Pelo sexto ano consecutivo, o bloco carnavalesco Nem Sangue Nem Areia realiza seu desfile pelas ruas da Vila Industrial, em Campinas, no próximo domingo, 23 de fevereiro. A concentração começa a partir das 13 horas na Rua Francisco Teodoro, ao lado da saída do túnel de pedestres, onde, além do desfile, os participantes poderão acompanhar apresentações musicais.
Em 2014, o bloco homenageia um dos idealizadores de sua nova fase, o músico e produtor cultural Helder Bittencourt, com o enredo “Alegria é Coisa Séria”. O samba-enredo escolhido para este ano em um concurso realizado no dia 23 de janeiro é “Amigo Helder”, composição de Leandro RP e Samuel Bussunda. O desfile do Nem Sangue este ano terá ainda a participação pra lá de especial da Bateria Alcalina.
No local, estarão à venda as camisetas do Carnaval 2014 do bloco, que terá também uma parceria com um dos melhores botecos da cidade, o Bar do Carioca, que cuidará de abastecer os foliões de comida e bebida.
História
Entre as décadas de 1940 e 1970, as ruas da Vila Industrial serviam como cenário para o desfile de um dos mais tradicionais blocos da história da cidade no Carnaval, o Nem Sangue Nem Areia, uma referência ao filme “Sangue e Areia”, estrelado pelo galã Tyrone Power.
A inspiração veio tanto pela influência da produção hollywoodiana quanto pelo fato da Vila Industrial ser um bairro que abrigava matadouros e curtumes, o que fazia com que a passagem de rebanhos de gado pelo bairro fosse uma cena comum.
Já transformado em escola de samba, o Nem Sangue Nem Areia fez seu último desfile em 1976, e retomou suas atividades em 2009, quando voltou a ser uma referência do Carnaval de rua da Vila Industrial e de Campinas.
Desfile do bloco carnavalesco Nem Sangue Nem Areia
Local: Rua Francisco Theodoro (ao lado da saída do túnel de pedestres da Vila Industrial). Essa rua passa ao lado do teatro Castro Mendes, é paralela à Avenida Sales de Oliveira
Dia: 23 de fevereiro
Horário: concentração a partir das 13 horas
Confira a letra do samba:
“Amigo Helder”
(Samuel Bussunda e Leandro RP)
O importante é sorrir
Levar a vida em alto astral
Amigo Helder és imortal
Por tua glória canta a Vila Industrial
Vem brincar
Alegria é coisa séria
Recordar é viver
Nascer, crescer e lutar
Teu surdo inspirar com a marcação
Encantar, emocionar para ser feliz
Preservar e resgatar a nossa raiz
Me dá mais um copo, caia na folia
Sou da boemia e que cantar (laraiá)
Nem Sangue Nem Areia
Levanta a poeira pra vila passar
Uma estrela cadente no céu
Brilhou no interior
Um turbilhão de luz vem chamar
Roberto Ribeiro, João, Argemiro
Receba este menino
Que tanto nos ensinou
A sorrir, amar, sentir, sonhar
Praticar o bem, não desanimar
Enquanto se luta se samba também
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74