Carnaval 2023

Bloco Nem Sangue Nem Areia leva milhares de foliões à Vila Industrial

13 de fevereiro de 2023

Muita alegria no pré-Carnaval de Campinas! O mais antigo bloco da cidade, o Nem Sangue Nem Areia, na Vila Industrial, atraiu milhares de foliões neste domingo, 12 de fevereiro, na retomada de seu desfile em 2023.

Fazendo uma homenagem ao samba, com o enredo “Samba, Agoniza mas não Morre”, como manifestação de alegria e resistência, a festa começou no início da tarde com som eletrônico e, na sequência, a banda Nem Sangue Nem Areia, reunindo uma seleção de instrumentistas e cantores campineiros, que animou os foliões com muita música brasileira em ritmos diversos, de axé à samba-enredo.

O desfile começou no final da tarde embalado pelo samba eleito este ano, “A Minha Vila é Nem Sangue Nem Areia”, de autoria de Edinho Silva, Thiago de Souza e Totoco, que ‘puxaram’ o samba na avenida, com participação do músico Fabinho Azevedo, e ainda com a presença especial da Bateria da Escola de Samba Estrela D’Alva.

História

Entre os anos 1940 e 70, as ruas da Vila Industrial serviam como cenário para um dos mais tradicionais blocos carnavalescos de Campinas, o Nem Sangue Nem Areia, uma referência ao filme “Sangue e Areia”, estrelado pelo galã Tyrone Power. A inspiração veio tanto pela influência hollywoodiana quanto pelo fato da Vila Industrial ser um bairro que abrigava curtumes e matadouros, o que fazia com que a passagem de rebanhos de gado pelo bairro fosse uma cena corriqueira.

Já transformado em escola de samba, o bloco encerrou suas atividades em 1976, retornando às ruas em 2009, quando volta a ser uma referência do Carnaval de rua de Campinas.

Confira galeria de fotos:

Compartilhe
Galeria de imagens

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74