Carros

Audi Q8 é o mais tecnológico da Família Q

14 de agosto de 2019

SUV Coupé combina visual inédito e pacote tecnológico de última geração

O novo Audi Q8 chega ao Brasil para revolucionar os conceitos da Audi. O veículo, completamente novo na linha de produtos da Audi (e com muitas coisas inéditas), combina dois mundos – a elegância de um Coupé de quatro portas e a versatilidade de um SUV de grande porte. São muitas as novidades: interior com dimensões generosas, compartimento de bagagens variável, sistema operacional de última geração e com telas sensíveis ao toque, suspensão à ar, farol matriz LED de alta resolução, motor V6 com turbo e compressor, tração quattro ULTRA; o novo SUV Coupé quer revolucionar o segmento O Q8 chega ao mercado brasileiro a partir de R$ 471.990,00 e já está disponível na Audi Center Campinas (audicentercampinas.com.br)

Novo motor 3.0 litros TFSI

O SUV chega equipado com um novo motor V6 – 3.0 litros TFSI, chega dotado de turbo e compressor, e atinge 340 cv de potência, com torque impressionante de 500 Nm. A transmissão é automática (tiptronic) de oito marchas. Esse motor é montado de forma longitudinal, e por conta disso, o SUV Q8 utiliza a plataforma MLB evo, a mesma do novo Audi A6 e A7 (ainda não disponíveis no Brasil). Assim, o SUV faz o 0 à 100km/h em apenas 5,9 segundos.

Associado ao motor, está um sistema elétrico de 48 volts. E como um “micro” sistema híbrido. Essa assistência elétrica, composta por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) permite ao SUV se deslocar em velocidades (constantes, e sem acelerações) entre 55 e 160 km/h com o motor à combustão totalmente desligado. E sempre que necessário, o BAS reinicia o motor à combustão de forma rápida e confortavel. Durante a desaceleração, o BAS ainda pode recuperar até 12 kW de energia, para as baterias, usando um sistema de regeneração.

O novo visual da família Q

O Q8 é um representante da linguagem de design progressiva da Audi, com seus contornos fortes. O Q8 representa uma fusão entre um elegante coupé de luxo de quatro portas com um SUV de grande porte. Entre as novidades, a grade Singleframe com design octogonal que é a nova “cara” da família Q.

Graças às portas sem molduras – uma das principais inovações de design dos últimos anos – a linha do teto do tipo coupé se estende visualmente ao longo da carroceria do veículo, terminando no longo spoiler de teto.

Na traseira, tem-se um elemento preto com uma faixa de luz integrada, que se estende entre as lanternas. Essa é uma nova característica dos principais modelos da Audi, acentuando a largura do Q8. A faixa cria uma assinatura independente de luz diurna ou noturna.

Nos faróis, tecnologia Full LED e desenho exclusivo. As luzes de condução diurna trazem um design tridimensional pela primeira vez. A lanterna tem design similar com seus doze segmentos conectados pela faixa de luz que simula a profundidade. Opcionalmente, o Q8 pode trazer um sistema de Matriz LED de alta definição que consegue “recortar” os carros que viajam à frente, e no sentido contrário, sem ofuscar os demais motoristas.

Nova tecnologia multimídia

O inédito display superior MMI (agora sensível ao toque) é o elemento central do interior do novo Q8. Símbolos simples e de fácil compreensão destacam a precisão digital da Audi para o alto nível de integração entre arquitetura e operação. Todas as linhas fundamentais são originadas a partir do grande display, como a faixa de ventilação contínua com detalhes cromados, e uma faixa de alumínio. No escuro, a luz de contorno traça as linhas de design e fornece luz de fundo para o emblema tridimensional a laser quattro acima do porta-luvas – um exemplo do cuidado com os detalhes da Audi.

Existem ainda mais dois displays de alta resolução sensíveis ao toque. O display superior com tela de 10,1 polegadas é usado para controlar os sistemas de entretenimento e navegação. O inferior possui 8,6 polegadas e permite o gerenciamento do ar-condicionado e outras funções de conforto. Um “click” de confirmação pode ser sentido e ouvido quando uma função é selecionada pelo toque. Além de tudo isso, o controle de voz usa uma linguagem coloquial. Também presente o Audi Virtual Cockpit, com tela de alta resolução de 12,3 polegadas que pode ser alternada entre duas visualizações – clássica e de navegação.

O novo Q8 ainda oferece o avançado sistema de som de alta qualidade Bang & Olufsen que entrega som 3D com a mesma acústica ndos melhores sistemas de Home Theater. Esse item está disponível na versão Perfomance Black.

Assistência ao motorista

A Audi reúne seus sistemas de assistência em pacotes diferentes. O Traffic Jam Assist é a combinação do controle de cruzeiro adaptativo com o Audi Lane Assist. Em utilização, o sistema garante controle em todas as faixas de velocidade, dá suporte ao motorista com aceleração, frenagem, manutenção de velocidade e distância e detecta as marcações de faixas, estruturas da estrada e veículos em faixas adjacentes e em frente. Uma vantagem em trânsitos pesados: o Q8 adapta automaticamente sua velocidade à situação de tráfego.

