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Bosch planeja se tornar hub de soluções digitais na América Latina com programa para jovens que começou em Campinas

26 de maio de 2023

Sede da Robert Bosch na América Latina desde 1956, a unidade de Campinas emprega quase 50% do total de funcionários nesta região do mundo, ou seja, em torno de 5 mil. Em toda América Latina são aproximadamente 11.500 colaboradores.

E dentro dos projetos de inovação e digitalização da empresa que é líder global no fornecimento de tecnologias e serviços, uma das iniciativas que nasceu nesta unidade local em 2021 tem gerado novas oportunidades para jovens da região: a Digital Talent Academy (DTA), com foco na graduação técnica de jovens com módulos customizados em digitalização, automação inteligente, desenvolvimento de software, inteligência artificial e análise de dados.

Com duração de dois anos, a formação é direcionada para estudantes de 16 a 19 anos, e inclui bolsa-auxílio e aulas de inglês. Para ingressar, é necessário participar de um processo criterioso que seleciona os jovens mais talentosos e interessados na área, além de refletir a situação demográfica e diversidade da região.

Com o programa, a estratégia da Bosch é se tornar um centro de competência global em tecnologias digitais e atender a indústria do futuro com mão de obra especializada. O programa, realizado em parceria com o Senai, chegará ao final de 2023 com aproximadamente 200 alunos e, no próximo ano, com 300. A expectativa é formar cerca de 1000 alunos ao longo dos próximos anos para atender as demandas globais da empresa.

Implementado há dois anos, o programa tem despertado interesse dos jovens. De acordo com a empresa, para as cerca de 170 vagas disponibilizadas até agora houve mais de 10 mil inscritos. O investimento é da ordem de 12 mil euros por ano por aluno. E a aderência gira em torno de 90%.

O programa, portanto, se tornou um pilar estratégico que deve transformar e preparar a Bosch para se tornar um hub de soluções digitais.

“Somos muito mais do que um tradicional e consolidado fornecedor de autopeças e ferramentas elétricas. Somos uma empresa de tecnologia parceira dos nossos clientes, pois temos conhecimento, força inovadora, desenvolvemos novos negócios digitais e contribuímos muito com a sociedade na qual estamos inseridos, inclusive com a capacitação técnica de jovens profissionais”, afirma o CEO e presidente da empresa, Gastón Diaz Perez, que recebeu a imprensa em um encontro na unidade de Campinas no dia 18 de maio para falar sobre os resultados de 2022, investimentos e novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas.

Segundo o executivo, as regiões onde a empresa está presente conta com uma excelente infraestrutura logística, universidades renomadas para formação de pessoas, centros de pesquisa e desenvolvimento e custos competitivos, como é o caso de Campinas, que corroboram para tornar o grupo Bosch na América Latina um centro de competência global em transformação digital.

Atualmente, a DTA está implantada em Campinas e, em breve, será ampliada para outras localidades onde a Bosch está presente no Brasil.

Espaços colaborativos inspiram novos negócios

Foto: Paulo Rocca, diretor de Inovação e Novos Negócios da Bosch América Latina

Os investimentos em tecnologia digital e em soluções AIoT (união entre Inteligência Artificial e Internet das Coisas) também demandam novos e modernos ambientes que apoiam a cocriação e troca de conhecimento. O DigiHub América Latina, inaugurado no início deste ano também na unidade Campinas, tem um papel importante para a formação do futuro digital da empresa na região, de acordo com a empresa. O espaço colaborativo visa conectar projetos e negócios, pessoas e áreas focados em inovação, digitalização e serviços.

No local, também estão concentradas as atividades do The Connectory Brasil, uma plataforma para impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras e novos modelos de negócios por meio de parcerias com startups, universidades, institutos de pesquisa e outros, com foco principal em AloT. Além de Campinas, há uma unidade em Curitiba, desde 2019. O Connectory é uma rede global que está presente não apenas no Brasil, mas também em Chicago, Guadalajara, Stuttgart e Xangai.

Mercado automotivo – mobilidade, sustentabilidade e 20 anos do Flex

A Bosch também tem desenvolvido tecnologias nas áreas da eletrificação, híbrido-flex, conectividade, automação e redução de emissões, além de estar comprometida com a descarbonização.

