Presépios me encantam. Quando pequena, adorava visitar minha madrinha, especialmente em dezembro, para poder brincar com o presépio que ela montava na sala. Ela dizia que todo ano o arrumava para mim e eu me sentia dona dele mesmo. Mudava os personagens de lugar e queria que permanecessem daquela maneira até eu voltar.
Há muitos anos, não resisti a uma oferta e comprei um presépio muito fofo que estava numa vitrine do Centro de Campinas num mês de janeiro. No entanto, só o montei pela primeira vez no primeiro Natal do nosso filho. Também pudera, foi pra ele que comprei: queria que ele tivesse a mesma satisfação e criatividade que eu tive na infância.
Moises também adora presépios e vive ajeitando as peças, principalmente nos dias em que a faxineira comparece.
É claro que para ter em mente e no coração que o significado do Natal é o nascimento de Jesus Cristo, é preciso oferecer à criança uma educação que vislumbre muito mais que a montagem de um presépio uma vez por ano. No entanto, suponho que a presença desse ornamento nos meses de dezembro nas casas onde haja crianças ajude a reforçar o motivo pelo qual comemoramos e nos reunimos em família quando essa época chega.
Antes de árvore de Natal, Papai Noel, presentes, luzes ou guirlandas, o presépio deveria ter lugar assegurado dentre os enfeites natalinos.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74