A entrega do Globo de Ouro 2018 foi tão impactante que me inspirou a falar dos vinhos das celebridades. Não os vinhos que as estrelas pedem em restaurantes ou zelam em suas adegas particulares. Estou falando dos rótulos que elas próprias produzem, como donas de respeitadas vinícolas e promissores vinhedos. Francis Ford Coppola (foto à esq.), Gérard Depardieu, o ex-casal Brangelina e Drew Barrymore são alguns nomes que destaco aqui, como merecedores dos principais prêmios da temporada.
Mas a lista de atores e diretores que dividem os estúdios de filmagem com os vinhedos é extensa. Basta uma busca rápida na internet para ver desfilar diante dos olhos winemakers como Kate Hudson, Richard Gere, George Clooney, Antonio Banderas, Johnny Depp, Sam Neill e mais uma Via Láctea inteira. E tem ainda as estrelas da música: Victoria Beckham, Julio Iglesias, Sting, Andreas Bocelli, Fergie, Madonna, Jay Z e até a nossa Paulinha Toller. No elenco dos esportes, a escalação conta com Messi e Andrés Iniesta (Barcelona), Jarno Trulli (piloto italiano), Jean Alesi (piloto francês), e os brasileiros Galvão Bueno e Ronaldo Fenômeno. Mas estes ficam para outra hora. Por enquanto, os meus queridinhos da Sétima Arte:
FRANCIS FORD COPPOLA
O prêmio pelo conjunto da obra vai para Francis Ford Coppola. Sou suspeitíssima para falar, pois ainda hoje me encanto com a trilogia d’O Poderoso Chefão, e vez por outra volto a Apocalipse Now só para curtir o magistral Marlon Brando, na pele do enlouquecido Coronel Kurtz nas profundezas do Vietnã. Com o sucesso comercial da saga dos Corleone (Brando de novo), levada às telas na década de 1970, o diretor comprou, em 1975, uma propriedade meio decadente no Vale do Napa, na Califórnia, a Inglenook, e deu início a uma disciplinada carreira de vinicultor. Em 2011, contratou Philippe Bascaules, então diretor de enologia do Château Margaux, e viu seu apaixonado plano de resgate dos vinhedos e adequação das instalações da vinícola, enfim, decolar.
Se está dando certo? Basta lembrar algumas frases do mestre: “Fazer vinho é como lançar um Poderoso Chefão por ano.” Ou: ”Já paguei os funcionários do cinema com vinho. Dei a eles algo que vale mais do que o dólar”. Ainda: “Há uma tese que defende que o dono de uma vinícola faz parte do terroir. Este é o espírito que me levou a gastar boa parte do meu tempo trabalhando pelo futuro da Inglenook.” Cinéfilos e enófilos não temos do que reclamar. Uma glória hollyiwoodiana é assistir e beber um Coppola ao mesmo tempo. É fácil encontrar por aí os Coppola Rosso & Bianco, Francis Coppola Diamond Collection, Sofia Rosé (em homenagem a filha, também cineasta, Sofia Copolla) e Director’s Cut Dry Creek Valley Zinfandel. Boa sessão!
GÉRARD DEPARDIEU
Outro nome campeão de enologia é o ator francês Gérard Depardieu, que chega a “tomar 14 garrafas por dia e fica apenas alegre”. Está explicado assim o papel principal em variadas tretas em aeroportos e trânsito, sempre com o teor alcoólico acima do permitido. “Eu não bebo como uma pessoa normal”, reconhece. Depardieu é realmente imbatível nesse quesito, como demonstram essas inesquecíveis palavras à revista So Film: “Começo em casa, com champanhe ou vinho tinto antes das dez. Depois, mais champanhe, depois pastis (anis francês), talvez meia garrafa. Depois a comida, acompanhada de duas garrafas de vinho. Pela tarde, champanhe, cerveja e outra vez pastis para terminar a garrafa por volta das cinco horas. Mais tarde, vodca ou uísque.” Ufa… Quanto à sua atuação como vinicultor, essa também merece muitas estatuetas. Depardieu tem vinhedos no Vale do Loire, na França, e é sócio das vinícolas La Croix de Peyrolie e Lussac St-Emilion e do restaurante Le Bien Decidé, em Hérault Languedoc. Seu mais recente ”lançamento” é a L’Esprit de la Fontaine, também em Languedoc, uma vinícola especializada em rótulos artesanais, de pegada orgânica. Recomendo o L’Esprit de La Fontaine 2015, corte de Syrah, Granache e Carignan, por sua estrutura madura, taninos corretos e toques de chocolate (importadora Sonoma – www.sonoma.com.br).
DREW BARRYMORE
Drew Barrymore, filha do ator John Drew Barrymore Jr. e da atriz húngara Ildiko Jaid Barrymore, também faz bonito no papel de produtora de vinhos. A famosa garotinha de Gertie, de ET-O Extraterrestre é protagonista de uma das carreiras mais precoces do cinema. Com sete anos já era uma celebridade mundial, com nove foi diagnosticada como alcóolatra e com dez, descobriu a cocaína. Com esse currículo, habilitou-se ainda jovem a conhecer de perto o roteiro de uma clínica de recuperação. Daria um filme, não? Mas o assunto aqui é vinho. A atriz tem a sua própria vinícola em Monterey, Califórnia (EUA), uma região favorecida pelas brisas geladas que sopram do Oceano Pacífico. Vem daí o frescor que caracteriza seus rótulos, produzidos em parceria com a Carmel Road, do respeitado enólogo Kris Kato. São eles: Barrymore Pinot Grigio, by Carmel Road, Barrymore Pinot Grigio (ela é fã dessa uva) e o Drew’s Blend Pinot Noir Monterey. Merecem um lugar na sala de troféus.
CASAL BRANGELINA
É impossível falar de vinhos de celebridades sem mencionar o glamoroso Miraval Rosé Côtes de Provence, lançado a quatro mãos pelo ex-casal Brangelina, ou Angelina Jolie & Brad Pitt. Miraval é nome do château da família que, entre outras coisas, serviu de cenário para o casamento dos badalados astros. Até onde eu sei, o vinho, que herdou o nome da propriedade, continua a ser produzido e os rumores de que o castelo estaria sendo vendido não se confirmaram. O papel de winemakers da dupla é novo, mas o sucesso é consistente. Miraval Rosé é um dos vinhos mais populares dos Estados Unidos e apontado, com exagero, como responsável por resgatar a honra e o prestígio dos Rosé pelo mundo. Elaborado pelo célebre enólogo francês Marc Perrin, o Miraval é um corte de Cinsault, Frenache, Syrah e Rolle. A última notícia que li de Provence é que a produção de azeites extra-virgem 100% orgânico, vai muito bem, obrigada. São 12 hectares de oliveiras que já brigam com as vinhas pelo papel principal entre as produções do castelo.
Fotos:Banco de Imagem
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74