Carros

Avaliação: Volvo V40 Kinetic 2016

13 de janeiro de 2016

Em Setembro de 2015, a Volvo apresentou a nova gama do seu hatchback compacto V40. Como principais novidades, uma nova nomenclatura do modelo para versões, e uma nova motorização batizada de Drive-E. Com essa mudança, a versão básica do V40 passou a ser a T3 Kinetic, equipada com um motor quatro cilindros de 1,5 litro turbo-alimentado.

Motor Drive-E

Os novos motores de quatro cilindros incorporam a mesma tecnologia aplicada na família de powertrains Drive-E, desenvolvida pela Volvo Cars, e substituem a antiga motorização de cinco cilindros da gama V40, nas versões Comfort e Dinamic, que deixaram de ser ofertadas. Ele é baseado no 2,0 litros da mesma família, mas com curso dos pistões reduzido.

O motor T3 Drive-E da versão Kinetic é uma derivação do 2.0 de quatro cilindros da família Drive-E, que mantém o diâmetro original de 82 mm dos pistões com curso de virabrequim reduzido de 93,2 mm para 70,9 mm. O T3 é o único 1,5 litro da família. Todos os demais Drive-E são 2,0 litros.

Com isso, o resultado é um eficiente motor 1.5 turbo, com injeção direta que entrega 152 cv de potência a 5.000 RPM. Geralmente, essa faixa de potência é encontrada em carros com motor 2.0 litros. O menor tamanho do bloco reflete diretamente na economia de combustível. Mas sem prejuízo do desempenho. Cabe destacar que o torque máximo é de 250 Nm entre 1.700 – 4.000 RPM, superior a muitos carros com motor 2.0 litros.

Desempenho

Mesmo pesando 1.554 kg, o V40 tem um desempenho bastante convincente. Equipado com uma transmissão automática batizada de Geartronic com seis marchas, o V40 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 8,3 segundos. A velocidade máxima não é informada pela Volvo, mas supera com facilidade os 200 km/h.

Mais eficiente

As motorização T3 traz outras tecnologias para aumento da eficiência. Uma delas é o sistema Start-Stop, que desliga o motor automaticamente em paradas de trânsito. Também está presente a função Eco+, que economiza até 5% de combustível, quando acionada.

Essa função Eco+ monitora o desempenho do veículo em diversas situações, e atua de forma a otimizar o consumo. As estratégias utilizadas são a ampliação do sistema Start-Stop, desligando o motor antes da parada total do carro (em velocidades abaixo de 7 km/h). Outra estratégia adotada é o desacoplamento da transmissão (câmbio em ponto morto) em velocidades acima de 65 km/h, quando o veículo esta em velocidade de cruzeiro, para melhor aproveitamento da energia cinética em descidas ou retas. A função Eco+ também monitora e ajusta a rotação nas trocas de marcha e a atuação do acelerador para oferecer sempre eficiência em consumo do combustível.

Com o Eco+ acionado, é possível percorrer até 14 km/l em estrada, com condução moderada e ar-condicionado ligado. Com um tanque de 62 litros, a autonomia é excelente.

Dirigibilidade

O volvo V40 é um produto muito particular. Fica bastante evidente a preocupação da Volvo com dois itens principais: Segurança e conforto. Tudo no carro é pensado para garantir o máximo nesses dois itens. O motorista tem aquela sensação de vestir o carro. A ergonomia é excelente, com controles à mão, excelente posição ao volante, assentos realmente confortáveis e um ambiente bastante aconchegante. Os controles são sempre diretos. No centro do painel, em continuidade ao console central, os botões são apresentados como se fosse um controle remoto, justamente para facilitar o entendimento do usuário. O motorista consegue achar uma posição ideal ao volante, graças aos ajustes do volante e banco.

Os únicos senão do modelo são a falta de sensores de estacionamento no pára-choque traseiro, e a suspensão dianteira que é um pouco baixa para os obstáculos das ruas brasileiras. É preciso atenção em lombadas, valetas e buracos para não danificar a parte da frente do carro.

O hatchback mais seguro do mundo

O V40 é o hatchback premium mais seguro do mundo, de acordo com o Euro NCAP, e oferece uma das mais completas combinações de equipamentos de segurança série, desde a versão de entrada Kinetic. A lista de equipamentos é grande. Estão presentes sete airbags (incluindo um de joelho para motorista e cortinas laterais infláveis), aviso de utilização do cinto de segurança, sistema de fixação de cadeirinha infantil ISOFIX, Sistema de proteção contra impactos laterais – SIPS, Sistema de proteção contra lesões na coluna cervical – WHIPS e sistema Inteligente de informação – IDIS.

Como destaque no Volvo V40 está o avançado sistema City Safety de frenagem automática em situações de trânsito. Baseado numa câmera instalada atrás do retrovisor central, que filma sempre o que acontece na frente do carro, o City Safety ajuda o motorista distraído no trânsito da cidade. Abaixo de 35 km/h, o carro realmente freia sozinho, no caso de uma colisão eminente, quando o veículo da frente está parado e o motorista do Volvo não percebe. O sistema é totalmente automático. Esse sistema pode ser desativado pelo motorista, através de central multimedia, e não funciona em velocidades mais altas.

Segundo o Euro n Cap, o Volvo V40 recebe cinco estrelas, com 98% de eficiência na proteção à adultos, 75% na proteção de crianças e 100% de proteção nos sistemas de assistência à condução. Por fim, o Volvo V40 também conta de série com os controles de tração e estabilidade, além do sistema Volvo On Call (que será avaliado em outra oportunidade).

Equipamentos de série

Mesmo sendo um modelo de entrada, o V40 Kinetic já bem equipado de fábrica. O modelo conta com ar-condicionado digital de duas zonas com sistema de qualidade de ar multi-ativo (AQS), bancos forrados em couro, central multimídia de sete polegadas com reprodutor de DVD e rodas de liga-leve de 17 polegadas.

Cabe destacar que essa central multimedia guarda alguns diferenciais. Pra começar, traz sistema de áudio de alta performance com 8 alto-falantes de ótima qualidade, incluindo graves consistentes. Também conta com conectividade Bluetooth e entrada USB para pen-drives ou iPhone.

Essa central também tem suporte ao Wi-Fi. Com esse, o usuário pode compartilhar a conexão de dados do celular, e acessar alguns serviços on-line através da própria central do carro. Um deles, é o sistema de navegação GPS, com a pesquisa de destinos e pontos de interesse, como restaurantes e Shoppings.

Preços

O Volvo V40 T3 Drive-E Kinetic tem preço sugerido de R$ 122.950. Entre os acessórios que podem ser instalados na concessionária estão: O GPS –SENSUS Navigation por R$ 3.990,00 e a Câmera de ré por R$ 3.990,00. O pacote SAFETY não disponível na versão de entrada do V40.

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74