Carros

Idea Adventure

17 de abril de 2013

É fato que o Fiat Idea é um bem sucedido produto. Desde o seu lançamento em 2005, o modelo conquistou o seu espaço no mercado. Não faz muito tempo, ele passou por algumas atualizações Entre elas, um pequeno face-lift, a inclusão de novos motores EtorQ e a inclusão de mais recursos de tecnologia. Entre os destaques, as novas lanternas iluminadas por LEDs na traseira. O Idea foi o primeiro carro nacional a oferecer isso. Nessa avaliação, trazemos o Idea Adventure com o motor EtorQ 1,8 litro. Vale destacar que o Idea Adventure foi a primeira minivan do país com apelo off-road light. Em 2008, o modelo  passou a receber o bloqueio do diferencial, o Locker. Assim, a Fiat foi a primeira fabricante no mundo a oferecer um veículo com bloqueio do diferencial em um carro de tração dianteira.

A atual versão do Idea Adventure traz algumas evoluções. Dentre as novidades da linha atual do Idea Adventure está o novo rádio, que traz intergrado alguns botões de configuração do veículo. Aliás. O rádio Connect da Fiat permite vários tipos de conexões, como interface sem fio Bluetooth, para viva-voz. Outras opções são a conexão para iPhone e porta USB, instaladas dentro do porta-luvas. Outro recurso é o sistema My Car, que permite configurar algumas funções do veículo como: limitador de velocidade ou a sensibilidade do acendimento automático dos faróis.

Motor

O Idea Adventure vem equipado com o motor 1.8 – 16V Flex. Ele tem potência de 130 cv com gasolina e 132 cv com etanol. O torque máximo, 18,4 kgfm (gasolina) e 18,9 kgfm (etanol), é atingido a 4.500 rpm. A curva de torque é realmente muito boa. A 1.500 rpm ele gera 80% de seu torque máximo. E a 2.500 rpm, 93% de sua força máxima. Com um câmbio manual de cinco marchas, a velocidade máxima é de 178 km/h na gasolina e 180 km/h no etanol. A aceleração até 100 km/h acontece em 11,6s (gasolina) e 10,8s (etanol).

Sistema Locker

Um dos destaques do Idea Adventure é o equipamento opcional definido por Locker. Trata-se de uma exclusividade entre os modelos urbanos, com perfil aventureiro. Com o apertar de um botão, o motorista consegue bloquear o diferencial dianteiro, fazendo com que as duas rodas de tração girem totalmente juntas. Isso é especialmente útil quando o carro precisa atravessar caminhos de lama ou areia de praia. Porém, é importante observar alguns detalhes: O sistema só pode ser utilizado com o carro em primeira marcha e com velocidade sempre inferior à 25 km/h. Caso o motorista exceda essa velocidade, o sistema é desativado automaticamente, deixando o diferencial em modo normal.

O recurso do diferencial com bloqueio eletrônico é uma ajuda para aumentar a capacidade de tração do veiculo em situações bem pontuais. É certo que ele permite ao Idea Adventure ir mais longe que qualquer concorrente direto na categoria. Porém, é importante ressaltar que isso não igual o Idea a modelos com tração 4×4, verdadeiramente preparados para aventuras no fora de estrada.

Interior

Um dos diferenciais é a enorme quantidade de porta-objetos disponíveis no carro. E a grande sacada da Fiat foi utilizar o espaço do teto, que sempre fica ocioso em todos os carros. Assim, logo acima dos parassois, existe uma prateleira ao longo da extensão do parabrisa. Nela, pode ser acomodados objetos como carteiras, documentos e caixas de óculos. No meio dessa prateleira, sai um console em direção ao banco traseiro, com mais dois porta-trecos. Nesse console, um segundo espelho curvo, permite ao motorista ou passageiro, ver as pessoas no banco de trás. Ideal para mães ficarem de olho nos filhos.

O Idea proporciona uma postura elevada do motorista, que fica mais ereto. A posição de dirigir é boa, e conta com ajuste de altura do altura do banco do motorista. Entretanto, ela poderia ser ainda melhor se a coluna de direção contasse com ajuste de profundidade, além do ajuste de altura.

Seu porta-malas tem 380 litros de capacidade (maior do que o do Meriva, que tem 360 litros, e igual ao do Fit). Rebatendo-se o banco traseiro a capacidade aumenta até 1.500 litros.

Equipamentos

Seus itens de série incluem ar-condicionado, computador de bordo B, faróis de neblina, rádio CD com MP3, rodas em liga-leve aro 16” (inclusive o estepe), retrovisores externos com acionamento elétrico e apóia-braço central para o motorista, acrescida de airbags dianteiros, freios com ABS e faróis de profundidade.

Outros destaques são o acabamento externo e interno característicos da linha Adventure, como: barras no teto, bússola e inclinômetro, grade frontal cromada com inscrição Adventure, estepe fixado na porta traseira (com trava antifurto), protetor de cárter, novas rodas com pneus de uso misto 205/70 R15 e suspensão elevada. O bloqueio do diferencial Locker, é parte da lista de opcionais do Idea Adventure. Entre os opcionais estão: sensor de chuva, rádio Connect CD com MP3, sensores de estacionamento, side bags dianteiros e espelho interno eletrocrômico.

O conjunto de faróis do Idea Adventure é um capítulo à parte. Além dos faróis auxiliares dianteiros, indicados para melhorar a visibilidade das faixas laterais em neblina ou chuva, o Idea trás um par de faróis suplementares de longo alcance, para ser usado apenas com o farol alto.

O estepe do carro fica num suporte na parte traseira. Para abrir ou fechar o porta-malas, é preciso deslocar o estepe para a lateral. Existe um dispositivo de travas suplementares que evita que o suporte do estepe seja esquecido destravado. Assim, se o carro estiver num local inclinado, da para travar o braço aberto ou fechado.

Exclusivo na versão Adventure do Idea, três relógios no centro do painel, indicam a inclinação lateral e longitudinal do carro, além da direção por meio de uma bússola digital.

Um detalhe que deixa a desejar é uma única tomada de 12 volts em todo o carro. Instalada na parte de trás do freio de mão, tem acesso difícil. Equipamentos como GPS e celulares necessitam de um fio grande para serem ligados nela. Também faz falta o ajuste de profundidade do volante. A qualidade do acabamento interno, também pode desagradar alguns clientes. Não é difícil encontrar rebarbas nas peças do painel ou acabamento das portas.

Dirigibilidade

O Idea Adventure, apesar de não ser um fora-de-estrada autêntico, é perfeito para as aventuras urbanas. A suspensão mais elevada, os pneus mistos e os amortecedores reforçados são ideias para quem não tem tantos cuidados ao volante com buracos, valetas e lombadas. O carro é realmente resistente e encara esses desafios com total tranquilidade. Até mesmo subir e descer guias é uma tarefa tranquila sem consequências para a mecânica do carro.

O carro até consegue melhor mobilidade numa estrada de terra, onde outros veículos normais podem ter dificuldades. Em geral, a versão Adventure é ideal para quem gosta de um visual ousado e quer uma van um pouco mais resistente.

Preço

O preço inicial do Idea Adventure é R$ 52 mil. Com todos os opcionais presentes na versão avaliada, o valor sobe para R$ 61,6 mil. O ponto fraco do Idea é a garantia de apenas 1 ano.

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