Antônio Fraga
Depois de comprar a fábrica paralisada da Mercedes-Benz em Iracemápolis, interior de São Paulo, a chinesa GWM lança o seu primeiro SUV no mercado nacional. O conglomerado aposta alto no mercado brasileiro e espera o transformar numa referência mundial.


Além do design cupê moderno, elegante e muito agressivo e o excelente acabamento, o novo Haval H6 híbrido tem dois destaques muito importantes: a economia e o preço. Sem dúvidas, é um baque na concorrência, principalmente se comparado ao Toyota Corolla Cross híbrido, seu principal concorrente.
Muito mais interessante que os veículos 100% elétricos, o Haval H6 Premium HEV, na versão de entrada, oferece a possibilidade de o motorista se deslocar por grandes distâncias, já que é um híbrido autorecarregável, que conjuga um motor à combustão 1,5 litro, turbo e um motor elétrico.
Juntos produzem 243 cavalos de potência e 54 kgfm de torque. Com esses números, o SUV é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,9 segundos.
O novo SUV médio H6 Premium HEV é uma excelente opção para quem mora longe dos grandes centros que já contam com alguns eletropostos ou que não podem fazer a recarga da bateria na sua garagem.
O H6 Premium HEV será vendido apenas em uma opção de acabamento, com o mesmo pacote de equipamentos e tecnologia das versões superiores. Isso quer dizer que o HEV terá condução semiautônoma (ADAS – Advanced Driver Assistance System) nível 2+.

O modelo, muito bem equipado e com muita tecnologia, conta com piloto automático adaptativo (ACC) com Stop & Go, frenagem automática de emergência (inclusive para pedestres, bicicletas e motos), frenagem automática de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de pontos cegos, centralização de permanência de faixa, alerta de perigo de abertura de portas, reconhecimento de placas de trânsito, Auto Reverse Assistance e Parking Assist para vagas paralelas e em 45° e 90° (com controle automático de direção, freio e acelerador) com câmera 360º.
Já entre os itens de tecnologia e conforto, o H6 HEV traz update de software pela nuvem (OTA – Over The Air), controle remoto do veículo pelo celular, central multimídia de 12,3 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, comandos por voz em português, ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros elétricos com ventilação, seis airbags e porta-malas com abertura elétrica por sensor de presença, entre outros. Nos primeiros modelos, o teto solar elétrico panorâmico é de série. Depois de abril será opcional e custará R$ 10 mil.
O pacote especial de pré-venda inclui dois anos de revisão grátis ou 24 mil quilômetros e direito ao Tomorrow Assistance: serviço de oficina remota GWM, que realiza o serviço no local em que o cliente indicar e ainda disponibiliza um carro de cortesia se o tempo de reparo for superior a 24 horas, proteção total contra danos da bateria do sistema híbrido, além da garantia de fábrica de série por oito anos ou 200 mil quilômetros contra defeitos de fabricação dessa bateria.
Plug-in
Além da versão de entrada autorecarregável, a Premium HEV, a marca chinesa mostrou mais duas versões: H6 Premium PHEV AWD e GT PHEV AWD.
Os dois SUVs superiores são plug-in (podem ser recarregados num eletroposto ou na corrente caseira) e contam com motor 1,5 turbo à combustão e dois motores elétricos (um em cada eixo, por isso AWD), que produzem 393 cavalos de potência e 77,7 kgfm de torque máximo. Os PHEV aceleram de 0 a 100 quilômetros por hora em 4,8 segundos (H6 GT) ou 4,9 segundos (H6 Premium) e têm a velocidade máxima limitada em 153 quilômetros por hora.
Os dois motores elétricos são alimentados por uma bateria de 34 kWh, que dá uma autonomia de 170 quilômetros (ciclo NBR). Esse excelente powertrain é exclusivo do mercado brasileiro.
Exclusivo
A linha Haval H6 foi desenvolvida exclusivamente para o Brasil. A suspensão, que em muitos veículos importados sofre com o lamentável piso brasileiro, foi retrabalhada. Com isso se adapta melhor às condições das estradas e ruas brasileiras e fica mais ao gosto do motorista local.
O sistema de direção também sofreu modificações, com ajustes no nível de maciez da assistência elétrica e na relação de giro do volante, para tornar suas respostas mais rápidas e diretas. A nacionalização do projeto incluiu ainda reprogramação de recursos de condução ativa e modificações no sistema de conectividade, que é 100% em português, inclusive nos comandos por voz.
O design do modelo é muito agradável, atual e bonito. O H6 Premium recebeu um pacote de acabamentos externos em black piano, formado pelas molduras das janelas, racks no teto, spoiler traseiro e frisos decorativos na traseira e nas laterais.

O Brasil também vai estrear o novo logotipo global “Haval”, que recebeu um novo grafismo e está mais compacto. Mas o dianteiro é de gosto duvidoso. Num modelo com detalhes tão bonitos, merecia uma coisa mais elaborada.
O GT, o mais atraente, se diferencia externamente pela grade e pára-choques mais esportivos, pinças de freio e emblema GT na cor vermelha, além de todos os logotipos pretos na tampa traseira.
As rodas de 19 polegadas são diferentes para cada versão. O H6 Premium HEV tem aros pintados de preto com pneus 225/55 R19, o H6 Premium PHEV conta com rodas diamantadas com pneus 235/55 R19 e o H6 GT PHEV vem com aros pintados de preto com desenho exclusivo e pneus 235/55 R19.
Nesses dois modelos, a marca vai oferecer de graça um carregador portátil de 3,6 kW.
Conforto
O interior se destaca dos demais concorrentes pelo excelente acabamento e materiais de grande qualidade. E mais: é elegante e discreto. Muitos modelos elétricos, na tentativa de mostrar futurismo, parecem carros alegóricos.

As duas versões do H6 Premium têm revestimentos de console e portas em black piano com bancos de couro preto, enquanto o GT usa acabamentos internos que simulam fibra de carbono e revestimento de tecido suede em bancos, portas, console e painel.
Vendas
A pré-venda está sendo realizada pela página da GWM dentro do Mercado Livre, disponível neste link: www.mercadolivre.com.br/a/store/gwm. Os interessados em adquirir um H6, já no ano-modelo 2024, poderão fazê-lo deixando um adiantamento de R$ 9 mil até o dia 31 de março. Também pode ser adquirido nas concessionárias. As primeiras unidades começarão a ser entregues em abril.
Preço
Haval H6 Premium HEV – R$ 209 mil;
Haval H6 Premium PHEV – 269 mil;
Haval H6 GT PHEV – 299 mil.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74