Carros

Novo Jeep Compass 4xe é o mais agradável e econômico da marca

28 de fevereiro de 2023

Líder de vendas entre os SUVs no mercado brasileiro, o Jeep Compass 4xe é com certeza o mais interessante. O primeiro modelo eletrificado da Stellantis no mercado nacional custa R$ 350 mil. Portanto, mais caro que o irmão maior, o Commander, que tem capacidade para até sete pessoas, mas tem “só” 185 cavalos e faz uma média, entre cidade e estrada, de pouco mais de 7 quilômetros por litro.

Nesse caso, muito mais inteligente que os veículos elétricos, esse híbrido compensa o maior investimento. Por quê?
Com o motor elétrico, pode-se rodar sem gasolina, só com o elétrico, quase 50 quilômetros e fazer médias superiores a 20 quilômetros por litro.

Milagre

O Jeep Compass 4xe associa o competente motor 1,3 litro turbo de 185 cavalos e torque de 27,5 kgfm instalado no eixo dianteiro com um motor elétrico de 60 cavalos, 24,2 kgfm, no eixo traseiro. Por isso, o modelo é 4X4. Os dois motores geram então 240 cavalos, muito mais que qualquer outro Compass ou Commander. Os dois motores podem trabalhar juntos ou separados, o que gera a boa potência e a ótima economia.

No painel, há três botões: hybrid, eletric, ou e-save. Assim, o motorista pode selecionar como quer andar. Se comprimir o eletric, vai andar somente com as baterias. Mas, se precisar usar a potência do 4xe, é só acelerar que o motor à combustão entra em atividade.

Já a função e-save é a mais indicada quando se quer usar somente o motor à gasolina, guardando a carga da bateria. É possível ainda programar para que o motor à combustão carregue as baterias, independentemente da regeneração proporcionada pelo acionamento dos freios.

Num bom carregador, as baterias são totalmente carregadas em pouco mais de uma hora e meia. Em casa, numa tomada 220 volts, vão pelo menos 5 horas.

Desempenho

O Compass é bem ágil e suave. O silêncio é outra boa qualidade. O híbrido não tem a preocupação de ser veloz, mas mesmo assim atinge a velocidade máxima de 206 quilômetros por hora e acelera de 0 a 100 em 6,8 segundos. Apenas um quilômetro por hora a menos que a versão flex. Apenas com o motor elétrico, é possível alcançar 130 quilômetros por hora.

Mas está na economia a maior atração do 4xe. Em todas as avaliações, o modelo surpreendeu, alcançando uma média de 24,9 quilômetros por litro na cidade e 24,1 na estrada.
A transmissão automática de seis velocidades, exatamente a mesma dos modelos nacionais, foi recalibrada para trabalhar com as novas motorizações e é muito eficiente.

Acabamento

O acabamento é ótimo e confortável. Utilizando couro, aço escovado e plásticos de excelente qualidade, o interior é bastante agradável e acomoda muito bem até cinco passageiros. Mas, como em todos os veículos, o ideal são quatro. Esses não vão ter do que reclamar.

Como em quase todos os projetos vindo de fora, o modelo que começa a ser produzido no Brasil perde qualidade visando economia de produção. Importado da Itália, o Compass 4xe tem o mesmo acabamento dos modelos produzidos na fábrica de Goiana, em Pernambuco.

Importado em versão única, a “S”, é muito bem equipado e conta com ar-condicionado digital de duas zonas, teto solar panorâmico, bancos de couro com ajustes elétricos, quadro de instrumentos digital, alertas de ponto cego e saída de faixa, frenagem automática de emergência e

câmeras 360°. O som é Alpine com oito alto-falantes.
O assistente Advance Intelligence foi atualizado e tem funções específicas para o modelo híbrido.
Destaque também para as rodas de 19 polegadas com pintura preta diamantada. Chique. (Antônio Fraga)

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