Animação, folia e muita descontração marcaram o desfile do bloco Tomá na Banda pelas ruas do Cambuí e Centro de Campinas na tarde deste sábado (9) de Carnaval.
Com o tema “Bar Ilustrada… Foi Aqui Que Tudo Começou”, uma homenagem ao espaço onde o bloco foi criado, a banda puxou aproximadamente 3 mil pessoas, segundo estimativa da Guarda Municipal. Acompanhe a folia pela galeria de fotos no facebook.
O tempo colaborou com os foliões e não houve chuva. A folia começou às 14 horas, com a concentração em frente ao Centro de Convivência Cultural, ao som de marchinhas. A banda Roda de Samba animou o público a partir das 15h. No repertório do show, os músicos tocaram e cantaram sambas de grandes nomes como Zeca Pagodinho.
O desfile teve início às 17h pela rua General Osório, seguindo pela Antônio Cesarino, Benjamin Constant, Francisco Glicério e Conceição. Durante o trajeto, 32 músicos desfilaram com os foliões tocando samba, marchinhas e músicas tradicionais de Carnaval. Tudo ocorreu a pé e sem carro de som, bem ao estilo dos carnavais de época.
“Eu frequento esse desfile desde quando ele foi criado. Tem 28 anos que eu participo e, especialmente neste ano, decidi fazer uma homenagem para a minha mãe, que faleceu há 3 meses. Ela estava internada e disse que viu uma bruxa entrando no quarto do hospital e colocando veneno em seu copo de água. Pensando nisso, me fantasiei de fada para curtir o desfile do bloco, pois as fadas espantam as bruxas”, revelou a foliã Inês D’evuono.
No evento deste ano, o bloco Tomá na Banda comemorou 28 anos de Carnaval. “Neste tempo de existência, nunca tivemos confusão e abusos. Todo mundo está aqui para confraternizar na paz”, afirma o músico e um dos fundadores do bloco, Ido Luiz; que ainda revelou novidades para os próximos desfiles. “Para celebrar o aniversário de 30 anos, estamos planejando gravar um documentário com a história do Tomá na Banda. Ainda estamos recolhendo o material e levantando todo o histórico para fazer um trabalho legal. Faremos uma festa especial”, antecipa Ido Luiz.
O encerramento do desfile ocorreu às 18h, logo após o retorno ao local da concentração. “Esse evento começou com 10 pessoas e atualmente cresceu. Tudo é familiar e muito tranquilo. O espírito aqui é de alegria mesmo”, conta um dos fundadores do Tomá na Banda Antônio Carlos Ramos, mais conhecido como “Tonhão”.
Histórico
O tradicional bloco surgiu em uma madrugada de 1985. Na mesa de um bar, no Cambuí, um grupo de amigos, inconformados com a solidão das ruas campineiras às vésperas de Carnaval, decidiu que a cidade merecia alguma animação.
Os planos viraram projeto quando o extinto Bar Ilustrada promoveu uma feijoada para arrecadar fundos para a criação de uma banda de Carnaval. O nome escolhido é uma brincadeira em alusão à maldosa fama de Campinas. Na estreia, os carnavalescos contrataram quatro músicos da banda da Polícia Militar para animar a festa em frente ao famoso Ilustrada.
No fim do espetáculo, já noite alta e as ruas vazias, dez boêmios decidiram que Carnaval não era só aquilo e saíram cantando e dançando pelas ruas do Centro. Quando voltaram ao bar, perceberam que uma pequena multidão de mendigos e outros frequentadores da madrugada havia engrossado o cortejo. Estava criado o bloco. Desde então, nos sábados de Carnaval, o Tomá na Banda desfila pelas ruas de Campinas.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74