Como já havíamos adiantado aqui no Campinas.com.br, a Volkswagen do Brasil apresentou hoje oficialmente a nova geração do sedã Virtus, que chegará às concessionárias em março. Segundo a fabricante o modelo chega mais moderno, sofisticado, tecnológico e seguro. A lista de itens de série desde as versões mais básicas e o novo design demonstra que a marca quer colocar o sedã num patamar mais elevado.

Na frente o modelo ganhou um novo conjunto de faróis e iluminação de neblina em LED de série para todas as versões. O novo capô tem um perfil mais alto, permitindo um para-choque mais imponente.
Na traseira também recebeu lanternas em LED com nova assinatura que invade a tampa do porta-malas. O emblema, com nome do modelo, aparece centralizado e acompanhando o novo logo da marca. O destaque fica para a parte inferior, que recebe friso cromado na versão Highline, além de refletores. Todas as versões receberam rodas renovadas, especialmente a versão topo de linha, com design diamantado de 17 polegadas.

Upgrade
Por dentro, o painel recebeu revestimentos com costuras duplas, assim como os acabamentos de porta. Os bancos são totalmente novos, em couro a partir da versão Comfortline, e com detalhes na cor Marrom Mocca no topo de linha Highline.
O volante multifuncional tem mesmo acabamento, mas na cor preta; por fim, a manopla de câmbio tem detalhe iluminado, assim como os SUVs T‑Cross e Taos.
A central multimídia VW Play, de 10,1 polegadas, o painel de instrumentos 100% digital de 10,25 polegadas, e o ar-condicionado Climatronic Touch compõe a ilha digital do Virtus. De série em todas as versões, o sedã ganhou carregador de celular por indução e duas entradas USB-C.

Os passageiros do banco contam com saída de ar-condicionado e outras duas entradas USB-C. Atrás dos bancos são 521 litros de capacidade no porta-malas.
Equipamentos
Para 2023, o Virtus teve seu pacote de assistências ao motorista incrementado. O ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo) e AEB (Frenagem Autônoma de Emergência) são funções de série em todas as versões com câmbio automático, acompanhados da Função Frenagem de Manobra, seis airbags, Detector de Fadiga, Sistema de Frenagem Pós-Colisão, XDS+, sistema exclusivo da VW que utiliza as pinças de freio dianteiras para oferecer mais aderência em curvas, controlando a entrega de potência, e o BSW, função que atua reduzindo automaticamente a película de água nos discos dianteiros em dias de chuva, permitindo melhor desempenho de frenagem em piso molhado. Mas o novo Virtus perdeu os freios a disco na traseira, que agora são a tambor. Bem menos eficientes.
Debaixo do capô, toda a linha do três volumes está equipada com motores da linha TSI da VW. São cinco configurações disponíveis: 170 TSI com câmbio manual ou automático para a versão de entrada; o 200 TSI para as versões Comfortline e Highline; e o 250 TSI, especialmente para a nova versão Exclusive.
Exclusive
Inspirado no sedã clássico da VW de 1990, o Santana EX, a nova versão Exclusive chega para assumir o posto de mais completa e sofisticada da história do Virtus. O sedã contará com o motor 250 TSI.
O design da versão é exclusivo, recebe para-choques inéditos com frisos em cinza e o emblema Exclusive na grade dianteira, que acompanham as capas de retrovisor na mesma cor.
Nas laterais, as rodas são de 18 polegadas com acabamento escurecido e o emblema Exclusive conecta o para-lama com a porta dianteira. Por fim, a traseira completa a roupagem minimalista e sofistica, com emblemas pintados em preto piano.
A versão mais luxuosa chegará ao mercado primeiro semestre de 2023.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74