Carros

Ford se destaca no mercado e trás a primeira van automática

27 de março de 2023

Quem trabalha o dia-a-dia no transito das grandes cidades sabe quanto é cansativo a centenas de trocas de marchas diárias. E para quem trabalha com transporte de passageiros, quanto é mais confortável não ter aquele “solavanco” a cada troca de marchas. Por isso é que é tão importante o novo lançamento da Ford no Brasil. Além de ter uma manutenção muito mais barata, a Transit automática vem ajudar os motoristas e frotistas.

A primeira van com transmissão automática do Brasil chega para dar sequência á agressiva oferta de produtos comerciais da marca americana no Brasil. Em breve a marca pretende começar a vender a Transit Chassi e a E-Transit 100% elétrica.

A Transit automática chega nas versões minibus, com 15 ou 18 passageiros envidraçada e furgão longo com teto alto (L3H3), com capacidade de 12,4 m3. Sua transmissão de dez marchas, com conversor de torque, traz um excelente conjunto e oferece uma direção eficiente e confortável que contribui para diminuir o custo total de operação. Associada com o sistema start-stop e os três modos de condução, a Transit conta com tração traseira.

A van automática proporciona um menor desgaste de peças e componentes, o que aumenta a durabilidade do trem de força, reduz a frequência de manutenção e os riscos de paradas imprevistas. Com isso, o tempo de “parada” para manutenção é estendido. A sua operação simples também diminui o estresse dos motoristas, e segurança já que o motorista não precisa tirar as mão do volante ou tirar os olhos das vias.

Para Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul, “além de reduzir a fadiga e a distração do motorista, ela tem um padrão de eficiência, economia e durabilidade que favorece o tempo de atividade e o custo total de operação do veículo”.

Para brigar forte pelo mercado, a Transit automática chega com preço posicionado na mesma faixa da sua principal concorrente com transmissão manual.

A transmissão automática da Transit utiliza uma programação adaptativa de mudança em tempo real que seleciona a marcha ideal para otimizar o desempenho e a economia de combustível em cada cenário de direção. Junto com o motor 2.0 EcoBlue diesel, com 165 cavalos a 3.500 rpm e torque de 39,7 kgfm entre as rotações de 1.750 a 2.750 rpm, ela garante força em aclives, segurança em declives e ultrapassagens, melhorando ainda mais a dirigibilidade.

Entre outros avanços, esse motor conta com turbo de geometria variável que entrega performance em todas as faixas de rotação e níveis de atrito extremamente baixos, incluindo correia banhada em óleo para redução do desgaste e melhoria do conforto acústico.

“O número maior de relações da transmissão automática permite que o motor funcione mais próximo da eficiência máxima”, diz Daniel Santos, gerente de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul.

Num cálculo aproximado, um motorista profissional faz mais de 750 mil trocas de marcha por ano em um veículo com câmbio manual. A nova transmissão automática elimina esse esforço e aumenta o conforto do condutor que passa longos períodos no volante, com partidas e acelerações escalonadas, sem vibrações e asperezas.

Manutenção

A manutenção mais econômica é outra vantagem da Transit automática. Por não exigir a troca do kit de embreagem, ela reduz o número de paradas para serviço e tem um custo de manutenção do sistema da transmissão cerca de 70% menor.

A durabilidade da nova transmissão foi comprovada em mais de 6 milhões de quilômetros de testes e foi validada para as condições brasileiras no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí, em um programa que incluiu 3.000 horas de testes de calibração em dinamômetro e rodagens, e em condições reais de uso.

De série

Bem equipada, a Transit automática conta com auto start-stop, três modos de condução e modem de conectividade de fábrica, integrado à arquitetura elétrica do veículo, que permite receber alertas preventivos, agilizar o atendimento em caso de assistência, gerar relatórios com indicadores para o negócio, localizar o veículo e agendar e acompanhar serviços online.

Também vem de série com controle eletrônico de estabilidade e anticapotamento, controle de carga adaptativo, estabilização de vento lateral e assistente de partida em rampa (Sistema AdvanceTrac), computador de bordo com tela de 2,3”, multimídia SYNC Move com tela de 8”, Android Auto e Apple CarPlay e câmera de ré com sensor de estacionamento.

O volante multifuncional, o isolamento acústico aprimorado e a segurança com nota máxima do EuroNCAP são outros diferenciais. A versão minibus também é a única da categoria com assistência autônoma de frenagem com detecção de pedestres, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, estribo lateral elétrico e cintos de segurança de três pontos em todos os bancos de série.

Ford Transit automática
Minibus envidraçada – R$298.200,00
Furgão – R$274.500,00

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74