Carros

Andamos em Portugal no C3 Aircross que será lançado no Brasil

30 de abril de 2023

A Citroën fez uma pré-apresentação do novo C3 Aircross que chegará ao mercado brasileiro no último trimestre deste ano. Muito mais elegante e bonito que o irmão europeu, o novo C3 Aircross vai chegar com capacidade para acomodar cinco ou sete passageiros.

Para o mercado nacional haverá inicialmente uma única motorização: 1,0 litro, turbo flex com potência de 130 cavalos a 5.750 rpm e torque de 20,4 kgfm a 1.700 rpm. Esse motor já é utilizado pelos Fiat Frastback e Pulse. A transmissão CVT simulará sete marchas.Já para exportação (Argentina, Chile, Bolívia, Colômbia e Uruguai), o modelo irá com um motor de 1,6 litro.

Apesar de ter a denominação de C3 e dividir alguns conteúdos, como faróis e capô, o Aircross se distancia em muito do modelo de entrada da marca francesa. Além da elegância e a modernidade, o novo modelo passa um aspecto de robustez. Sem dúvidas, é um SUV que vai agitar o mercado nacional e enfrentar modelos até de porte superior.

Por dentro, o espaço interno é muito bom e pode vir com duas ou três fileiras de bancos. Na versão sete lugares, o ar condicionado também terá uma saída no teto, para atender a terceira fileira.

O painel de instrumentos é o mesmo da versão menor hatch, menor que um celular, mas a tela central multimídia é de 10 polegadas, que permite espalhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.
O modelo terá cinco versões de acabamento.

Avaliação

O Carros do  Campinas.com.br avaliou em Portugal  a versão europeia do C3 Aircross. O segmento de SUVs representa hoje mais da metade da preferência do mercado mundial. E é nisso que a marca francesa apostas suas fichas.


(Fotos modelo europeu Luis Fraga/Lisboa-PT)
Na Europa, o modelo aventureiro tem duas motorizações a diesel e duas à gasolina. O modelo que usamos tinha motorização 1,2 a gasolina, três cilindros, turbo, que desenvolve 131 cavalos a 5.500 rpm e 230 Nm a 17.500 rpm. O modelo acelerou de 0 a 100 quilômetros por hora em 10,1 segundos e atingiu a máxima de 195 quilômetros por hora. A transmissão era manual de seis marchas.

Tanto na estrada como na cidade, mostrou um desempenho muito bom. E muito econômico: chegou a fazer médias superiores a 16,2 quilômetros por litro.

A estabilidade é muito boa e assim como os freios, transmite confiança.
Durante a avaliação, tivemos que pegar algumas vias de terra batida e o comportamento foi surpreendente.

Em algumas situações, de pisos com pouca aderência, o bravo C3 Aircross surpreendeu pela agilidade e disposição. Contou para isso com o bom acerto da suspensão, a altura do solo e o sistema Grip Control com Hill Assist Descent.

Por dentro, o Aircross agradou pelo bom espaço. A versão usada tinha capacidade para até cinco passageiros. O banco traseiro, deslizante pra a frente e para trás, permite criar um espaço muito generoso tanto para as pernas como para a cabeça, mesmo com pessoas com maior estatura. Assim pode se privilegiar o espaço para os passageiros ou aumentar o porta-malas. Muito legal.

O painel de instrumentos, de 9 polegadas, é maior do que o da versão brasileira, que tem 7 polegadas. Mas apesar do tamanho, é possível se manter bem informado. Já o painel central é de 10 polegadas.

Resumindo: o C3 Aircross superou as expectativas no nosso breve test-drive.

 

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