Depois do sucesso da picape Ford Maverick a combustão, agora chega ao mercado nacional, a versão híbrida. A picape chega na versão mais luxuosa, a Lariat, e com uma grande vantagem: uma autonomia de 800 quilômetros.
O segmento de picapes sempre foi um território que a marca americana atuou muito forte. Prestes a lançar a nova Ranger, a marca já está importando também a F-150. Por sinal, a F-150 é o veículo mais comercializado nos EUA há mais de 40 anos.
Com uma motorização moderna, a nova picape híbrida associa o motor de 2,5 litros a gasolina e um motor elétrico. Juntos geram 194 cavalos e um torque de 210 Nm a 4.000 rpm.
A transmissão é CVT e utiliza engrenagens planetárias e possui função reduzida para subidas e descidas íngremes. Integrados ao câmbio estão o motor de tração elétrico e também um gerador.

Segundos dados da importadora, a Maverick Hibrid acelera de tem 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e consome 15,7 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada. Isso dá uma média de 14,6 km/l. O tanque de combustível comporta 57 litros.
Se comparada às picapes e SUVs concorrentes a diesel, a Maverick Hybrid Lariat é cerca de 30% mais econômica no consumo.
A bateria de tração, de células de íons de lítio, tem capacidade de 1,1 kWh e potência máxima de 27 kW. Para carregar a bateria, a picape conta com freio regenerativo. Compacta, a bateria pesa 27 quilos e conta com um sistema de arrefecimento líquido.
Mesmo sendo uma picape mais destinada ao uso urbano, ela encara com valentia as estradas de terra. Porém, com limitações, já que a altura do solo é de apenas 218 milímetros.
Sua plataforma de construção é um monobloco incorporado á caçamba conectada ao pilar C, o que contribui para uma maior rigidez torsional.
Elegante
Assim como as demais Mavericks, a versão híbrida tem design com linhas retas e marcantes. Comprida, a nova picape mede de comprimento 5,1 metros e tem um entre-eixos de 3 metros.
Isso permite que ela tenha um razoável espaço interno. A fabricante diz que leva com conforto até 5 passageiros. Até vai, mas sem conforto. Quer conforto, no máximo 4.
O acabamento é muito bom. Os bancos contam com revestimento premium ActiveX e os dianteiros possuem regulagem elétrica em oito posições para o motorista e manual em seis posições para o passageiro.

O volante revestido em couro tem com ajuste de altura e profundidade. O seletor rotativo de marchas e o freio de estacionamento elétrico liberam espaço no console e facilitam o acesso aos vários porta-objetos.
O veículo vem também com cinco modos de condução: normal, rebocar, escorregadio, eco e esportivo, que ajustam automaticamente a sensibilidade do controle de estabilidade e tração, do acelerador e da direção para otimizar o desempenho e a segurança em cada condição de rodagem.
Embaixo do banco traseiro, a Maverick tem um compartimento com 58 litros. O acesso é facilitado pela abertura do assento, em até 90. Porta objetos é o que não falta nessa nova picape da Ford.

Já a caçamba, com capacidade de 943 litros e 659 kg, tem fácil acesso. Ela é revestida com um material resistente e possui compartimentos inteligentes nas laterais, oito pontos de fixação e encaixes para divisores.
A tampa pode ser aberta em posição intermediária para transportar objetos maiores e a preparação de engate permite rebocar até 400 kg.
A suspensão dianteira independente, do tipo McPherson, tem amortecedores com “stop” hidráulico e a suspensão traseira é formada por eixo de torção e molas de força vetorada. Ambas garantem um rodar macio e controlam com eficiência a rolagem da carroceria. A Maverick Hybrid é calçada com pneus 225/60 R18.
Conectada
Outro item de série e destaque da Maverick Hybrid é a conectividade. Com o aplicativo FordPass, é possível comandar pelo celular o travamento e destravamento remoto, dar partida remota com climatização, receber alertas de funcionamento e de acionamento do alarme, localizar o veículo e conferir a autonomia, odômetro e pressão dos pneus.
O cliente também pode agendar serviços – inclusive com retirada e entrega em casa – e conferir os preços online, além de acompanhar a sua execução em tempo real e contar com suporte técnico 24 horas.
Com o exclusivo acompanhamento preventivo inteligente, uma equipe de especialistas monitora mais de 3.000 alertas de funcionamento do veículo e, ao identificar uma condição crítica, orienta proativamente o cliente.
Uma nova função, introduzida agora, é o monitoramento da vida útil do óleo com revisões inteligentes. Em vez de seguir um prazo fixo de 10.000 km, as revisões são feitas com base no monitoramento das condições reais de uso do veículo. Assim, se reduz o desperdício de óleo – que beneficia também o meio ambiente – e há mais transparência no controle das revisões.
Equipada
A Maverick Hybrid vem com tecnologias avançadas de conveniência e segurança que permitem uma interação altamente intuitiva e facilitam o dia a dia do usuário.
Painel com tela digital de 6,5 polegadas, multimídia SYNC com tela de 8 polegadas e acesso a Apple CarPlay e Android Auto, chave com sensor de presença e botão de partida, abertura da porta por teclado, alarme com imobilizador e ar-condicionado digital dual-zone fazem parte do pacote.
Suas tecnologias de segurança incluem: sete airbags com detecção inteligente de ocupantes, assistente de frenagem com detecção de pedestres e ciclistas, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de LED com acendimento e luz alta automáticos, câmera de ré, assistente de partida em rampa, assistente de frenagem pós-colisão e monitoramento de pressão dos pneus.
Outra novidade é o recurso que faz o câmbio retornar automaticamente à posição de estacionamento (park) sempre que a porta é aberta, uma medida adicional de proteção aos ocupantes. Há também quatro entradas USB tipo A e tipo C e tomada 12 V na traseira.
Ford Maverick Hybrid Larat R$ 244.890,00
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74