Carros

Avaliação: Nissan New March 1.6 SV manual

9 de maio de 2017

Geralmente quem procura um veículo compacto busca, antes de tudo, uma boa relação de custo-benefício. Afinal, carro compacto é sempre sinônimo de economia de combustível e baixo custo de manutenção. E dentro desse foco, a Nissan é certamente uma empresa que entende esse conceito. Seus carros sempre são mais baratos que os principais concorrentes (em média), entregando um nível maior de equipamentos. Também oferecem uma política de manutenção bastante adequada.

E na linha de compactos, é o New March na versão SV que melhor representa essa relação de custo-benefício. Apresentado em 2014, já no ano/modelo 2015, o New March guarda até os dias atuais, interessantes características para quem procura um compacto eficiente.

O New March SV corresponde a versão intermediária, sendo uma abaixo da topo de linha SL, quando equipado com motor 1.6 litro – 16v. Também está disponível com motor 1.0 litro de três cilindros, e nesse caso é a versão topo. Nessa matéria, trazemos a versão 1.6 litro – 16 válvulas com câmbio manual.

Baixo peso

Pouca gente dá atenção à esse tema. Mas o peso do veículo é um dos fatores que mais influência no consumo de combustível. E o New March continua sendo um carro bastante leve, com menos de 1.000 kg em todas as versões. Isso ajuda bastante na economia e no desempenho.

Entre-eixos

Ponto relevante que o carro compacto traz generoso entreeixos com 2,45 m, considerando que estamos falamos de um carro com 3,83 m de comprimento. Isso ajuda muito, no espaço para as pernas, de quem viaja no banco traseiro. O espaço é maior que concorrentes como Fiat Palio e Volkswagen Gol, por exemplo.

Baixo coeficiente de atrito   

Os mais atentos vão notar no teto (visto por fora), dois vincos acentuados em forma de “V”, que lembram bumerangues. Eles têm a função de conferir maior robustez à carroceria, além de melhorar a acústico, pois contam com efeito aerodinâmico. A Nissan informa que o Cx (coeficiente de arrasto) é de 0,33, sendo uma das medidas mais eficiente do segmento dos carros compactos.

Interior

Na linha atual do New March, o volante é igual ao do sedan Sentra. Desde a versão de entrada o New March conta com computador de bordo com informações de autonomia, consumos instantâneo e médio. Outras facilidades presentes no New March são a abertura interna da tampa do tanque de combustível; o volante com regulagem de altura e ajuste de altura do banco do moto rista. Todos esses itens de série desde a versão de entrada.

Motorização

O New March mantém boa relação de potência e desempenho. É relevante destacar que ambos os motores do New March (1,0 e 1,6 litro) recebem nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro.

Batizado de “HR” esse motor flex 1,6 litro – 16V chega à 111 cavalos de potência máxima (a 5.600 rpm), com qualquer um dos combustíveis. Isso faz o New March acelerar até 100 km/h em apenas 9,8 segundos (gasolina) e 9,5 segundos (etanol). Isso é uma das melhores marcas da categoria, superando Gol, Palio, Onix,

Outro ponto interessante é o bom torque de 15,1 kgfm (a 4.000 rpm). Importante dizer que 90% do torque já está disponível a 2.400 rpm. Entre as características de destaque do moto r estão: o CVVTCS (Continuosly Variable Valve Timing Control System, ou variação da abertura das válvulas), uso de corrente ao invés de correia (dispensando trocas) e velas com eletrodo de Platina substituídas apenas a cada 100 mil km. Mas o moto r ainda usa o sistema convencional de partida à frio, com tanquinho de gasolina, quando o carro está abastecido com etanol.

Com baixo peso e um motor relativamente potente, o desempenho do New March é realmente convincente. A Nissan fala em velocidade máxima de 191 km/h. Mas em nossos testes, chegamos perto de 200 km/h com o compacto. O bom desempenho é o ponto alto do modelo.

Suspensão

A partir de versão SV, o New March recebe roda de liga-leve de 15 polegadas, com pneus de perfil mais baixo (185/60 R15). Outro ponto forte da suspensão é a sua consistência para superar lombadas, buracos e valetas. É bem difícil o carro raspar nesses obstáculos no dia a dia.

Dirigibilidade

Destaque para o tratamento acústico. Na atual geração houve aumento da densidade da manta acústica no painel que isola o motor. E a evolução do acabamento interno, deixou o carro mais silencioso. Isso é perceptível ao volante.

O New March também se destaca pela facilidade nas manobras. Equipado com direção elétrica progressiva de série desde a primeira versão de acabamento, o modelo tem o menor diâmetro de giro do segmento, com apenas 4,5 m.

Além do duplo airbag, o New March é equipado com freios ABS de 9ª geração, da Bosch, com controle eletrônico de frenagem (EBD) e sistema de assistência de frenagem (BAS). Esse último é outro diferencial na categoria de carros compactos de entrada. O BAS torna a parada do carro muito mais segura, pois ajuda a calcular a velocidade e a força que o motorista impõe no pedal em frenagens de emergência para reduzir a distância.

Equipamentos

Um dos diferenciais do Nissan New March é vir de série com itens importantes, valorizados pelo consumidor deste segmento. Entre eles, estão o ar-condicionado; direção com assitência elétrica progressiva; assistente de frenagem para os freios ABS (BA); banco do moto rista com ajuste de altura e volante com ajuste de altura. No total são seis versões, sendo três para cada moto r. As denominações das versões estão alinhadas com as adotadas pelas outras linhas de veículos da Nissan, no Brasil.

Mesmo na versão mais básica já estão incluídos itens como alarme sonoro de advertência para chave no contato e luzes acessa; bloqueio de ignição através de imobilizador do motor; para-sol com espelhos cortesia para motorista e passageiro tampa de combustível com abertura interna e volante de três raios com regulagem de altura. O pacote S acrescenta chave com telecomando para abertura e fechamento das portas e do porta-malas; retrovisores externos com regulagem elétrica; travas elétricas das portas e do porta-malas; vidros dianteiros e traseiros elétricos com a função um toque para vidro do moto rista.

A versão SV (avaliada aqui) acrescenta aerofólio com brake light iluminado por LED; conexão bluetooth de telefone (viva-voz) com sincronização de agenda; comandos de áudio no volante; farol auxiliar dianteiro; rádio CD Player com entrada USB e revestimento dos bancos com acabamento específico da versão.

Nissan em Campinas

Em Campinas (e região metropolitana) é a Dahruj Nissan a responsável pelo atendimento dos carros da marca Nissan. Segundo André Scinocca, gerente de venda da concessionária, a Dahruj Nissan não perde negócio, em especial para o cliente que já tem um carro da marca, e quer trocar por outro mais novo! A concessionária fica na Avenida Orozimbo Maia, 2655 – Cambuí – Campinas – SP. Mais informações pelo telefone (19) 3705-3001. Ou conheça uma oferta de Nissan, clicando AQUI! http://nissandahruj.com.br/

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74