Papo na Taça

Vinho e Carnaval? Sim, isso dá Samba!

por Emerson Greggio
Publicado em 17 de fevereiro de 2023

O EnólOgro foi pesquisar sobre a harmonização do vinho com a maior festa popular do mundo…e não é que deu Samba!!

Pelas andanças das lembranças do Google é possível ter acesso a vários relatos, seja falando diretamente da bebida, ou em alguma citação dos deuses do vinho, como em 1999, quando a Mancha Verde, que ainda participava do Grupo Especial de Blocos Paulistanos conquistou o Vice Campeonato com o Samba Enredo “Vinho, O Néctar dos Deuses”.

A Camisa Verde e Branco em 2006 entrou no Sambódromo do Anhembi com o tema “Das Vinhas Aos Vinhos do Profano Ao Sagrado, Uma Viagem Ao Mundo do Prazer Com o Néctar Dos Deuses”, mas infelizmente acabou em 13º lugar e foi rebaixada para o grupo de acesso naquele ano.

Foi então que em 2009 a Unidos de Padre Miguel conquistou o primeiro lugar no Grupo 1 do carnaval carioca com o tema “Vinho, néctar dos deuses – A celebração da vida”. Esse título levou a Escola de Samba ao grupo de Acesso do ano seguinte.

Indiretamente o Vinho esteve presente no desfile da Mocidade Independente de Padre Miguel no Carnaval de 2011, no samba enredo “Parábola dos divinos semeadores”, que contava em um dos seus destaques com o carro alegórico do Deus Baco.

Mas foi em 2013 que o vinho ganhou grande destaque no Carnaval Paulista, numa ação do Ibravin com a Escola de Samba Vai-Vai, que colocou no Sambódromo do Anhembi o Samba Enredo “Sangue da terra, videira da vida. Um brinde de amor em plena avenida! – Vinhos do Brasil”, mas apesar de tanto esforço pela popularização do vinho, a Vai-Vai ficou com um mediano sétimo lugar.

No ano de 2020, antes do início da pandemia, o vinho teve seu destaque na Unidos do Herval, Escola de Samba do município de Herval d’Oeste, que junto com a vizinha de Joaçaba, fazem um dos principais carnavais do estado de Santa Catarina. Naquele ano a escola de samba fez bonito com o samba enredo “Balacobaco”, que contou a história e a evolução do vinho.

Com a retomada do carnaval em seu tradicional período, o vinho não entrou na cadência de nenhum tamborim em 2022 e 2023, mas seu brilho continua a nos encantar com uma alegoria nota 10 na sua taça!

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74