Carnaval 2015

Segunda noite de desfiles em Campinas recebe 16 mil pessoas

17 de fevereiro de 2015

O segundo dia de desfiles de Carnaval em Campinas, nesta segunda-feira (16), começou com a apresentação da corte carnavalesca. O rei Momo, a Rainha e as princesas saudaram o público antes do início do desfile. A chuva atrapalhou um pouco, mas o público se manteve animado. Segundo a prefeitura de Campinas cerca de 16 mil pessoas prestigiaram o desfile das cinco escolas do segundo dia, que levaram para avenida enredos sobre o mar, viagem de conto de fadas, o descobrimento do Brasil,  jogo de cartas e os orixás. 

Quem abriu a avenida foi o bloco “Afoxé Omi Alado” com o tema “Xangô – para abrir caminhos”. O desfile com as quatro escolas de samba do grupo de Acesso começou com 1h45 minutos de atraso. A primeira a entrar no sambódromo foi a anfitriã “Império de São Fernando”. Com 130 componentes, o grupo trouxe o tema “Os naipes da diversão” para a avenida.

Em seguida, a “Renascença” com seus 350 integrantes e 3 carros alegóricos fez o desfile com chuva. Eles vieram com o samba enredo “Da Zona Sul surge o sonho colorido da Folia e a voz do povo no poder.”

A escola de samba “Unidos de Paranapanema” animou os foliões que ainda persistiam na chuva, e mesmo com as fantasias encharcadas, os integrantes mostraram samba no pé com o tema “O Descobrimento do Brasil.”

Reconhecida como a mais antiga de Campinas, a escola Estrela D’Alva” foi a quarta a desfilar também embaixo de muita chuva.  Com o tema “Uma viagem aos contos de fadas” ela veio composta por 350 componentes e trouxe para a avenida 2 carros alegóricos. O grupo tem em seu histórico oito títulos, de 1991 a 1998. Com as fantasias de personagens de histórias infantis, mesmo molhados, os integrantes não desanimaram e trouxeram muita animação para a avenida.

A “Ponte Preta Amor Maior” foi quem encerrou o Carnaval de Campinas. Um pouco antes de entrar na avenida, um princípio de briga entre um grupo de jovens e policiais militares resultou em correria e fez com que um dos PM’s jogasse gás de pimenta em quem estava próximo. Com seus 2 carros alegóricos e campeã dos anos de 2005 e 2007, eles fecharam a festa foliã com a chuva mais calma e o samba enredo “Mar… A fonte da vida, o alimento, o mistério e o fascínio.”

Balanço

Segundo o balanço divulgado pela equipe da prefeitura, o sambódromo recebeu 16 mil foliões na Av. Francisco Glicério, no centro de Campinas. Segundo o secretário de cultura, Ney Carrasco, a mudança da festa foliã foi optada como uma forma de reduzir custos. “Nós não iríamos deixar de atender ao público, mas a proposta era fazer um Carnaval barato”, afirma. A economia, segundo ele, foi de 2 milhões de reais. O secretário disse ainda que o motivo da ausência de arquibancadas foi por questões de estrutura e segurança para o público campineiro.

De qualquer forma, a mudança agradou ao público “Isso me trouxe uma nostalgia ao carnaval dos anos anteriores em Campinas. A arquibancada não alterou em nada na alegria do carnaval”, afirma a comerciante Andreia Silva, de 37 anos. E mesmo com a chuva forte, a administradora de empresas, Érica Montenim permaneceu na avenida ” A chuva só veio para refrescar essa energia do carnaval campineiro.”

A partir do dia 23 de fevereiro, a revitalização na Av. Francisco Glicério terá início, e ainda segundo Ney, será realizada uma análise a respeito do Carnaval de 2016 permanecer no centro da cidade, com uma estrutura profissional, caso não seja possível, a festa retorna ao local da edição de 2014, próximo ao Cemitério dos Amarais.

A apuração dos votos das escolas que desfilaram no carnaval de Campinas será nesta quinta-feira (19), no Ginásio Rogê Ferreira, que fica no bairro São Bernardo. Dez jurados avaliam quesitos como comissão de frente, fantasias, samba enredo (letra e melodia), mestre-sala e porta-bandeira, enredo, harmonia, bateria, ala musical, evolução do conjunto e alegorias de destaque, revelando assim,  as campeãs de 2015. O resultado está previsto para ser conhecido entre 15h e 16h. 

Veja como foi a primeira noite de desfiles 

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74