Foto: Fábio Ferreira, diretor de produtos da divisão de Powertrain Solutions da Bosch

O CEO da empresa reforça que o Brasil está à frente de outros países por já ter uma matriz energética verde e renovável, ocupando posição de destaque mundial, e o etanol faz parte disso. Graças à tecnologia Flex Fuel – desenvolvida pela Bosch em meados dos anos 1990, e que em 2023 completa 20 anos desde o lançamento do primeiro carro com o sistema no mercado – hoje é possível utilizar um biocombustível que atende as exigências de redução de emissões de CO2. “Temos orgulho de comemorar o marco dessa inovação 100% brasileira, que é sinônimo de economia, liberdade de escolha, versatilidade e respeito ao meio ambiente”, destaca Diaz Perez.

O executivo ressalta ainda que o etanol apresenta um balanço muito positivo de emissão dentro do conceito de medição do poço-à-roda (well-to-wheel) em comparação com outros tipos de combustíveis. “Por isso, a nossa visão é que o motor a combustão continuará nos próximos anos e o Brasil poderá ser o primeiro país a atingir as metas de descarbonização no mundo com a priorização do abastecimento com etanol. Isso abre possibilidades de que a região se fortaleça como um centro de competência global de sistemas e componentes, permitindo trazer negócios adicionais de exportação”, complementaz.

Mesmo com a ascensão dos carros elétricos em diversos países, a Bosch na América Latina continua atuando no aprimoramento de soluções para veículos movidos a etanol. Uma das novidades é CO2 Tracking – tecnologia de conectividade que monitora em tempo real as emissões do veículo e a opção do cliente pelo uso do etanol. O objetivo é estimar a quantidade de CO2 que deixou de ser emitida ao utilizar o etanol, quando comparado a outros combustíveis. Esta solução digital tem o objetivo de conscientizar e possibilitar o entendimento do consumidor sobre o impacto positivo ao escolher o etanol no que se refere à redução da pegada de carbono no uso do transporte individual ou em frotas.

Já no quesito segurança, mobilidade conectada e semiautônoma, a Bosch e a Mercedes-Benz investiram no CTVI – Centro de Testes Veiculares de Iracemápolis, no interior de São Paulo. Instalado em uma área de 400 mil metros quadrados, o CTVI conta com pistas projetadas para avaliações de segurança veicular, eficiência energética, novas tecnologias de assistência ao condutor, bem como testes com veículos autônomos, híbridos e elétricos. A infraestrutura com padrão internacional estará disponível para locação de fabricantes de veículos e componentes automotivos.

Tecnologia no campo e mineração

Foto: Mathias Schelp, responsável pela divisão de Veículos Comerciais e Off-road (CVO)

Na América Latina, tanto o agronegócio como a mineração também são áreas importantes de atuação da Bosch. No campo, os destaques são as soluções inteligentes e conectadas que proporcionam mais eficiência e produtividade aos agricultores, como a Solução de Plantio Inteligente Bosch e o Fertilizer, sistema retrofit para distribuição de fertilizantes em taxa fixa ou variável, visando uma utilização otimizada de insumos. Além do One Smart Spray, solução para a pulverização inteligente de herbicidas da joint venture entre Bosch e BASF.

Já na mineração, dentro do conceito de “smart mine” os pilares que norteiam o desenvolvimento de tecnologias com recursos de conectividade são segurança nos processos, redução de custos, bem como eficiência e produtividade. Dentre as soluções da Bosch para este setor estão o Smart Conveyor e Smart Lockout.

Meta é dobrar faturamento até 2030

Foto: Gastón Diaz Perez, CEO e presidente da Bosch na América Latina

A empresa fechou o ano fiscal de 2022 com vendas totais de R$ 10,3 bilhões na América Latina, incluindo as exportações e as vendas das empresas coligadas, um crescimento de 11,5% em comparação com 2021.  Os setores de Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial contribuíram diretamente para atingir o resultado positivo na região, de acordo com a empresa.

No Brasil, as operações do grupo foram responsáveis por 74% do volume de vendas na região, com um faturamento de R$ 7,8 bilhões em 2022, sendo 23% gerados a partir das exportações para os mercados da América Latina, América do Norte e Europa.

No que se refere a 2023, a Bosch segue com uma visão positiva, porém cautelosa. “Em momentos de maior volatilidade, é ainda mais importante garantir a solidez financeira da empresa por meio do equilíbrio entre rentabilidade e investimentos. Neste cenário, esperamos um crescimento moderado das vendas para este ano”, ressalta Diaz Perez.

Mas a empresa tem como meta superar R$ 20 bilhões em faturamento na América Latina até 2030.

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