Carnaval 2013

“De Casablanca a Castro Mendes” é tema do bloco Nem Sangue Nem Areia

28 de janeiro de 2013

A história do Cine Casablanca e do teatro Castro Mendes e de sua importância para a cultura de Campinas e da Vila Industrial é o tema de 2013 do tradicional bloco de rua Nem Sangue Nem Areia, que faz o desfile pelas ruas do bairro neste domingo, 3 de fevereiro

De autoria do músico Carlos Kbelo, o samba “De Casablanca a Castro Mendes, Vamos Juntos” foi selecionado por um corpo de jurados composto por músicos, artistas e representantes do segmento cultural da Campinas, em um evento realizado no Tonicos’s Boteco, no dia de 10 janeiro. O júri considerou critérios como fidelidade ao enredo proposto, música e letra. 

O samba vai embalar todo o trajeto do desfile. A festa começa já na concentração, na Rua Francisco Teodoro, na Vila Industrial, a partir das 14 horas, e a saída do bloco será por volta das 16h30, seguindo pelas ruas Prudente de Moraes, Rangel Pestana, avenida Sales de Oliveira, Conselheiro Gomide, São Carlos e volta pela Francisco Teodoro. Haverá um trio elétrico, bateria com 25 componentes e dois puxadores de samba: o próprio Kbelo, acompanhado de Malu Rodrigues. 

Em 2013, o tradicional bloco realizará o quinto desfile desde que retomou suas atividades, depois de 33 anos sem participar do Carnaval de Campinas. A intenção da diretoria é reforçar cada vez mais as características do bloco original, com as alas dos bois, dos cavalinhos e dos bonecos com cabeções.  

História

Entre as décadas de 40 e 70, as ruas da Vila Industrial serviam como cenário para o desfile de um dos mais tradicionais blocos da história de Campinas, o Nem Sangue Nem Areia, uma referência ao filme “Sangue e Areia”, que estreou em 1941, estrelado pelo galã Tyrone Power.

A inspiração veio tanto pela influência da produção hollywoodiana quanto pelo fato da Vila Industrial ser um bairro que abrigava matadouros e curtumes, o que fazia com que a passagem de rebanhos de gado pelo bairro fosse uma cena comum. Já transformado em escola de samba, o Nem Sangue Nem Areia fez seu último desfile em 1976.

Confira a letra do samba de 2013:

“De Casablanca a Castro Mendes, Vamos Juntos”
(Carlos Kbelo)

“Vamos juntos com meu boi
Pra mostrar como é que foi a transformação
Sou “Nem Sangue Nem Areia”
No teatro e no cinema
Meu samba vai contar essa emoção

Chegou do Rio Nilo uma serpente
Em uma tela reluzente
Com a saga de uma grande imperatriz
Trazendo à Vila uma era mais feliz

Não sei se foi realmente uma pena
Se transformar em teatro meu cinema

Palco de lindas histórias, e dias de glória, veio o descaso
Intervenção do poder fez meu bloco se ver abandonado

Mas nossa cultura resistiu
E o templo já se reabriu
É carnaval pra toda gente
Vamos cantar de Casablanca a Castro Mendes
(vamos juntos, vamos juntos)”

Serviço:

Desfile de Carnaval do Bloco Nem Sangue Nem Areia
Local: Rua Francisco Teodoro, 1000, Vila Industrial – Campinas
Data: 3 de fevereiro
Horário: 14h (concentração) e 16h30 (desfile) 

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74