Carros

Amanhã vence a 2ª parcela ou cota única do IPVA 2023

10 de fevereiro de 2023

A 2ª parcela do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) dos automóveis registrados no estado de São Paulo ou a cota única sem desconto começam a vencer neste sábado (11). As datas variam de acordo com o final da placa de cada veículo. Segundo dados do aplicativo Zul+, da Estapar, em 2023, a cada 10 pessoas, quatro optaram pelo pagamento à vista, enquanto seis decidiram pelo pagamento parcelado, uma inversão em relação ao ano anterior, quando a proporção foi exatamente ao contrário.

“Com o aumento do preço médio dos veículos, o IPVA ficou mais caro, fazendo com que uma parcela maior de motoristas optasse por dividir o pagamento do tributo”, afirma André Brunetta, co-fundador do app Zul+ e Diretor de Inovação e Digital da Estapar. “Outra razão para isso acontecer foi a diminuição do desconto para quem realizasse o pagamento da cota única em janeiro em São Paulo. Em 2022, o IPVA sofria uma redução de 9%, enquanto neste ano o índice foi de apenas 3%”, completa Brunetta.

Aqueles que não efetuaram o pagamento da primeira parcela ou da cota única em janeiro, necessariamente precisam quitar o valor integral à vista. Porém, com Zul+, um novo benefício é oferecido ao motorista: ao contrário de outros meios de pagamento, o proprietário consegue dividir o valor se pagar o IPVA pelo app. Isso ocorre, pois, como já mencionado, a empresa quita o imposto junto ao órgão responsável.

O valor a ser pago depende do modelo do carro, moto ou caminhão. O imposto é calculado a partir de uma alíquota definida em cada estado sobre o preço de venda do automóvel calculado pela tabela Fipe. Em São Paulo, a alíquota definida foi de 4% para carros de passeio, 2% para motocicletas, caminhonetes e ônibus, 1,5% para caminhões e 1% para veículos  destinados à locação. Assim, um veículo de passeio que custa R$ 70 mil terá o valor do IPVA de R$ 2,8 mil. Para fazer o cálculo, basta o motorista, sabendo o preço do veículo, multiplicar esse número por 0,04. Para os outros modelos, o correto é multiplicar por 0,02; 0,015 e 0,01.

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74