Antônio Fraga
Com mais de 14 milhões de unidades vendidas em todo o mundo desde o seu lançamento em 1948, o Mercedes-Benz Classe E é, sem dúvida, um dos carros mais importantes e icônicos na trajetória da marca alemã. É tão importante para a história da empresa tanto fora como no mercado nacional, que após a volta das importações no início dos anos 90, foi um Mercedes-Benz E 300 foi o primeiro modelo a descer no território brasileiro. Mais precisamente no aeroporto de Viracopos, em Campinas-SP.
A quinta geração do Classe E avaliada pelo Campinas.com.br chegou em 2017 e ganhou uma reestilização no ano passado. O modelo tem o mérito de conservar as linhas clássicas com uma boa dose de modernidade, como é do agrado do seu clássico consumidor.
Equipado com um motor inovador, que pela primeira vez reúne a tecnologia que a marca chama de Conicshape (cilindros mais largos na base e revestidos de grafite Nanoslide para reduzir o atrito interno), o dois litros, quatro cilindros, com turbocompressor twin-scroll desenvolve 258 cavalos de potência a 5.800 rpm e 37,7 kgfm de torque já a 1800 rpm.
Mesmo pesando 1.580 quilos, o E 300 tem um desempenho surpreendente, tanto na cidade como na estrada. Com muita desenvoltura, o E300 acelera de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos e tem a velocidade máxima limitada em 250 km/h.
E para parar, a 80 quilômetros por hora até a imobilidade, graças aos freios a disco ventilados na frente e na traseira e pneus 245/40 R19 na frente e 275/35 R19 na traseira, o Mercedes E 300 precisa de apenas 25 metros.
Se o desempenho agrada, o consumo é inacreditável para um veículo desse porte: 13,2 quilômetros por litro na estrada e 10,9 na cidade.
Durante a avaliação, na Rodovia dos Bandeirantes, a 120 quilômetros por hora, o motor estava consumindo um litro a cada 16,7 quilômetros. Tem muito automóvel pequeno, os antigos populares, que não faz isso. Isso com muito conforto, tecnologia e espaço. E matando de inveja um monte de gente por onde passa.
A transmissão é automática de nove velocidades, com trocas rápidas e suaves, e a possibilidade fazer as trocas pelas “borboletas” atrás do volante. No console central, tem um seletor que permite que o motorista escolha do modelo de condução mais interessante para aquele momento.
Com quatro modos, Comfort, Sport, Sport Plus e Individual, eles ajustam as respostas do acelerador, da direção e do controle de tração e estabilidade. Mas se quiser deixar a escolha por conta da tecnologia, o melhor é colocar o Comfort e curtir o automóvel e a paisagem.
Mesmo não sendo um carro para andar rápido, o modelo tem boa estabilidade e passa muita tranquilidade para quem o dirige. A maciez e o silêncio não deixam dúvida que você está num Mercedes-Benz. Mas isso tudo em asfaltos bons. Em pisos ruins e esburacados, a mudança é radical.
Luxo
Como já é característica do Classe E, no 300 Exclusive o conforto e espaço interno são espetaculares. Logo ao entrar no habitáculo é fácil perceber o nível de sofisticação, materiais e conforto. Os bancos de couro abraçam carinhosamente os quatro passageiros, com muito espaço. Atrás, os passageiros de maior estatura conseguem esticar as pernas. Afinal, o E tem quase cinco metros.
O painel e a tela de multimídia de 12,3” touch fazem quase um conjunto único no centro, acima do console. Bem mais elegante e bonito que aquele tablet solto que a maioria dos automóveis usa hoje em dia.
Lá é possível fazer todas as configurações necessárias e contar com a versão mais atualizada do moderno sistema MBUX.
Equipamentos
Além dos recursos de assistência ao motorista, como piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, detector de pontos cegos, sensor de tráfego cruzado traseiro e sistema autônomo de estacionamento, o E 300 Exclusive oferece ar-condicionado de quatro zonas, sofisticado sistema de som high-end Burmester e teto solar panorâmico.
Preço – $560.000,00.
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