Em 2025, o Carnaval de Campinas reuniu cerca de 250 mil pessoas ao longo dos dois fins de semana de pré-Carnaval e dos cinco dias de folia oficial, movimentando R$ 16 milhões, de acordo com balanço divulgado pela Prefeitura na manhã desta quarta-feira de Cinzas, dia 5 de março.
Foram cerca de 60 blocos fazendo a festa em várias regiões da cidade e distritos, com uma programação diversificada que incluiu desde os tradicionais blocos de marchinha e sambas, como o Tomá na Banda que fez seu desfile de 40 anos, até eventos específicos como o “CarnaRock”, voltado para os fãs de rock, o bloco pet, que reuniu tutores e seus cães, incluindo os eventos das tradicionais escolas de samba da cidade em suas comunidades.
“É gratificante ver que um evento dessa magnitude leva alegria de diversas formas. Primeiro, a alegria cultural, com blocos tão variados levando arte, música e dança para o público de maneira acessível. O segundo ponto positivo é saber que a festa impacta a vida de muitos trabalhadores, que garantem o sustento das suas famílias com esses dias de Carnaval. Isso transforma vidas, gerando um impacto significativo”, celebra Gabriel Rapassi, diretor de Cultura.
Economia
Foram 240 horas de folia, atividade que fomenta o turismo, a cultura e geração de oportunidades para trabalhadores do setor, ainda segundo a Prefeitura, que avalia que o Carnaval se consolidou como um dos eventos mais importantes da cidade.
De acordo com a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), a movimentação financeira alcançou R$ 16 milhões, impulsionada pelo aumento na programação e fortalecimento do turismo regional. Os setores mais beneficiados foram alimentação e bebidas, turismo e vestuário, com destaque para a busca por fantasias e adereços. O segmento de bebidas e alimentação cresceu 6%, refletindo o aumento da circulação de pessoas e o consumo nos blocos de rua.
“O Carnaval vem se consolidando como um evento de grande impacto econômico para Campinas. A movimentação nas ruas e estabelecimentos gera um efeito cascata, impulsionando desde pequenos negócios até grandes redes”, explica Mário Eduardo Campos, economista da ACIC.
Os ambulantes também comemoraram os ganhos com a festa. Segundo a Setec, autarquia responsável pelo uso e ocupação do solo de Campinas, 140 ambulantes foram cadastrados para atuar temporariamente no evento, reforçando o time dos trabalhadores fixos que já atendem os bairros. Ao todo, os ambulantes que atuaram no Carnaval movimentaram R$ 1,5 milhão em vendas durante os dias de festas.
Já os dados do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau apontam que a ocupação média hoteleira ficou entre 36% e 80%, dependendo do perfil da rede hoteleira.
“O Carnaval de Campinas atraiu muitas pessoas de fora, movimentando a região. Além das pessoas que vivem em Campinas, os blocos de Carnaval revelam o grande potencial turístico deste evento capaz de atrair fluxos de turistas regionais e nacional. Esse movimento se reflete na ocupação hoteleira e também na divulgação de Campinas, porque o público passa a conhecer o potencial da nossa oferta turística cultural ”, comenta Eros Vizel, diretor de Turismo da Prefeitura de Campinas.
Outro setor que se beneficiou diretamente foi o das cervejarias artesanais. O presidente do Polo Cervejeiro da Região Metropolitana de Campinas, Wagner Falci, destacou que as cervejarias locais criaram duas edições especiais de cervejas para o Carnaval, destinando 15% da receita para apoiar os blocos de rua. Além disso, esses estabelecimentos funcionaram como ponto de apoio para músicos, garantindo hidratação e suporte aos artistas durante os desfiles.
Estrutura
A secretária municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Campinas, Alexandra Caprioli, celebrou os resultados do evento e destacou o esforço conjunto para a realização do Carnaval. “São muitas pessoas envolvidas para entregar mais de 200 horas de festa. Ao todo, são mais de 700 trabalhadores de diversos setores. Esse movimento favorável é fruto de um trabalho conjunto dos departamentos de Cultura, Turismo, segurança pública, trânsito e equipes de fiscalização. Tivemos apoios de parceiros como Guarda Municipal de Campinas, Polícia Militar, Sanasa, Setec, Emdec, Polícia Civil, fiscais da Secretaria Municipal de Urbanismo e as equipes do Departamento de Limpeza Urbana, que foram ágeis antes, durante e depois dos eventos para deixarem os locais limpos e organizados. Foram vários encontros e reuniões de alinhamento e conseguimos entregar um Carnaval seguro, descentralizado e com números que só melhoram”, comemorou a secretária.
Fonte: secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campinas
Foto: Campinas.com.br
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