O “Berra-Vaca”, bloco do distrito de Barão Geraldo, começa o Carnaval 2013 mais cedo, com um esquenta no dia 2 de fevereiro, a partir das 14h. A data foi escolhida por ser o Dia de Iemanjá, comemorado em todo o Brasil. Neste ano, o bloco de rua faz uma homenagem a rainha do mar, com o tema “Berro para Iemanjá, que não deixou o mundo se acabar!”. Após às 23h, os foliões começam a festejar com grande animação pelas ruas. A concentração será realizada numa praça perto da moradia da Unicamp. Confira as fotos da folia no ano passado.
Nos dias 8 e 12 de fevereiro, o bloco volta a percorrer as ruas de Barão, a partir das 23h até às 6 da manhã. O bloco carnavalesco “Berra Vaca”, fundado em 1999, anima o carnaval de rua em Campinas desde o ano 2000. A origem do nome surgiu por alusão à lenda mais popular do distrito, a história do “Boi Falô”.
Neste ano, uma das preocupações dos organizadores é com a segurança e cidadania. O distrito de Barão Geraldo é um dos que mais sofre com a violência, som alto, bebidas e brigas. Assim, a união dos blocos luta por um “Carnaval da Paz”, pedindo para que os foliões se divertam com a consciência de não sujar as ruas, manter o trânsito em ordem e não depredar o patrimônio dos moradores e comerciantes.
Histórico:
O Bloco Berra Vaca, que surgiu em 1999, é considerado um dos mais importantes e tradicionais blocos de rua de Barão Geraldo. Nasceu de forma bem descontraída, e no início atraia a participação de moradores e pessoas ligadas de alguma forma com o distrito. Nos últimos anos tem contado com a integração do público de outras partes de Campinas e mesmo de outras cidades da região. Ao longo dos anos, o grupo que iniciou o projeto, foi agregando profissionais de várias formações ligados ao reduto cultural que se formou o distrito, como: atores, músicos, engenheiros, psicólogos, advogados, médicos, professores, jornalistas e etc. Todos unidos para resgatar composições brasileiras do passado bem como trazer novas contribuições para a festa popular.
Toda essa atividade vem sendo feita de forma voluntária e colaborativa pela comunidade. As fantasias, enfeites, sonorização, instrumentos, tudo advém da colaboração e doação de seus membros, moradores e simpatizantes.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74