções como “Carandiru”, de Hector Babenco. Embora o serviço seja voltado para obras representativas do cinema paulista/paulistano, o Spcine também oferece títulos importantes de outros lugares do país.
O Sesc São Paulo, contando com a curadoria do Cine Sesc, também oferece filmes gratuitos e um app para dispositivos móveis. O catálogo é atualizado semanalmente, com títulos entrando e saindo. Portanto, os usuários precisam ficar de olho no período de permanência de cada obra na plataforma.
O Cine Humberto Mauro+ é uma iniciativa mineira da Fundação Clóvis Salgado. Além de exibir os títulos do Prêmio Humberto Mauro de cinema, oferece uma série de clássicos nacionais, tanto longas quanto curtas-metragens. A seção de títulos do Prêmio é organizada por ano.
O Banco de Conteúdos Culturais (BCC) não é um serviço de streaming, mas precisa estar nessa lista por sua vastíssima coleção audiovisual. São cerca de 56 mil títulos disponíveis para consulta pública, indo dos clássicos da telona até propagandas de televisão, passando por capítulos completos de telenovelas antigas.
O BCC é um esforço conjunto da Associação Amigos da Cinemateca com a Cinemateca Brasileira e está no ar desde 2009. Sem dúvida, um dos melhores lugares para assistir catálogos completos de nomes como Gustavo Dahl e Glauber Rocha, dentre outros.
Plataformas comerciais como MUBI e Globoplay também possuem coleções dedicadas ao cinema nacional. No entanto, não faltam opções para quem estiver procurando aqueles títulos menos comerciais. Dentre elas, vale consultar o Itaú Cultural Play, o Spcine Play, o Banco de Conteúdos Culturais da Cinemateca Brasileira e o Sesc Digital.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74