Tração quattro e suspensão a ar

O novo Q8 vem equipado com o sistema de tração quattro ULTRA, o mais moderno disponível pela Audi, no mundo. O diferencial central transfere as forças do eixo dianteiro e traseiro em uma proporção 40:60 como padrão. Quando necessário, transfere a maior parte da força para o eixo com melhor tração. E também pode desconectar o eixo traseiro, completamente, quando necessário, para economizar combustível.

Com cinco braços, as suspensões na dianteira e na traseira são feitas de alumínio em sua maior parte. A relação de transmissão da direção progressiva torna-se cada vez mais direta à medida que o ângulo de esterçamento aumenta. Nas versões disponíveis no Brasil, o Q8 tem rodas de 21 polegadas. No eixo dianteiro há freios a disco com pinças de alumínio fixas.

O Audi Drive Select permite a seleção de sete diferentes perfis de condução, incluindo o programa off-road – nesta última opção, o Q8 se beneficia da tração quattro, dos balanços curtos e da grande altura em relação ao solo, que pode chegar a até 254 milímetros com a suspensão pneumática adaptativa e 220 milímetros com a suspensão padrão. A plataforma eletrônica do chassi captura o ângulo de inclinação do carro e exibe essas informações para o motorista no MMI. Em encostas íngremes, com mais de 6% de inclinação, o controle de descida em declive fornece suporte com frenagem automática. O sistema mantém a velocidade definida pelo motorista em um nível constante até um máximo de 30 km/h.

Cores

A gama de cores do Q8 tem várias tonalidades: Azul Galáxia, Azul Navarra, Branco Geleira, Cinza Samurai, Cinza Daytona, Laranja Dragão, Marrom Argus, Prata Florete, Preto Orca, Branco Carrara e Preto Noite. Para o interior, os clientes do Q8 podem escolher as cores preto, cinza, bege e marrom.

Preços, versões e opcionais

O Q8 é oferecido em duas versões. A Performance é oferecida a partir de R$ 494.990,00 e a versão Performance Black a partir de R$ 531.990,00, que agrega o sistema de som Bang & Olufsen 3D, teto interior na cor preta, acabamento refinado das soleiras das portas em alumínio, capa do espelho retrovisor externo em preto, pacote exterior High Gloss Black e kit S line e pinças de freio em vermelho.

No entanto, os consumidores interessados poderão desfrutar de condições especiais por tempo limitado e adquirir o veículo a partir R$ 471.990,00 na versão Performance e R$ 503.990,00 na versão Performance Black.

Existem também diversos opcionais para ambas as versões. O primeiro é a pintura metálica. Outro é o Pacote Tecnológico, que contempla três itens. Um deles é o head-up display, que projeta informações importantes no para-brisa, incluindo orientação detalhada da faixa para navegação. Outro é o eixo traseiro dinâmico, que possibilita girar as rodas traseiras em até cinco graus. Em baixa velocidade, elas viram na direção oposta às rodas dianteiras, reduzindo o diâmetro de giro do SUV em um metro. Em alta velocidade, elas viram na mesma direção do eixo dianteiro, reforçando a estabilidade durante as mudanças de faixa. O terceiro é o Night Vision Assist, que ajuda a melhorar a visibilidade na escuridão, destacando pessoas detectadas e animais maiores na cor amarela no Audi Virtual Cockpit.

Os consumidores podem ainda acrescentar o pacote Audi Side Assist, com várias tecnologias inovadoras: o Audi Pre Sense traseiro (reconhece a iminência de uma colisão e prepara o condutor aumentando o tensionamento dos cintos dianteiros, posicionamento de banco e fechamento de teto solar e vidros), o Exit Warning Assist (aviso de perigo na saída do veículo), o Audi Side Assist (aviso de perigo em mudança de faixa) e o Assistente de Tráfego Reverso (informa um condutor sobre a possibilidade de um acidente ao realizar uma manobra traseira com a utilização dos sensores e radares do veículo, além de uma breve utilização dos freios se necessário).

A suspensão a ar adaptativa com amortecimento controlado é outro opcional, com ajustes conforto ou esportivo. Ela pode ser ajustada para quatro modos por meio do sistema Audi Drive Select, variando a altura da carroceria em até 90 milímetros. É possível escolher também rodas de alumínio 22’’ e faróis Full LED Matrix HD.

A Audi Center Campinas, responsável pela comercialização dos modelos da marca em Campinas e região, fica Avenida Orosimbo Maia nº 2653 B e o telefone é o (19) 4560-3774.  Para conhecer uma oferta acesse: audicentercampinas.com.br

Compartilhe
Galeria de imagens

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74