Carros

Avaliação: Volkswagen Fox Track

23 de maio de 2016

Que o Volkswagen CrossFox é um objeto de desejo, ninguém dúvida. Mas o modelo também tem um preço mais elevado, fato que dificulta a sua aquisição por parte dos consumidores. Atenta a essa questão, a Volkswagen oferece como opção, o modelo Fox Track.

Trata-se de um produto desenhado para o consumidor de espírito jovem que busca um modelo acessível, com visual aventureiro e bem equipado. O Fox Track traz visual exclusivo, realçando a robustez do modelo, aliado a vários atributos que reforçam a sua relação de custo-benefício.

Fato interessante que o modelo já incorpora o novo sistema de infotainment “Composition Touch” (oferecido como opcional) que permite o espelhamento de telefone celular (smartphone) Android pela plataforma MirrorLink. O sistema Composition Touch tem tela colorida sensível ao toque (touchscreen) de 5 polegadas, rádio, leitor de CD e arquivos MP3, Bluetooth e entradas USB, Aux-in e para SD-card.

Posicionado entre as versões Trendline 1.0 e Comfortline 1.0, o Fox Track segue a trilha do Gol Track, lançado em 2013, e serve como alternativa mais barata, em relação ao CrossFox. Trata-se de uma versão com visual “Off Road”, porém equipada com motor 1.0 litro.

Visual diferenciado

O visual do Fox Track traz características como a grade dianteira com friso pintado em cor “Siberian” e o para-choque com faróis de neblina integrados. Os faróis têm acabamento que mistura máscara negra com detalhes cromados.

Na lateral, os destaques são o rack de teto, as molduras inferiores e nas caixas de rodas e o logotipo “Track” nas portas traseiras. As maçanetas das portas e os retrovisores são na cor preta. Na traseira o para-choque traz um adesivo preto na região da placa. Destaque também para o defletor na cor preta na parte superior da tampa do porta-malas.

O interior traz a mesma ambientação e tecidos do Fox Comfortline, mas opcionalmente pode ainda ser equipado com o revestimento interno do teto e colunas escurecido. O aspecto fica um pouco mais esportivo, mas nada que mude a personalidade do carro. No restante, as qualidades de sempre: bom nível de acabamento e montagem, espaço interno amplo para um compacto e ergonomia que agrada. A posição de dirigir mais alta é uma das características do carro e que certamente tem público cativo. Quem vai atrás se beneficia do teto mais alto que a média dos principais rivais. O único ponto negativo fica por conta do porta-malas de apenas 265 litros.

Motor 1.0 litro de três cilindros

O Fox Track traz o motor 1.0 litro de 3 cilindros Total Flex, da família EA211, produzido na fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos. Consagrado por sua combinação de desempenho e economia de combustível, o motor EA211 1.0 litro R3 foi eleito o “Motor do Ano 2014”, por um júri formado por jornalistas especializados e engenheiros.

Sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3.000 rpm. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível.

Esse motor EA211 1.0 litro é equipado com sistema “e-flex” de partida a frio, que dispensa o tanque auxiliar para gasolina.

O motor EA211 1.0 litros está combinado à transmissão manual MQ200 de 5 marchas, que utiliza relações longas, permitindo ao motor trabalhar em rotações mais baixas, resultando em menor consumo de combustível e maior eficiência.

No dia-a-dia o Fox revela condução agradável: não falta força nas saídas e ainda encara subidas sem sofrimento, desde que não esteja com carga total. Mesmo com o ar-condicionado ligado, não há perda de rendimento sensível. O ronquinho discreto mas encorpado do tricilíndrico é gostoso de ouvir. Também acostuma-se rápido com o nível de vibração um pouco mais alto do propulsor, em relação ao antigo 1.0 quatro cilindros da VW.

Em rodovia, o desempenho (considerando a potência) e o baixo nível de ruído dentro da cabine, mesmo a 120 km/h, agradam. Ele não parece tão “fortinho” quanto na cidade, mas ainda assim está num bom patamar para um motor “mil” aspirado. Um dos principais destaques do carro, o novo motor 3-cilindros ganhou fama pelo baixo consumo. No caso do modelo testado, abastecido com gasolina, a média foi de 12,5 km/l na cidade e 18,5 km/l na estrada (sempre com ar-condicionado ligado). Números ligeiramente melhores que os divulgados pelo Inmetro, e distantes dos defasados 1.0 litro oito válvulas ainda disponíveis no mercado.

