Na figura de superesportivo de maior sucesso no Brasil, o novo Camaro chega à sua sexta geração completamente repaginado. Do modelo anterior, o Camaro 2017 manteve somente duas peças: a gravata dourada da Chevrolet e o emblema SS que identifica a versão. Ainda que a evolução seja total, o estilo “Muscle Car” que consagrou o modelo anterior foi mantido, porém com uma linguagem mais moderna.
O novo motor V8 de 6.2 litros veio da Corvette. Outra novidade é a transmissão automática de 8 marchas com sistema Active Select. Faz parte também um intensificador de som do motor para a cabine, que torna o ronco mais envolvente à medida que o giro sobe.
A cabine do Camaro 2017 está mais refinada, com recursos como: painel customizável, Heads-up Display, multimídia Mylink compatível com Android Auto e Apple Car Play, alto-falantes Bose, carregador wireless para smartphone, volante com aquecimento, bancos dianteiros com ventilação, ajuste elétrico e memória, ar-condicionado dual zone, além de partida remota da ignição.
O cupê da Chevrolet adiciona ainda seletor de modo de condução (Drive Mode Selector), sistema de vetorização do torque, freios de alta performance Brembo com assistência de frenagem de urgência, alertas anti-distração, oito airbags, pneus mais largos, teto solar, faróis de xenônio e lanternas com LEDs.
Aproximadamente 70% dos componentes do novo Camaro foram desenvolvidas especificamente para o carro. Ele está estruturalmente 28% mais rígido, e 83 kg mais leve. A distribuição de peso é praticamente idêntica entre os dois eixos. Isso melhora muito a dirigibilidade do veículo. No atual projeto é intenso o uso de materiais nobres, como o aço de alta resistência, e alumínio em diversos componentes do veículo.
Também visando a melhor dirigibilidade, a suspensão foi amplamente modificada. Agora, o conjunto dianteiro agora é multi-link McPherson com geometria específica, barra estabilizadora e pivô duplo, enquanto o traseiro é do tipo independente com cinco braços, desenhado para proporcionar melhor controle do veículo, e não deixar a carroceria empinar em acelerações bruscas, ou tombar em curvas fortes.
Para auxiliar o motorista em uma pilotagem orientada à performance, o Novo Camaro traz uma série de tecnologias: sistema de vetorização do torque, controle de tração e de estabilidade e um inédito seletor com quatro modos de condução (Passeio, Esportivo, Neve, Pista), que configura diversos parâmetros do veículo. Muda desde a sensibilidade do pedal do acelerador e do volante, passando pelo mapeamento da transmissão até a cor da ambientação da cabine.
Outro destaque é o avançado sistema de vetorização do torque (Torque Vectoring), que usa recursos do controle eletrônico de estabilidade para a máxima performance do carro em curvas, possibilitando que as rodas recebam quantidade distinta de torque, na medida exata para a otimização da tração. Ou seja, ele limita a roda que esta escorregando com o sistema de freio, transferindo a tração para a outra que tem mais contato. Geralmente, o sistema atua na roda de tração que esta no lado interno da curva.
Seguindo o tema externo com inspiração no clássico, com adequações modernas, o quadro de instrumentos traz o “canhão” do conta-giros à esquerda e o do velocímetro à direita, ambos analógicos. Porém, uma novidade é a tela de alta definição, de oito polegadas, entre os dois mostradores. Configurável, a tela pode exibir informações adicionais de performance, de navegação, do multimídia e do computador de bordo.
O novo Camaro permite ainda escolher a cor da iluminação dos LEDs internos que contornam o multimídia, os painéis de porta e o porta-copos central. São 24 opções de cores disponíveis, configuráveis na tela do multimedia.
A cor do ambiente também muda quando o motorista troca os modos de condução. Na posição “Passeio”, indicado para uma condução mais tranquila, a iluminação fica azul clara. No modo “Pista”, que deixa o comportamento do carro completamente arisco, a iluminação fica vermelha.
A linha 2017 conta ainda com partida remota pela chave ou por botão no painel, sistema de destravamento das portas por aproximação (keyless), carregador de celular wireless, sistema de som Bose, oito airbags, alerta de movimentação traseira, alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina e alerta de pressão e temperatura dos pneus, entre outros.
Quando comparado ao anterior, o novo Camaro ganhou 55 cavalos potência e 7 kgfm de torque. Ao todo são 461 cv a 6.000 rpm e 62,9 kgfm a 4.400 rpm. A tração continua sendo traseira. A transmissão automática também é completamente nova. Traz oito marchas, com trocas fluídas. O motorista pode optar trocar as marchas manualmente, por meio de aletas atrás do volante. Além disso o carro está até 20% mais econômico que a geração anterior
Com as novas dimensões e tecnologias, o novo Camaro acelera de 0 à 100 km/h em apenas 4,2 segundos, e tem velocidade máxima de 290 km/h (não é limitada).
O Camaro ainda traz um sistema de ressonadores que intensifica o ronco do som do motor dentro da cabine em giros mais altos – uma experiência única para os admiradores de carros esportivos.
Série limitada “Fifty” marca a estreia no Brasil
Disponível apenas na carroceria cupê, a série especial comemorativa dos 50 anos do Camaro será a primeira a ser comercializada no Brasil, estando disponível logo após o salão do automóvel. Os compradores receberão uma identificação com a numeração de cada veículo.
Uma das atrações do Salão do Automóvel de São Paulo, a nova geração do Camaro chega às concessionárias a partir de novembro. As 100 primeiras unidades serão da série limitada Fifty, comemorativa aos 50 anos do lendário cupê norte-americano e que traz acabamentos exclusivos. Seu preço sugerido é de R$ 297 mil.
A configuração coupe SS, e conversível SS também estarão disponíveis no mercado brasileiro. A previsão é que elas cheguem às lojas, no fim do primeiro trimestre de 2017. A linha 2017 terá cinco opções de cores para a carroceria: Preto Ouro Negro, Branco Summit, Amarelo Lemon Peel, Vermelho Tinto e Azul Ocean.
Em Campinas e região, a concessionária Chevrolet que terá o novo Camaro disponível para venda são as lojas do grupo Dahruj. O carro já pode ser reservado. Mais informações pelo telefone (19) 3753-4444 ou pelo site www.dahrujchevrolet.com.br
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74