Consoantes Reticentes…

Sobremesas de Natal

por Marcelo Sguassábia
Publicado em 15 de dezembro de 2010

Sempre me perguntam se, de fato, existe uma ou várias sobremesas típicas de Natal. Respondo que a rabanada talvez seja a mais famosa, por influência portuguesa. Inclusive no próximo dia 19 de dezembro, ensino três versões desta iguaria no programa Antena Paulista da Rede Globo. Eu particularmente julgo uma sobremesa pesada para o clima desta época do ano. Assim, indico três opções que contêm as receitas que fazem o maior sucesso na casa de muitos brasileiros:


Pudim de pão ou pudim de Natal

Ingredientes:
1 lata de leite condensado;
2 vezes a mesma medida de leite;
3 ovos;
1 colher de chá de essência de baunilha;
1 maçã grande sem casca cortada em fatias finas;
canela e açúcar para polvilhar;
2 pãezinhos cortados em fatias finas;
150 g de ameixas pretas secas picadas;
100 g de passas;
100 g de nozes picadas;
pedaços de manteiga

Preparação:
Bata o leite condensado, o leite, os ovos e a essência de baunilha. Unte uma forma grande com manteiga e polvilhe com açúcar. Forre o fundo da forma com parte das fatias da maçã e polvilhe com canela e açúcar. Aos poucos, embeba as fatias de pão na mistura do leite condensado e coloque-as sobre as maçãs. Distribua parte das ameixas, das passas e das nozes e repita as camadas até que a maçã se acabe. Cubra tudo com a mistura de leite condensado restante, espalhe pedaços de manteiga e leve ao forno médio durante 40 minutos. Sirva quente.

Pudim de leite moça

Ingredientes:
Calda
1 xícara (chá) de açúcar

Pudim
3 ovos

Modo de Preparo
Calda: em uma panela de fundo largo, derreta o açúcar até ficar dourado. Junte meia xícara (chá) de água quente e mexa com uma colher de cabo longo. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar. Forre com a calda uma forma com furo central (19 cm de diâmetro) e reserve.

Pudim: em um liquidificador, bata os ingredientes e despeje na fôrma reservada. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180°C), em banho-maria, por cerca de 1 hora e 30 minutos. Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas. Desenforme e sirva a seguir.

Dicas:
– É essencial que o pudim seja preparado em banho-maria para que asse de forma lenta e controlada, para atingir a textura ideal.
– Para que o seu pudim não forme furinhos, verifique se a temperatura do forno está regulada conforme indicação da receita. Leve a forma ao forno na grade superior, longe da chama.

Manjar branco com calda de ameixa preta

Ingredientes:
1 litro de leite
1 vidro de leite de côco
1 pacote de côco ralado
5 colheres (sopa) rasas de maizena
açúcar a gosto

Calda:
300 grs de ameixa preta sem caroço
açúcar a gosto

Preparo:
Dissolva a maizena no leite e acrescente os outros ingredientes. Leve ao fogo mexendo sem parar até engrossar. Coloque num pirex redondo MOLHADO (com furo no meio). Leve a geladeira. Só desenforme depois de bem gelado.

Calda: Numa panela, coloque bastante açúcar (a gosto) e as ameixas pretas. Deixe ferver bastante. Tire do fogo, espere esfriar e coloque num bonito recipiente ao lado do manjar. Sirva cada pedaço com a calda (enfeite o manjar com algumas ameixas).

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74