Carros

Entenda como são escolhidos os nomes do modelos da Jeep

12 de abril de 2023

Muitos leitores perguntam qual a origem dos nomes que são dados aos veículos. Decidir por um nome, em qualquer marca, não é fácil e demanda muitas reuniões e estudos.

No caso da Jeep, líder de vendas em seus segmentos, Renegade, Compass, Commander, Wrangler e Gladiator já são nomenclaturas comuns em seus veículos há  algumas décadas. Ou seja, a maioria dos atuais modelos carrega a história de antecessores.

A história começa em 1941, quando o exército dos EUA assinou um contrato com a Willys-Overland para essa ser a principal fornecedora do exército americano durante a Segunda Guerra Mundial. Mais do que isso, cada um deles também remete a suas características fundamentais, como valentia, estilo e habilidades off-road.

Renegade

Hoje um modelo cobiçado pelos consumidores do segmento B-SUV, empresta seu nome de uma versão do clássico jipe CJ, dos anos 1990.

Na tradução do inglês, significa “renegado”, ou “aquele que quebra tradições”, o que realmente fez.

Compass

Em inglês significa bússola, instrumento utilizado para navegação e orientação. A finalidade é dar a ideia de que o modelo te levará aos lugares que você deseja.

Commander

Mais um nome inspirado em um clássico da marca. Commander, ou seja, comandante, quer passar a mensagem que você é que determina onde e como quer ir. Com muito conforto e sete lugares.

Wrangler

Talvez o mais icônico. Sucessor do primeiro jipe, o CJ, ou popularmente conhecido como “Cara de Cavalo”, o Wrangler foi incorporado à linha da Jeep em 1987, quando a marca foi comprada pela Chrysler. No inglês, significa um cowboy, que trabalha duro independente da situação, que enfrenta qualquer terreno. É a referência em modelos com tração 4×4.

Gladiator

O gladiador (tradução do inglês) é a valente picape da Jeep. Assim como um soldado romano, é forte, destemida e preparada para qualquer situação.

No entanto, essa não foi a primeira picape da Jeep a ser batizada com esse nome.  A primeira Gladiator foi fabricada entre 1962 e 1971, nos EUA, como sucessora da Willys Jeep Truck. Na Argentina, essa produção ocorreu até 1977.

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74