
Galeto, costelinha e espaguete: à vontade (Michele Médola)
Há tempos não ia e decidi voltar à Galeteria Via Del Galli, no Castelo, fundada em 1995. A fachada de casinha simples é do mesmo jeito de quando estive há alguns poucos anos . Por dentro, umas pequenas mudanças e mais um salão. O cardápio também é o mesmo, o mesmo de tempos e para todos os clientes.
A especialidade da casa, como diz o nome, é o galeto, um franguinho entre 600 e 700 gramas, bem saboroso, tenro, temperado e assado na medida. Não conheço outro lugar na região que tenha esse galetinho. O sistema funciona como rodízio, mas no qual os garços repõem na mesa o que cliente quer mais. É só pedir. A entrada é a tradicional sopa de capelete – ou capelleti in brodo, bem italiano! – e pão de alho e cebola, muito crocante! Um detalhe é que o capelete é produzido artesanalmente na casa, o que faz toda a diferença.
E aí vem a rodada de pratos que fazem parte do principal: salada de batata com maionese, radicci com bacon, berinjela à parmegiana (deliciosa), polenta frita (crocante e também deliciosa), cebola cozida, espaguete e quatro cumbuquinhas de molhos (bolonhesa, sugo, pesto e alho e óleo) e, finalmente, costelinha de porco e galeto assados na brasa. É para um glutão se dar bem!! Valeu a pena comer de novo! A Galeteria Via Dei Galli fica na Rua Oliveira Cardoso, 225, Castelo.

Sopa de capelete: a massa é preparada artesanalmente
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74