Para ajudar a economizar combustível, há o recurso Eco Comfort, um assistente que “chama atenção” enviando mensagens como por exemplo, fechar as janelas quando o ar-condicionado estiver ligado, não acelerar com o carro parado e até quando desengatar a marcha na hora de parar. Caso você não queira ser “doutrinado”, o sistema pode ser desativado.

Equipamentos

A lista de itens de série do Novo Fox Track é completa. Ela acrescenta em relação à versão Trendline, equipamentos como rodas de liga leve de 15 polegadas com design Rock  e pneus 195/55 R15, faróis de neblina, retrovisores com luz de indicação de direção integrada (“Side-Blinker”), lanternas traseiras escurecidas e rack de teto e para-sol iluminado.

Há também ar-condicionado, direção com assistência elétrica, coluna de direção com ajustes de altura e distância, chave tipo “canivete”, vidros elétricos dianteiros com função “um toque” e sistema de som “Media”, que integra rádio, conexão por Bluetooth, leitor de arquivos MP3 e entradas USB, Aux-in e para SD-card.

Também há a opção de recursos como vidros traseiros elétricos, regulagem elétrica dos espelhos retrovisores externos, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro (Park Pilot), sensores de chuva e crepuscular, volante multifuncional revestido de couro com comandos do sistema de som e do I-System, espelho retrovisor interno eletrocrômico e luz de conversão estática nos faróis de neblina (cornering light).

Ampla conectividade

O Novo Fox Track traz de série o novo sistema “Media”, que já conta com as funções básicas de conectividade, tais como: Bluetooth com função streaming de áudio, entradas USB/ AUX-IN e para cartões de memória do tipo SD-card. Como opcionais o Novo Fox Track pode ser equipado com os sistemas de infotainment “Media Plus” e “Discover Media”, além do novo “Composition Touch”.

O “Media Plus” oferece funções conectividade como rádio, leitor de arquivos MP3, Bluetooth com streaming de áudio e entradas USB, SD e Aux-in, acrescidas de leitor de CD, e pode ser combinado aos recursos “Park Distance Control” (exibindo em sua tela a silhueta do veículo) e volante multifuncional.

O “Composition Touch” proporciona a reprodução e operação da tela do telefone celular (smartphone) diretamente na tela colorida e de alta resolução do infotainment, sem comprometer a segurança na condução do veículo. O “Composition Touch” oferece, entre outros itens, tela colorida de 5” de alta resolução sensível ao toque, com funções avançadas de conectividade, como leitor de mensagens (SMS). É compatível com o sistema MirrorLink, para smartphones com a plataforma Android certificados.

Já o sistema de infotainment com navegação “Discover Media”, possui tela colorida de alta resolução com 6,33” sensível ao toque (com sensor de aproximação), e conectividade avançada com os smartphones por meio da tecnologia Volkswagen App-Connect. Conta ainda com leitor de CD, duas entradas para SD-Card, Aux in e porta USB. Estas duas ficam posicionadas à frente do câmbio, na parte inferior do console central, uma região de fácil acesso que permite abrigar com segurança aparelhos de celular no porta-copos, por exemplo. As entradas para SD-Card ficam nas laterais da área frontal dos sistemas de infotainment. Tudo ao alcance do motorista, melhorando ainda mais a funcionalidade e a ergonomia do Novo Fox, considerado referência nesses quesitos em sua categoria.

É possível parear via Bluetooth dois celulares simultaneamente e operar telefone e áudio (streaming). A central de infotainment “Discover Media” permite a locução de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes. E mais: é possível responder por meio de comando de voz a mensagem, enviada em formato SMS.

O sistema de infotainment “Discover Media” traz adicionalmente recurso de navegação que se destaca pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável. Esse sistema também contempla o “MapCare”, que permite a atualização periódica gratuita da base de mapas durante toda a vida do veículo. Fotos, vídeos e músicas em diversos formatos são alguns exemplos de mídias que podem ser “lidas”.

Cores

O Novo Fox Track tem disponíveis nove opções de cores: três sólidas (branco cristal, vermelho tornado e preto ninja), cinco metálicas (prata sargas, prata tungstênio, cinza platinum, azul night e vermelho ópera) e uma perolizada (preto mystic).

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74