Carnaval 2014

Bloco da Galinhada abriu o Carnaval de Joaquim Egídio no sábado

2 de março de 2014

Joaquim Egídio, em Campinas, teve abertura da festa de Carnaval na tarde deste sábado (1º) com o bloco da Galinhada, parceiro do Unidos da Tribo. Aproximadamente mil pessoas, de acordo com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), que monitorou o trânsito, cairam na folia.

As marchinhas clássicas embalaram os foliões, muitos fantasiados de galinhas. Neire Martins, uma das organizadoras do bloco, conta que este ano a festa foi mais parecida com um baile. No ano passado, a música ficou por conta de um grupo que tocava axé e foi no domingo. Já neste ano, o Carnaval da Galinhada ganhou as ruas de Joaquim Egídio na abertura deste sábado e músicos profissionais investiram nas marchinhas. Jovens, adultos e crianças se juntaram para curtir juntos a festa.

Em um trenzinho de ‘galinhas’, os foliões se divertiam em um clima de Carnaval de rua que remetia ao passado. Segundo a organizadora, este era o objetivo, restaurar os “velhos carnavais”. O grupo reúne amigos moradores da região, que organizam juntos a folia e confeccionam as próprias fantasias de galinhas.

A moradora Paula Ricci, que comemora o Carnaval em Joaquim Egídio há 3 anos, disse que este ano o Carnaval estava mais organizado, porém, o número de foliões aumentou. “No ano passado ainda dava pra achar lugar para estacionar o carro por aqui lá pelas 20h. Agora são 18h e já não tem mais lugar algum”, disse. Apesar do grande fluxo de carros e a falta de locais para estacionar, os foliões não desanimaram.

Mais Carnaval em Joaquim Egídio

Já o bloco Unidos da Tribo, que comanda a festa no distrito todos os dias de Carnaval, desfila pelas ruas de Joaquim Egídio no perído da noite, das 20h às 22h, seguido da banda Trem Doido até as 2h. 

Formado por cerca de 60 pessoas que se unem para elaborar os enfeites nas ruas, as alegorias, que este ano traz cinco bonecos gigantes com cerca de três metros (maiores do que nos anos anteriores e feito com papel machê, material também diferente dos carnavais passados), além dos componentes da bateria, o Unidos da Tribo sai da rua José Inácio, em frente a igreja São Joaquim São Roque, e segue até a praça Reinaldo Dias Leme (em frente ao bar do Marcelino), na Av. Heitor Penteado, onde toda a folia do distrito se concentrar. Cerca de 3,5 mil pessoas por noite são aguardadas.

No domingo e na terça de Carnaval é a vez do bloco do Paredão, outro parceiro do Unidos da Tribo, que traz uma bateria e faz um trajeto curto, entre a esquina da sub-prefeitura e a praça, com apresentação de aproximadamente 1h30, no período da tarde. 

De acordo com o funcionário público Thomaz Alcântara Cavallaro, um dos organizadores do Unidos da Tribo, o Carnaval de Joaquim Egídio é bem tradicional, com marchinhas, sambas-enredo e baterias, uma festa que nasceu e continua sendo feita por e para as famílias.

História

O bloco Unidos da Tribo surgiu no ano de 2001 por iniciativa de membros da comunidade de Joaquim Egídio, que sentiam falta dos tradicionais carnavais onde se tocava marchinhas e samba-enredo, com a presença de famílias em noites tranquilas e sem violência. A tradição se mantém até hoje pelos filhos e netos daqueles que organizaram e incentivaram o início do evento.

Veja fotos do Bloco da Galinhada:

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74