Cesar Pinto
A Mercedes-Benz confirma para este mês de maio a chegada ao Brasil dos novos EQA e EQB (acima), modelos 100% elétricos da marca alemã que trazem atualizações e prometem maior eficiência e esportividade.
Entre as novidades estão mudanças no visual, tecnologia, eficiência e segurança. Atualmente, a marca possui o maior portfólio de automóveis 100% elétricos do segmento de luxo no Brasil. São sete diferentes modelos no total.
A principal atualização no visual é percebida facilmente com a nova grade frontal com o padrão de estrelas em fundo na cor preta – presentes em outros modelos elétricos da marca. Uma faixa de luz conecta as luzes diurnas dos faróis, enquanto um novo para-choque enfatiza a amplitude frontal dos modelos. O desenho interior das lanternas traseiras também foi remodelado.
No interior, as inovações incluem um volante multifuncional em couro com teclas de controle sensíveis ao toque, bem como o acabamento interno com o padrão de estrelas da marca no console e portas. O display central de 10,25 polegadas e alta definição agora apresenta uma geração atualizada do MBUX (Mercedes-Benz User Experience). Os usuários podem personalizar a aparência da tela com três estilos de exibição (sutil, esportivo, clássico) e três modos (navegação, assistência, serviço).
Pacote AMG reforça pegada esportiva
Ambos os modelos elétricos estão equipados com o pacote esportivo AMG. O para-choque dianteiro com entradas de ar e o para-choque traseiro com difusor enfatizam o potencial de condução dinâmica. As rodas de liga leve AMG de 19 polegadas com dez raios e os revestimentos dos arcos das rodas na cor da carroceria completam a pegada esportiva.
O display central de 10,25 polegadas e alta definição agora apresenta uma geração atualizada do MBUX (Mercedes-Benz User Experience). Os usuários podem personalizar a aparência dos displays com três estilos de exibição (sutil, esportivo, clássico) e três modos (navegação, assistência, serviço). O MBUX também apresenta novos recursos quando o modelo está em carregamento.
Os sistemas de assistência à condução com tecnologia de sensor aprimorada incluem uma nova câmera mono de uso múltiplo e uma nova câmera de ré. O Pacote de Assistência à Condução contém funções aprimoradas como, por exemplo, o Assistente Ativo de Manutenção de Faixa que funciona de forma mais confortável com intervenção via direção em vez de ESP.
Mercedes-Benz EQB ganha versão 4X4
O Mercedes-Benz EQA manteve o propulsor de quando foi lançado no mercado nacional. Sendo assim, o motor frontal gera 190 cv de potência e 39,25 kgfm de torque continua para a nova geração. A bateria que equipa o SUV é feita de íons de lítio com capacidade de 66,5 kWh, e sua autonomia é de até 321 quilômetros pelo padrão Inmetro.
Já o Mercedes-Benz EQB recebeu atualizações em seu conjunto mecânico, passando a ser oferecido em versão 4×4. Seus dois motores elétricos (ASM/PSM) geram 292 cv e 53,02 kgfm. A bateria tem a mesma capacidade energética de 66,5 kWh, mas sua autonomia é inferior à do EQA, sendo apenas de 272 quilômetros no padrão Inmetro.
O EQA é capaz de ir de 0 a 100km/h em 8,6 segundos, enquanto o EQB chega a mesma velocidade em 6,2 segundos. A velocidade máxima de ambos é de 160km/h, sendo limitada eletronicamente.
Assim como os demais modelos 100% elétricos Mercedes-Benz, os novos EQA e EQB incluem um carregador wallbox e pré-instalação como itens de série. Além desse pacote, os automóveis trazem três anos de manutenção preventiva já inclusa e três anos de garantia.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74