Carros

Bem mais sofisticado e caro, o Honda Civic retorna ao mercado nacional

23 de janeiro de 2023

O Honda Civic, um dos automóveis mais vendidos do mundo, foi lançado nos anos 60 e chegou ao Brasil em 1992. Depois de cinco anos sendo importado, o modelo começou a ser fabricado por aqui em 1997, na fábrica de Sumaré-SP. No ano passado a marca japonesa decidiu terminar com a sua produção e novamente importar o modelo.

O Civic retorna em sua 11ª geração numa categoria superior e motorização hibrida. Importado da Tailândia em versão única, ou seja, sem opcionais, o modelo conta com um sistema de dois motores elétricos combinados a um motor de dois litros a combustão, que entrega 184 cavalos e 32,1 kgfm.

Utilizado a mesma motorização do excelente Accord híbrido, tem no segundo motor elétrico a função de gerador de energia para a IPU — Intelligent Power Unit, o compacto conjunto de baterias de íons de lítio posicionado sob o assento do banco traseiro.

Na prática, o sistema e:HEV entrega acelerações mais agressivas e um menor nível de consumo de combustível. De acordo com a importadora, o Civic consome 18,3 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada.

O novo motor 2,0 litros de ciclo Atkinson possui um sistema de injeção direta de combustível, pelo qual ocorrem múltiplos pulsos na câmara de combustão, processo conhecido como “multistage injection”. O principal ganho está na ampliação da faixa de atuação estequiométrica, com consequente ganho de eficiência.

A alta taxa de compressão, de 13,9:1, eleva o motor a combustão do Civic Híbrido à condição de referência global em eficiência térmica, na ordem de 41% – número muito melhor do que a média dos motores a combustão interna a gasolina (30% de eficiência).

O novo Civic híbrido tem uma carroceria de três volumes bem definidos. O modelo ganhou 3,5 centímetros no entre-eixos o que garante um maior espaço interno.

Preço
Honda Civic Híbrido
R$ 244.900,00.

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74